Notícias

21
Out/13

Dr. Mário Machado: "Dependência"

Quando nos tornamos dependentes de alguém ou de algo, nossa vida fica muito reduzida e, no sentindo inverso, ninguém vive ou sobrevive sem alguém, pode até se manter, por um bom período de tempo, mas não por muito tempo.

Temos visto dia a pós dia, pessoas se tornando dependentes de diversas coisas como álcool, cigarro, drogas, políticos enfim, de uma infinidade de coisas, porém estas dependências, ou melhor, toda e qualquer dependência é ruim, faz mal, para o dependente e para o alvo da dependência.

O Apóstolo Paulo nos ensina em 1ª Coríntios, Capitulo 6, Versículo 12: “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são licitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” Assim somos nós, tudo nos é liberado, mas se você vai se deixar dominar por alguma coisa, você deixa de ser senhor de você mesmo e passa a ser escravo do que te dominou.

Muitas vezes eu me perguntei sobre o livre arbítrio, que é a capacidade de tomarmos as nossas próprias decisões e sermos responsáveis pelas conseqüências das mesmas mais precisamente a relação de causa e efeito, em alguns causos, de causa e defeito. Teria Deus agido corretamente ao nos conceder o livre arbítrio?

A resposta hoje é sim.

Esta resposta vem de um livro, aparentemente de criança, mas que já fez muito adulto pensar, O Pequeno Príncipe onde, em determinado ponto, lemos “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” E ai vai à pergunta: o que você tem cativado em sua vida? Outra: o que você tem cativado você tem sido eternamente responsável? A pergunta é dirigida principalmente as mulheres que carregam uma vida em seu ventre e aos homens que geraram estas crianças. Pois vemos muitas crianças sendo geradas e muitas sendo abandonadas, pois não há a responsabilidade de quem tem ou deveria ter, talvez porque não tenha sido cativado por aquela vida nova que está a caminho ou até mesmo que já nasceu.

Somos dependentes de nós mesmos. Temos que aprender a nos cativarmos e sermos eternamente responsáveis por nós mesmos, para depois cativarmos os outros e nos tornarmos responsáveis por estas outras vidas. É um processo, é um aprendizado permanente e constante onde, na maioria das vezes, tomamos bomba, levamos zero. Como se diz na gíria: ninguém ta mais ai para a hora do Brasil.

Nós temos que nos cativarmos, depois cativarmos ao outro, para depois cativarmos a terra, a cidade, o estado, o país, o planeta, onde moramos, pelo menos por enquanto.

Cativar é uma coisa, ser dependente é outra completamente diferente. Aprenda a cativar, sem nunca, jamais, se tornar dependente e seja feliz.

ESTA É A MINHA OPINIÃO !!!
Dr. Mário Machado
estaeaminhaopiniã[email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades