Notícias

06
Mai/15

Embasa garante gua tratada a novos povoados de Wanderley

A Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), começou a operar oficialmente, no início deste mês, o subsistema que vai garantir água tratada e de qualidade para mais cinco povoados da zona rural do município de Wanderley, no oeste da Bahia. Com investimento total de R$ 2,3 milhões, a obra foi executada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Água para Todos, e beneficia 220 novos imóveis das localidades do Cadete, Lagoa Grande, Itapira, Quixabeira e Reforminha.

Moradora do povoado de Itapira, a dona-de-casa Agda Pereira Lima, está feliz com a vinda da água tratada que significa mais saúde e qualidade de vida para a sua família. “A água é mais gostosa para beber e tomar banho. A gente sente a diferença da água salgada”, elogia. Nascidos na localidade do Cadete, o casal Raimundo Rufino Tavares, 78, e Helena de Souza Tavares, 72, não acreditava na possibilidade da vinda da água “doce” na torneira. Na localidade, só existe água salgada, sem tratamento, vinda de um poço e de um riacho poluído que passa antes pela sede de Wanderley. “A gente pegava a água de beber da cidade. Agora, vem direto para a torneira”.

A implantação do subsistema foi executada pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB), que assentou um total de 41 mil metros de rede, instalou 12 novos reservatórios elevados e fez a adequação de outros quatro já existentes. Somados, os reservatórios têm capacidade para 215 metros cúbicos de água e vão ajudar na distribuição de água por gravidade para os imóveis dos povoados em Wanderley. Segundo o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, houve uma integração entre a Cerb e a Embasa, na fase de testes, o que facilitou na operação e no conserto de vazamentos. “Esta foi uma obra que a população ansiava pela falta de qualidade da água subterrânea, geralmente salobra, e pelo regime inconstante de chuvas que prejudicava a captação por cisternas”, analisa.

Fonte: Assessoria de Comunicao da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades