Notícias

19
Dez/15

Estudante barreirense conquista prêmio importante no Pernambuco

Louise Suelen criou um sistema de navegação na internet que vai ajudar deficientes visuais


Louise Suelen, orgulho da família, mostra o troféu conquistado



A estudante do Curso Técnico Integrado em Informática do IFBA – Barreiras, Louise Suelen Araújo Reis, conquistou o 1º lugar no PRÊMIO HIPERTEXTO 2015 na categoria Pôster Digital com o trabalho intitulado "O desenvolvimento WEB no processo de ensino e aprendizado de Química para deficientes visuais".

Sob orientação das professoras Karine do Prado Ribeiro (Computação) e Ana Célia Barreto de Araújo (Química), a aluna, que tem deficiência visual e enxerga apenas 8%, desenvolveu uma tecnologia assistiva WEB que proporciona uma navegação acessível para deficientes visuais à tabela periódica.

O prêmio foi obtido durante participação no “6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação” e “2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias” com o tema Aprendizagem Aberta e Invertida. A competição ocorreu entre os dias 07 e 08 de dezembro no campus acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco.

O evento constituiu um espaço científico aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e debates sobre ações pedagógicas postas em prática com o auxílio das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, onde a jovem concorreu com gente de todo o país.

A equipe do Blog do Sigi Vilares esteve na residência da jovem, localizada no Loteamento São Paulo. Alegre pela conquista, Suelen falou um pouco de sua criação. “Essa ferramenta ajudará muitos outros que têm deficiência visual a estudar”, disse ela que acrescentou: “Esse prêmio vai me incentivar a continuar pesquisando e buscando melhorias”.

Suelen está concluindo o curso técnico em Informática, onde muitos deficientes visuais e até cegos, poderão e terão, graças ao seu trabalho, um incentivo a mais para estudar através deste sistema que só precisa utilizar a internet, seja qual for o local no mundo através do site que é na língua portuguesa.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades