Notícias

08
Fev/14

4º BEC garante água potável para municípios da região oeste em situação de emergência


Sede do 4º BEC


Subcomandante do 4º BEC, tenente coronel Luiz Viana, 'preocupação com a qualidade da água'

Caminhões pipas têm sido utilizados pelo Ministério da Integração do governo federal, para atender a zona rural de vários municípios no Brasil atingidos pela seca ou com difícil acesso a água potável, como é o caso de muitos municípios no oeste da Bahia que são atendidos pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) de Barreiras.

Para atender a demanda de água potável na região oeste da Bahia, o 4º BEC está realizando o credenciamento de caminhões pipas que queiram transportar água para os municípios da região, como: Buritirama, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória, entre outros poderão solicitar junto ao governo federal a participação no programa.

Em entrevista ao Blog do Sigi Vilares, o subcomandante do 4º BEC, tenente coronel Luiz Viana, informou que os caminhões devem ser aprovados para o transporte de água potável. Isso após uma rigorosa fiscalização dos agentes da Vigilância Sanitária (VISA) de Barreiras, com o objetivo de averiguar possíveis ferrugens, resíduos de produtos ou outros produtos se foram transportandos nos tanques ou agravantes que venham comprometer a qualidade da água. "Precisamos garantir que essa água chegue ao seu destino com toda a qualidade possivel. A fiscalização neste caso é imprescindível", revela o Luiz Viana.


Agentes da VISA fazem inspeção em caminhão pipa



Só após um laudo da VISA, aprovando o caminhão pipa, ele recebe um lacre, garantindo a segurança da água potável transportada. Há ainda a fiscalização nos locais de distribuições nas zonas rurais dos municípios, por equipes do 4º BEC.

Nos maiores municípios da região, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, não precisam ser atendidos pelo projeto, pois possuem rios ou recursos municipais que assistem a população rural, de forma a abastecer com água potável todos os seus cidadãos.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades