Notícias

07
Mar/14

Prefeitura de LEM inicia introdução da vacina quadrivalente contra o HPV



A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Saúde e a Diretoria de Vigilância em Saúde,iniciará no dia 10 de março, próxima segunda-feira, a introdução da vacina Papiloma Virus Humano (HPV), em jovens mulheres de 11 a 13 anos de idade. A vacinação será em todas as Unidades de Saúde, no centro urbano e na zona rural. A campanha irá até 10 de abril.

A vacinação acontecerá também nas escolas municipais, estaduais e particulares, além de reforço sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre o HPV. O vírus é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Este ano meninas de 11 a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos.

De acordo com a enfermeira Fernanda Barros da Diretoria de Vigilância em Saúde do município, a ideia de aplicar a vacina nas escolas vem do Ministério da Saúde, “a vacina é uma ferramenta de prevenção, como o adolescente em geral, não costuma ir a postos de saúde a escola se torna mais acessível a imunização”, destacou Fernanda relatando que a partir da segunda dose é necessário ir até os postos de saúde.

A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Fonte:Ascom Lem
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades