Notícias

29
Jul/15

Luís Eduardo receberá Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

Durante capacitação profissionais de saúde de LEM recebem orientação sobre Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

O município de Luís Eduardo Magalhães receberá o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. No último dia 20 de julho os enfermeiros das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), Agentes de Saúde e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde receberam capacitação sobre o programa. 

A ideia é diagnosticar precocemente o Câncer de Mama, realizando uma ação de rastreamento e diagnóstico, durante dois anos, em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver o Câncer de Mama. 

Nos próximos dias terá início no município a busca ativa das mulheres com idade entre 50 e 69 anos para realização do exame. O programa estará no município entre os dias 21 de agosto e 02 de setembro e tem previsão e realizar 1494 mamografias.

Na primeira fase a ação percorrerá os municípios do Estado, através de Unidades Moveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. A Unidade Móvel é composta por 02 mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades