Notícias

24
Out/15

Mari de Moraes: Quem tem medo do ENEM?

Saiba de dicas importantes para ir bem no exame

O apoio psicológico vem com dicas de relaxamento, de alimentação, apoio familiar e atitudes.Na reta final do processo de seleção das universidades e prova do ENEM, o candidato ainda pode aumentar (ou diminuir) bastante as suas chances de ser aprovado.

Tudo depende de sua atitude!!!

O domínio desse mal se baseia em cinco pilares.

1 - A alimentação, que tem de ser saudável: legumes, verduras, frutas e produtos frescos em geral devem compor a maior parte da dieta, enquanto os alimentos processados e industrializados precisam ser evitados ou mesmo banidos. Na hora da prova, leve biscoito, água ou isotônico;
Evite comida gordurosa ou cremes brancos;
Quanto mais colorido for seu prato, melhor. Vermelho beterraba, verde folhas, branco arroz.
Se você come uma feijoada todos os dia no café da manhã, não é no dia da prova que você não vai comer a sua refeição. O que causa alguns desarranjos devido a ansiedade.

O dia da prova também exige cuidados especiais. "Almoçar? Só se for duas horas antes do exame, para não dar sono".
"Mas também não adianta fazer a prova com fome. O ideal é tomar um café da manhã reforçado, com café, leite, frutas e pão integral".

Para o período do exame, a recomendação é evitar balas - que elevam o açúcar no sangue de maneira muito brusca - e refrigerantes, vilões da digestão. “Comer banana é uma boa”. Ela é rica em potássio e o açúcar é digerido bem pelo organismo.

2 - exercícios físicos, que ajudam a regular a produção de cortisol, o hormônio do stress. “Tem que ser liberadas as tensões no dia a dia, senão acumula e estoura tudo no dia da Prova ”.

Exercícios de relaxamento para o controle do stress. "Toda técnica de relaxamento pode ajudar: É importante evitar excessos na semana de prova. Começar uma atividade física, como ioga ou ginástica, bem na semana de provas nem sempre é a melhor ideia. Às vezes leva um tempo até o corpo se acostumar". Extravase sua adrenalina com danças, musicas coisas que relaxam e deixa você bem.

3 - Família o terceiro pilar os s pais também têm papel importante na preparação: "Pode parecer óbvio, mas tem família que não se lembra de que, nessa fase final, o filho precisa ainda mais apoio e atenção", motivação dos que os amam..
Mudanças repentinas de humor ou irritação em excesso podem ser sinal de que o estresse apertou.. "Aí tem de ter calma e conversar. O pior que pode acontecer é brigar na véspera da prova", alerta.

4 - Relaxamento, um exercício simples e útil é inspirar fundo, pelo nariz, segurar um pouco o ar e soltar pela boca, suspirando e fazendo barulho, ao receber a prova, respire fundo pelo nariz e solte pela boca (cinco vezes);
- Faça alongamentos nos braços e pernas;
- Durante a prova, a cada 50 minutos ou de acordo com a sua necessidade, repita os alongamentos e/ou a respiração;
- Peça ao fiscal para ir ao banheiro, lave o rosto, espreguice-se como se tivesse acabado de acordar.

5 - O quinto pilar do domínio do stress é o tratamento psicológico. "Trata-se de um trabalho em médio prazo", "Mesmo próximo do dia da prova, porém, é possível parar para pensar, analisar os fatos e tentar atribuir a importância correta ao evento. O candidato tem de dar o melhor de si, mas precisa entender e aceitar que, se for reprovado, terá a oportunidade de tentar novamente no ano seguinte" - e que, claro, usará esse tempo para se preparar de maneira ainda mais meticulosa e adquirir mais controle sobre as emoções.

A ansiedade nessas situações pode ter até consequências físicas, como diarreia ou dores". E se preparar para ser melhor no ano seguinte, nem tudo esta perdido a experiência te ajudara e muito.

Lidar com a pressão. Veja algumas dicas:

• Estudo - Não estude mais do que quatro horas por dia, além do período que você está na escola;
- Não estude só uma matéria por dia. Estude matemática por 50 minutos, pare por dez e retorne estudando literatura por mais 50 minutos. Pare outros dez minutos e retorne estudando biologia, e por aí vai. Alterne sempre as áreas: exatas, humanas, biológicas;
- Ambiente claro, silencioso e arejado ajuda nos estudos. Cada um deve encontrar o seu jeito de estudar;
- Organize o seu dia, programa-se para todos os compromissos e tenha tempo para relaxar e se divertir.

Sucesso a todos!!

Mari de Moraes - psicóloga é especialista em atendimento a vestibulandos, com orientação vocacional. Atende, diariamente, jovens que se preparam para escolher a carreira.
mari@clicksoluções.com

Fonte: Blog do Sigi Viares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades