Notícias

25
Nov/21

Secretaria de Meio Ambiente e Prevfogo realizam a recuperao de mais uma nascente em Barreiras

Este trabalho finaliza as aes do Prevfogo em 2021 na regio Oeste da Bahia

Durante os trabalhos de combate aos incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, nos últimos meses de setembro e outubro, a equipe de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)/IBAMA, identificou uma nascente, localizada em uma vereda, próxima a Cachoeira do Redondo. Após a extinção dos focos de incêndio e a chegada do período chuvoso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade juntamente com o Prevfogo, deram início ao trabalho de recuperação da nascente.

Na quarta-feira (23), a localização foi confirmada, na região do Cachoeira do Redondo, na Unidade de Conservação de Uso Sustentável da APA do Rio de Janeiro e os trabalhos de recuperação foram iniciados. A nascente foi cercada em seu perímetro de Área de Preservação Permanente (APP), que compreende uma extensão de cerca de 5.000m², protegendo e delimitando o seu “olho d’água”. O próximo passo será o adensamento da vegetação, com o plantio de espécies específicas para a região alagada.

“A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, beneficiando diretamente comunidades e produtores, ao terem nascentes em sua propriedade recuperadas sem nenhum custo. Este processo ainda beneficia toda a população pois conserva e produz água para a recarga dos rios”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.

O trabalho realizado na nascente finaliza as atividades do Prevfogo na região Oeste da Bahia em 2021, as equipes cumprem assim o papel de, além do combate ao fogo, a recuperação de áreas degradadas. Porém o Programa de Recuperação de Nascentes continua e já está em uma nova fase, a de mapear e identificar novos pontos para posterior recuperação. O Programa é realizado desde 2017 pela Prefeitura de Barreiras em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e CODEVASF.

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades