Notícias

14
Out/15

Câmara adere à campanha “Outubro Rosa”, integrando-se à luta contra o Câncer de Mama

Em adesão à campanha “Outubro Rosa”, a Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães promove campanha educativa e elucidativa em prol da prevenção e combate à mutilação e mortalidade pelo Câncer de Mama, realizando nesta terça-feira, 13 de outubro uma Sessão Solene no plenário da Câmara, aberta a toda a população. A ideia central foi apresentar as estatísticas e conscientizar que o diagnóstico precoce da doença é fundamental não apenas para a cura, mas também para a preservação das mamas. A campanha ensinou também como e quando as mulheres devem fazer o autoexame, destacando inclusive a periodicidade recomendada tanto para mulheres em idade fértil quanto para aquelas que já se encontram na menopausa. Também é possível identificar além da preocupação com a realização do autoexame, a indicação de que esta ação não substitui a mamografia, direito de toda mulher a partir dos 45 anos, que deve ser assegurado pela rede pública de saúde.

Com a promoção desta campanha, a Câmara de Vereadores demonstra que a utilização das verbas destinadas à publicidade e propaganda pode ser utilizada em prol da utilidade pública além da difusão dos atos da casa, que garantem a transparência do poder legislativo. Além de vídeos com instruções sobre as informações de prevenção, na ocasião também houve a apresentação de uma mini palestra com a enfermeira palestrante, Juana Jamile, da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram apresentados os dados gerais sobre o Câncer de Mama, além de outras minúcias sobre a doença, instruções sobre as formas de prevenção, adesão à campanha e colaboração para o diagnóstico precoce, além da entrega de algumas homenagens e distribuição de folhetos educativos e material promocional da campanha.

Em suas falas os vereadores falaram sobre a campanha “Outubro Rosa” que é desenvolvida em todo o mundo e sua origem, destacaram também que o objetivo do movimento é chamar a atenção das mulheres sobre a importância de conhecer o seu corpo, fazer o autoexame das mamas e a mamografia na idade adequada, como forma de prevenção e diagnóstico precoce.

Como parte desta sessão solene, a Câmara de Vereadores prestou uma singela homenagem para 15 mulheres, que na verdade representam cada uma das cidadãs do Luís Eduardo que lutam contra o câncer de mama. 

O presidente Elton Almeida agradeceu e parabenizou a coragem de cada uma das homenageadas por sua disposição em estarem na noite solene. Enfatizando que o exemplo dessas guerreiras é capaz de transformar a realidade de outras mulheres e motivá-las a vencerem suas próprias batalhas. “A pessoa afetada pelo câncer de mama, pode ser qualquer uma de nossas famílias, e pode se tornar uma vítima da situação ou um agente de transformação da realidade, contagiando a todos ao seu redor e resultando na superação das dificuldades. Espero que essa sessão solene tenha uma repercussão positiva, que só tem a beneficiar a Cidade”, frisou o presidente da Câmara.


As homenageadas que estavam presente na sessão solene

As homenageadas pela superação pessoal, coragem e determinação, na luta pela prevenção e enfrentamento do Câncer de Mama, foram:

Arlete Groff Magerl, Carmem Lúcia Gelain Terra, Domingas da Rocha Lacerda, Elza Ilha Padilha Pereira, Gina Capelesso, kátia Regina Kublik, Lília Mara Camargo, Lúcia Janjar, Luci Angela gatto, Lucimara de Fátima Ziendik Roberti, Maira Cristina Basso, Maisa de Cassia Fernandes Pimenta, Marli Maria Sopran, Salete Valentine Gorgen, Sandra Jaqueline Ferreira Guerra.

As homenageadas que estavam presente na sessão solene

A sessão terminou com todo o plenário de pé, com uma salva de palmas para todas estas mulheres de garra, que não fugiram à luta, que merecem nosso respeito e admiração.

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades