Notícias

31
Mar/14

Dra. Gabriela: Otite – não subestime este problema!

O que é? Otite é uma inflamação aguda ou crônica do conduto auditivo que gera um imenso desconforto, comum em cães e com menor ocorrência em gatos.

Quais são as causas? Fatores ambientais como umidade e alta temperatura, higiene inadequada, infecciosas (bactérias ou fungos), parasitárias (ácaros); excesso de produção de cera, alérgicas ou predisposição em animais com orelhas compridas ou com muito pelo. 

Quais são os sinais que podem ser identificados pelo proprietário em casa? Coceira com as patas ou animal chacoalhando muito a cabeça são sinais importantes. Muitas vezes é possível observar secreção e odor fétido, vermelhidão no canal auditivo, febre, inquietude e perda de apetite. Porém, fique atento, pois alguns tipos de otite possuem sinais bem variados (que podem ser inclusive neurológicos) e outras que raramente revelam sinais!

Como prevenir? A higienização periódica das orelhas é essencial e realiza-la semanalmente nos banhos é o ideal. As orelhas precisam ser mantidas secas: seque quando ele se molhar em uma chuva e adquira bebedouros para animais de pelo longo se for o caso. O excesso de pelos também precisa ser removido no Pet Shop e, se o banho for realizado em casa, o uso de algodão reduz as chances de otite! Não precisa ter medo de colocar o algodão, o conduto auditivo dos animais domésticos possui um canal horizontal que impede o alcance do tímpano apenas com este ato. Não utilize cotonetes, pois estes dobram com facilidade.

Porque não posso utilizar em meu cão/gato produtos prescritos para outro animal? Problemas otológicos tratados incorretamente ou por tempo insuficiente podem tornar-se crônicos ou recidivantes. Como há várias possíveis causas, quando não avaliada corretamente a otite retorna e o tratamento fica mais difícil. É preciso tratar a causa de base que só pode ser identificada pelo médico veterinário, já que os sinais são bastante similares. Além disto, são comuns os casos em que há problemas dermatológicos associados. Coceira intensa também pode gerar Otohematoma, um problema mais complexo e de tratamento definitivo cirúrgico.

Dra. Gabriela do Amaral da Rosa – Médica Veterinária
Animália Clínica Veterinária & Pet Shop






Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades