Notícias

06
Ago/15

Central Campo Limpo de Barreiras inicia atividades do DNCL

Agosto chegou e o clima é de festa nas 116 centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo espalhadas em todo o país. É o mês de celebrar mais uma edição do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) e os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Das centrais gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) no oeste baiano, Barreiras saiu na frente com a promoção de duas, das seis atividades alusivas a data. Na terça-feira, 04, a gerente da unidade, Ana Mércia Brandi, explanou sobre o assunto na reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães, na presença de autoridades e representantes do setor econômico produtivo local. Hoje, a central de Barreiras é maior do país em volume de processado, com capacidade operacional anual de 1.500 toneladas.

Segundo Brandi, o Sistema Campo Limpo é um programa de responsabilidades compartilhadas gerenciado pelo inpEV [instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação das embalagens] com a participação dos demais elos da cadeia: agricultores, distribuidores e poder público, no processo de devolução de embalagens agrícolas vazias. “Hoje, o trabalho de logística reversa desenvolvido pelo Sistema Campo Limpo é referência mundial. Cerca de 94% das embalagens plásticas vazias de defensivos comercializadas no país retornam para a indústria. E o Dia Nacional do Campo Limpo é momento para celebrar esses excelentes resultados e propagar outras ações socioeducativas voltadas para agricultores, escolas, distribuidores, autoridades e comunidade”, destacou Ana Mércia.

A segunda atividade, o DNCL na Escola, aconteceu na quarta-feira, 05, no Centro de Educação Ambiental em Luís Eduardo Magalhães, envolvendo 30 alunos do projeto Agente Ambiental Mirim desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária do município. O projeto atende estudantes do ensino fundamental de cinco escolas municipais e tem o objetivo de integrar, congregar e valorizar as atividades das crianças em relação às questões ambientais.

Ainda estão previstos para este mês o DNCL Universitário voltado para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo para adultos e o DNCL Comunidade que estimula o envolvimento da sociedade em iniciativas pela conservação ambiental. Entretanto, o maior destaque nas atividades acontece no dia 18 de agosto com DNCL Portas Abertas, quando a central recebe a comunidade e compartilha o trabalho desenvolvido. Na edição de 2014, mais de 380 alunos participaram da atividade.

DNCL - O DNCL foi oficializado no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Neste dia, todas as centrais de recebimento de embalagens vazias abrem suas portas, simultaneamente, para a visitação do público.

ACIAGRI - A Aciagri é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com 56 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras - maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande.

Fonte: Ascom Aciagri
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades