Notícias

09
Mai/14

Jovem barreirense pede ajuda para tratamento de obesidade mórbida


Vereadora Marileide Carvalho visita a jovem Francineide

Deitada ou sentada; na cama ou sofá.  É esse o cotidiano da jovem barreirense Francineide, 22 anos, portadora de um problema de saúde chamado obesidade mórbida. Pesando mais de 150kg Kg, Fran, está reclusa em casa, esperando uma oportunidade para ser submetida a cirurgia bariátrica ou redução de estômago, para voltar a ter uma vida mais ativa e normal.

Na tarde de ontem, 06/05, a jovem recebeu a visita da vereadora Marileide Carvalho, que ficou conhecendo a história através dos familiares e da reportagem veiculada na TV Oeste. Francineide contou sobre o seu cotidiano, dizendo que já procurou a Secretaria de Saúde para receber auxilio para tratamento da doença, principalmente das comorbidades como pressão alta, diabete e freqüentes pneumonias, mas não conseguiu resultado para o encaminhamento ao tratamento bariátrico.

“Me sinto triste, com vergonha de sair na rua. Fico constantemente doente, com dores pelo corpo, pneumonia constante, pressão alta e níveis de glicemia alto, por isso preciso de ajuda urgente”, solicitou Francineide.

A vereadora Marileide se comoveu com a história de vida e as dificuldades enfrentadas pela jovem, e se comprometeu ajudar no encaminhamento de Francineide ao tratamento na capital, onde atualmente o SUS realiza cirurgia bariátrica.

“Fiquei solidaria a história dessa jovem e vamos buscar medidas para ajudar no tratamento. Hoje, temos o centro de atendimento ao portador de obesidade mórbida em Salvador, que realiza a cirurgia pelo SUS, e vamos lutar para que ela seja brevemente encaminhada para iniciar o acompanhamento médico”, disse  vereadora Marileide.

Obesidade mórbida é uma doença crônica, sua principal característica é o excessivo acúmulo de gordura corporal, relacionados a aspectos genéticos, emocionais e até culturais. O que chamou a atenção dos familiares além do rápido ganho de massa foi saber que tudo isso era motivado por ansiedade, sensação corporal desagradável. Além de nervosismo, Francineide apresenta sintomas como inchaço, assaduras, depressão e dificuldade de locomoção.

Fonte:Por: Michela Rodriguez
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades