Notícias

29
Jul/15

Em Luís Eduardo Magalhães, esporte é usado como ferramenta para transformar vidas

                                     LEM Vento em Popa comemorando seu primeiro título brasileiro.

                                    As doações foram feitas durante a Taça Estado da Bahia de Futsal.

Fininho, ex-craque da Seleção Brasileira, técnico do Vento em Popa conta sua experiência às crianças da Escola Monteiro Lobato

             A Seleção Feminina de Futsal é um dos destaques do trabalho de valorização ao esporte promovido em LEM.

                             Índio, também ex-seleção, em trabalho realizado junto as escolas do município.

O projeto Skate em Ação, sob coordenação do professor Henderson Aires tem contribuido para inserção social de crianças e jovens no município.

Atual campeão brasileiro de futsal e bi campeão baiano e da Taça Bahia a equipe do LEM Vento em Popa Janjar possui em seu currículo, além de uma comissão técnica formada por ex-atletas da Seleção Brasileira um histórico de ações transformadoras na sociedade local. A equipe colabora com dez entidades filantrópicas que prestam relevantes serviços para a cidade.

As competições promovidas pelo time em Luís Eduardo Magalhães, Taça Bahia e Liga Nordeste, arrecadaram mais de 100 toneladas de alimentos que foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Ação Social, responsável pela distribuição, à: Associação dos Moradores do Aracruz (AMA), Casa de Passagem, Sociedade Espírita Caminhos da Luz, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia São José, Cativar, Abrigo São Francisco e Santa Clara, ONG Amigos de Luís Henrique e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“A doação que recebemos em dezembro de 2014, nos ajudou muito. Ela está nos mantendo dos itens alimentícios básicos até hoje”, revela a Irmã Vilma Mass de Mello do Abrigo São Francisco. A presidente da APAE mantém opinião semelhante. “Hoje atendemos 170 crianças e os alimentos arrecadados nos jogos e doados para nós, contribuem bastante, principalmente, para a escola. Espero que sirva de exemplo”, comenta Ida.

O presidente da Sociedade Espirita Caminhos da Paz, Nilton Pereira, espera que o trabalho social mantido pelo LEM Vento em Popa se fortaleça ainda mais. “Temos sessenta crianças e 40 mães carentes cadastradas. Há dois anos, recebemos doações do Vento em Popa que são muito importantes para o nosso trabalho. Espero que aumentem a cada ano”, aponta.

Palestras nas escolas — O trabalho social do LEM Vento em Popa Janjar vai além, chegando às salas de aula da rede municipal de ensino. Nas palestras feitas nas escolas do município, promovidas pela Prefeitura através da Secretaria de Esporte e Lazer, a equipe do LEM Vento em Popa Janjar Futsal sempre destaca a importância dos estudos para a carreira profissional e do respeito ao próximo. Estimular e aconselhar a criançada também é função dos atletas e integrantes da comissão técnica do clube

“Cada vez que vamos nas escolas, as crianças podem conhecer de perto como funciona uma equipe de futsal. A gente conversa, interage, troca uma ideia. E a gente faz questão de incentivar os jovens, contando nossas histórias de sucesso. Eles perguntam muito também sobre a seleção. E a gente conta várias passagens, não só pessoais, também a dos amigos que venceram”, comenta o ex-jogador da Seleção Brasileira, atual técnico do LEM Vento em Popa Janjar, Fininho.

O craque que também é diretor da Secretaria de Esporte e Lazer conta que o trabalho na secretaria é feito com intuito de mostrar a todos a importância do esporte para a formação do cidadão do amanhã. “Nós da secretaria de Esporte e Lazer fazemos questão de mostrar a todos que outro rumo pode ser seguido de maneira vitoriosa, servindo de exemplo para que crianças e jovens sigam o caminho certo, pratiquem esporte, nas diversas modalidades” continua Fininho.

O ex-pivô Índio, que também adotou o LEM Vento em Popa Janjar e Luís Eduardo Magalhães como cidade para morar é taxativo em afirmar que se não tivesse acreditado no esporte não teria chegando aonde chegou. “Conquistei grandes títulos, atuei nos principais times do mundo e fui convocado diversas vezes para defender a Seleção Brasileira. Se eu não tivesse acreditado no esporte, e principalmente valorizado cada atitude e conselhos de minha mãe e dos professores, certamente eu não estaria aqui hoje”, afirma.

Outros esportes — O trabalho desenvolvido pelo LEM Vento em Popa Janajar soma-se aso projetos mantidos pela atual gestão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, no sentido de fomentar e profissionalizar o esporte na cidade. Atualmente, o município de Luís Eduardo Magalhães conta com times de diferentes modalidades revelando talentos e representando de forma vitoriosa a nossa cidade pelo Brasil. Um bom exemplo disso é a Seleção de Futsal Feminino, atual vice-campeã do Nordeste e as Seleções Masculina e Feminina de Volêi, segundo e terceiro colocados no último campeonato baiano disputado em 2014.

Além dos esportes coletivos, outro grande destaque de Luís Eduardo Magalhães é o Skate. Comandado pelo professor Henderson Ayres, o esporte tem conquistado cada vez mais espaço na cidade. “O skate cresceu muito em LEM. Esse crescimento se deve ao apoio que tivemos da Prefeitura e dos nossos parceiros que acreditaram na ideia de transformar a nossa cidade, através do esporte, depositando confiança no Projeto Skate em Ação. Hoje, a Federação Baiana de Skate já reconhece que LEM é a cidade que mais movimenta esporte no estado. Isso é uma grande conquista e estímulo para criarmos novas oportunidades para os jovens”, finaliza o professor de skate.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades