Notícias

14
Fev/13

Guarda responsável: vamos ajudar LEM!

Em grandes centros urbanos é comum se observar animais andando pelas ruas, sem proprietários. Luís Eduardo Magalhães, cidade em que este acontecimento não era tão frequente, tem chamado a atenção pelo número crescente de animais não domiciliados e animais que possuem proprietários, mas que andam vagando sem os mesmos pelas ruas da cidade. Durante o feriado de Carnaval observei inúmeros cães, a maioria de raça, sem proprietários, perdidos. Muitos, inclusive, eram de grande porte, colocando em risco a segurança de pessoas e outros animais.
   
O que está acontecendo? É necessária a conscientização e o conhecimento a respeito de guarda responsável! Guardar ou tutelar um animal significa proteger. Posse é apenas ter, o que não implica responsabilidade.

O ato de adquirir um animal deve ser avaliado junto com todos os moradores da casa, pois essa é uma relação que pode durar mais de 15 anos. Situações específicas como a mudança para um apartamento ou de cidade, dificuldades financeiras, a chegada de um bebê ou doenças dos proprietários devem ser encarados apenas como obstáculos e não como motivos de separação de seus animais. Este é um compromisso assumido no ato da adoção ou compra de um animal, é uma escolha que implica na obrigação de ser guardião deste animal. E o guardião precisa fazer além de alimentar bem.

Precisa ser responsável o suficiente para estar ao lado do animal que, se tiver acesso à rua, terá o dono segurando a coleira para cuidá-lo e para evitar transtornos que podem ocorrer. É necessário ter tempo suficiente para ele, cuidá-lo especialmente quando adoecer ou ficar velho e tratá-lo com o mesmo carinho e respeito que gostaria de ser tratado.

Não se trata de humanizar animais, longe disto, o que precisamos é nos lembrar do compromisso que temos com eles. E este compromisso não significa necessariamente levá-lo para onde quer que vá ou se prender por ele. Significa mantê-lo bem cuidado e seguro seja quando você está no trabalho ou quando vai viajar. E se, em situações extraordinárias, não puder mais ser guardião de seu animal, passe sua tutela a alguém que você sabe que vai cuidar bem.

Não podemos criar mais problemas nas ruas, assim temos uma resolução humana e eficiente.

Dra. Gabriela

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades