Notícias

21
Mai/15

OAB realiza manifesto contra morosidade da justiça em Barreiras









A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Barreiras, realizou na noite desta quinta-feira, 21, o II Manifesto contra a morosidade do poder judiciário, tendo como tema "A justiça do Oeste ainda pede socorro". O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores em Barreiras e contou com a presidente da OAB, Dra. Cristiana Matos Americo, vários advogados, juízes, autoridades religiosas, autoridades policiais, delegado, além de outras instituições e a sociedade barreirense.

O Brasil, entre 66 países pesquisados, está na posição 51 no quesito segurança e o judiciário baiano está entre os piores do país, e, principalmente, no oeste, há carência de profissionais do Direito, bem como, de juízes. Além da presidente da OAB em Barreiras, diversas autoridades do judiciário explanaram a realidade caótica na qual nossa região vive e dentre os vários focos explanados, se destacou a falta de gestão causa a morosidade no sistema judiciário.

Várias carências no judiciário oestino foram apontadas, como a falta de juízes e da Vara Especializada da Infância e Juventude. Às vésperas de inauguração do presídio regional, a comarca de Barreiras não possui a Vara Especializada em Execuções Criminais. Foram citadas, ainda, as situações das comarcas fechadas nos municípios de Wanderley e Cristópolis, causando prejuízos às comunidades. O judiciário baiano tem um déficit de mais de 10 mil servidores e 450 juízes, o que implica na morosidade dos serviços prestados às partes e advogados.

O Tribunal de Justiça da Bahia cobra uma das taxas judiciárias mais caras do Brasil e apresenta um dos piores índices de produtividade e congestionamentos de processos. Enfim, vários pontos explanados neste manifesto comprovam que a justiça baiana e, principalmente, do oeste do estado, pede socorro.

Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades