Notícias

03
Out/13

Coelba alerta: Queimadas têm provado interrupções no fornecimento de energia em municípios

A Coelba tem registrado algumas Interrupções no fornecimento de energia elétrica em municípios da região Oeste do estado em função de queimadas realizadas próximas à rede elétrica. As queimadas acontecem com maior intensidade no período seco, entre agosto e novembro. De origem essencialmente agrícola, causam grande impacto ambiental e, entre outras consequências, danificam o sistema elétrico, causando desligamentos.

O calor e a fuligem tornam o ar capaz de conduzir corrente elétrica entre a linha de transmissão e o solo, ou entre fios da linha de transmissão. Isto provoca o desligamento da linha e a consequente falta de energia. O calor e o fogo também podem provocar danos nos cabos e postes da rede elétrica.

A Coelba ressalta que outro ponto importante é evitar plantar dentro da faixa da linha de transmissão de energia e, sempre que possível, dar prioridade à colheita mecânica, evitando a colheita manual nos trechos próximos às linhas de transmissão com o uso do fogo. Além da interferência no sistema elétrico, as queimadas também podem provocar sérios danos ao meio ambiente como, por exemplo, o empobrecimento dos solos; a
redução de água; e o agravamento do efeito estufa.

A legislação regula as queimadas impondo condições para que elas aconteçam de forma mais segura. Toda queimada precisa ser autorizada pelo órgão ambiental (INEMA ou SEMARH/CRA).

Fonte:Da Coelba
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades