Notícias

03
Out/13

Prefeitura lembra Dia Mundial do Dentista

Em Luís Eduardo Magalhães, Saúde Bucal é levada a sério, a Secretaria de Saúde neste mês intensifica as ações e realiza acompanhamento com a população da zona urbana e rural.
 
Outubro é um mês de comemorações para a saúde bucal. Nesta quinta-feira, 03, comemora-se o Dia Mundial do Dentista e no dia 25, o Dia Nacional e Dia da Saúde Dentária. Em Luís Eduardo Magalhães a higiene dental é assunto levado à sério pela Secretaria de Saúde. “Nas Unidades Básicas de Saúde que dispõe de uma equipe de Saúde Bucal são realizadas em média 16 consultas por dia, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, conta o Dentista e Diretor de Saúde Bucal do município, Dr. Tiago Ripol.

Tiago explica que os pacientes que procuram a Unidade de Saúde em busca de tratamento bucal passam primeiro por um acolhimento e avaliação, antes de receber o atendimento. “Todos os casos que precisam de maior atenção são prontamente encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado junto à Policlínica”, ratifica.

Pacientes especiais, como gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos e crianças tem prioridade de atendimento. “O paciente com diabetes, por exemplo, apresenta altos níveis de glicose no sangue o que ajuda na proliferação de bactérias na boca. Isso cria um ambiente propício para o surgimento de doenças gengivais. Por esta razão, temos de ter cuidado especial com esses pacientes”, explica.

A zona rural não fica desassistida. Toda semana a Unidade Móvel de Saúde atende pacientes na Vila Muriçoca e no Assentamento Rio de Ondas. Além disso, explica, Tiago, uma equipe de saúde bucal realiza atividades educativas freqüentes na rede municipal de educação, visando à conscientização de crianças e adolescentes sobre bons hábitos com os dentes.

Algumas dicas importantes são, segundo Tiago, incentivar a criança a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com um bom creme dental, adotar uma alimentação equilibrada com pouco açúcar e amido e procurar o dentista para exames regulares. “Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves”, finaliza o diretor.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades