Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
23
Mar/24

LEM: Carro pega fogo após colisão com carreta no Setor Industrial

b2377d00-ae1e-4c80-a872-5d3ab758aa07

e4ff2b8c-b68f-4195-bc7b-3cd6d8918547

062edfaa-56f6-4880-99d4-c99d3526ad62

Na noite de sexta-feira, 22 de março, pouco depois das 21h, um grave acidente de trânsito chocou a região próxima ao aeródromo no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo relatos, um veículo VW Gol trafegava sentido Tocantins quando seu condutor foi surpreendido por uma carreta que seguia em direção ao centro de LEM, resultando em uma colisão frontal entre os veículos.

O impacto foi tão severo que o VW Gol pegou fogo instantaneamente, ficando completamente destruído. Felizmente, o condutor conseguiu sair a tempo do veículo antes que as chamas o consumissem. O motorista do carro pequeno foi prontamente socorrido pelo SAMU e encaminhado para a UPA local, enquanto o condutor da carreta saiu ileso.

O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente para controlar o incêndio e sinalizou a rodovia, que teve seu trânsito interrompido por algumas horas devido à falta de acostamento. Até o momento, não há detalhes sobre o que teria provocado a colisão.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares
()
23
Mar/24

Agricultores do oeste baiano intensificam as ações de preservação dos recursos hídricos na Semana Nacional da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, produtores rurais do oeste baiano, região de grande abundância de recursos hídricos, unem esforços por meio do Núcleo de Sustentabilidade da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para incentivar o uso consciente e a preservação da água. Entre os dias 18 e 22 de março, uma série de atividades estão sendo realizadas, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e do ecossistema local.

A semana iniciou com a evolução dos estudos sobre o aquífero Urucuia, ações integradas ao Programa de Monitoramento Hídrico, desenvolvido em parceria com Universidades e o Estado da Bahia, e contempla o monitoramento do Aquífero Urucuia e dos mananciais hídricos superficiais, visando otimizar o uso da água, garantir a segurança hídrica e promover práticas sustentáveis em toda a região.

Uma das iniciativas que o programa de monitoramento contempla é o teste de bombeamento. “Estamos iniciando a etapa de monitoramento hídrico a realização de testes de bombeamento com duração de 120 horas com o objetivo de identificar se há interferência entre poços, veredas, Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) e mananciais hídricos visando o uso sustentável dos recursos hídricos superficiais, subterrâneos e manter a sustentabilidade da região Oeste, destacou a analista ambiental da Aiba, Glaucia Araújo.

Esses estudos representam uma oportunidade significativa para os produtores rurais, obterem informações específicas, conhecerem a disponibilidade hídrica e a interferência do seu uso na produção agrícola, fornecendo-lhes acesso a informações importantes e auxiliares para a tomada de decisões que convergem para a sustentabilidade e segurança hídrica.

Projeto Nascentes do Oeste – Como parte do Projeto Nascentes do Oeste, mantido pela Aiba, foram conduzidas ações de educação ambiental e recuperação de nascentes. Além disso, 195 mudas de espécies nativas do Cerrado foram doadas para o reflorestamento de nascentes e veredas no município de São Desidério, contribuindo significativamente para a proteção e conservação do meio ambiente na região.

Também foram ministradas palestras sobre os temas ‘Conhecendo a Geologia e os Recursos Hídricos de Formosa do Rio Preto’, nas escolas municipais Coração de Jesus e José Alexandre, em Formosa do Rio Preto, e na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães Neto, na comunidade de Mucambinho, em Angical, palestra com o tema ‘Conhecendo a geologia e os recursos hídricos de Angical’.

“O propósito dessas ações é levar o conhecimento sobre as nascentes, rios e sensibilizar os alunos e comunidade escolar sobre a importância e necessidade de preservar esses recursos hídricos no meio em que vivem”, destacou o analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro. Na quinta-feira (21), na sede do Inema em Barreiras, colaboradoras do setor de Sustentabilidade da Aiba participaram da XLIII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG), órgão ao qual a associação tem representatividade, oportunidade em que foi discutido como pauta principal a qualidade das águas superficiais.  No dia 22 de março, data Mundial da Água, foram realizadas palestras sobre ‘Uso Eficiente da Água e Sustentabilidade’, para colaboradores de fazendas na região de Roda Velha, em São Desidério.

Essa abordagem proativa propicia benefícios intrínsecos e extrínsecos ao processo produtivo, promovendo o engajamento de diversos segmentos da sociedade proporcionando a continuidade e perenidade das ações benéficas aos recursos hídricos e ao meio ambiente.

Fonte:Ascom Aiba
()
23
Mar/24

Estradas restauradas de Formosa do Rio Preto ajudam a escoar 300 mil toneladas de grãos da safra 2023/2024

Estradas que ligam as fazendas produtoras do Oeste da Bahia passam por um processo de restauração, que vem contribuindo para o escoamento de cerca de 300 mil toneladas de milho, soja e algodão da safra 2023/2024. A execução das obras da BA 458, que liga os municípios de Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves (BA), por exemplo, está em uma nova fase. Depois da construção de 35 quilômetros de asfalto há dois anos, outros 5 quilômetros estão sendo cascalhados para facilitar a circulação de aproximadamente 1,7 mil caminhões e carretas que passam mensalmente pela estrada que corta as fazendas que produzem essas culturas.

Os empresários rurais da região estão com expectativas de que as obras somem investimentos da ordem de R$ 500 mil.

Daniel Ferraz, gerente geral do Agronegócio Estrondo afirma que estão sendo utilizados equipamentos da área de produção, para que a estrada que corta as fazendas fique pronta mais rápido. “Estabilizamos o solo e agora estamos levantando o grid desta via com o terraceador, equipamento de uma das fazendas, que fará o processo de nivelamento para melhor escoamento de água da chuva, prevenindo alagamento e danos, em seguida a estrada será cascalhada”, explica ele.

No final das obras, a estrada terá 7 metros de largura, o que equivale a duas pistas, uma em cada direção, com acostamento de cada lado. Foram disponibilizados maquinários, equipamentos e funcionários das próprias fazendas. “Vamos viabilizar a construção dessa nova estrada com recursos próprios para melhorar a ligação até a rodovia TO 387. Esta é mais uma ação para melhorar a movimentação de caminhões que fazem o escoamento da produção do agronegócio do Oeste baiano”, completa Ferraz.

Além disso, a melhoria dessas vias pode ser vista pela população local, que usa para se locomover. A finalização da construção da nova estrada deve acontecer até o mês de abril de 2024.

Fonte:Bahia Econômica
()
23
Mar/24

SABADOOOOU, e sábado é dia de quê?? 😏😅 FEIJOADA deliciosa do Tempero Novo!

Hoje com música ao vivo com Henrique Sally´s 🎤🎶🎤🎶

Preparamos uma feijoada especial que promete aquecer o coração e a alma, acompanhada na voz de Henrique Sally´s para tornar o seu dia ainda mais especial. 🎤🎶
⠀⠀⠀⠀⠀
E para brindar esse momento, nada melhor que uma cervejinha gelada, certo? 🍻


⠀⠀⠀⠀⠀
Venha desfrutar de tudo isso em nosso ambiente gostoso e arborizado, perfeito para relaxar e criar memórias inesquecíveis com amigos e família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Marque na agenda: sábado é dia de feijoada, música e boas vibrações no Restaurante Tempero Novo. Estamos te esperando! 💚
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitário
()
23
Mar/24

Condutor sai ileso de capotamento na BR 020 próximo a Roda Velha

Na manhã de hoje, sábado, 23, por volta das 9h30, ocorreu uma saída de pista, seguida de um capotamento, as margens da BR 020, próximo a localidade de Roda Velha, no município de São Desidério.

Segundo informações, o veículo atingiu árvores, vindo a capotar. 

O condutor que utilizava cinto de segurança, saiu ileso do acidente e não há detalhes do que teria provocado o acidente

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Mar/24

Unum Corpus chega ao final do dia com 405 prisões no interior da Bahia

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), alcançou 405 pessoas que tiveram mandados de prisão cumpridos e prisões em flagrante efetuadas. Os acusados de diversos crimes foram alvos da 12ª Fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quinta-feira (21), em 406 municípios baianos. Nas ações também foram apreendidos 49 armas de fogo, aproximadamente 10 quilos de drogas e 13 veículos.
 
Entre os criminosos alcançados, dois morreram em confronto com as equipes da Polícia Civil. Cerca de 800 policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e das 12 equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI), cumpriram 320 mandados de prisão e 270 de busca e apreensão, além de 52 prisões em flagrante e a apreensão de 10 adolescentes. 
 
Entre os 405 presos, 105 são acusados de crimes contra a vida, 50 por tráfico de drogas, 61 por crimes contra o patrimônio, 39 por estupro e 48 por violência doméstica e familiar, além de outros crimes. Três lideranças criminosas com forte atuação foram alcançadas, entre estas, o Pedro Víctor Fatel Costa Leite, o "Fatel", líder de um grupo vinculado a uma facção do Rio de Janeiro, responsável pelo tráfico de drogas e homicídios nas regiões sudoeste, baixo sul e sul da Bahia. 
 
Ao longo das 12 fases da Operação Unum Corpus, 2.016 pessoas foram presas, 349 armas de fogo foram apreendidas e 1.952 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Fonte:Ascom PC
()
23
Mar/24

MIT WEEKEND - Uma semana de ofertas na FAMA MOTORS

Fonte:Publicidade
()
23
Mar/24

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
23
Mar/24

Casal idoso é atropelado na BR 242 na altura do KM 30 em Barreiras

23324atropelados

Na noite de ontem, sexta-feira, 22, por volta das 19h, ocorreu um atropelamento de um casal de idosos, na altura do KM 30, na BR 242, em Barreiras.

Segundo informações, o casal teria descido de uma Van, quando um veículo não identificado, acabou atingindo e ferindo as duas vítimas.

Três equipes do SAMU estiveram no local, socorreram os idosos e encaminharam para uma unidade de saúde.

A Polícia Rodoviária Federal registrou o caso e sinalizou a rodovia que ficou bloqueada, sendo o trânsito desviado, até o término do socorro.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Mar/24

Em Barreiras a melhor comida nordestina está no Restaurante Palmeira

HOJE TEM FEIJOADA

Fonte:Publicidade
()
23
Mar/24

Tem promoção na Center Vidros

Fonte:Publicidade
()
23
Mar/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
23
Mar/24

Show de Ofertas do Grupo Marabá! Os melhores preços pra você!

7a3b6b52-9ab1-41b9-8075-03a599c7f9c9 995aed4b-3cdf-43dd-8a72-541ee1fab9c2 7855f50c-7c0b-42f5-8ca8-0b8052fe4daa e4f336ae-d7f6-497f-a32f-4b76d9bc6907

Fonte:Publicidade
()
23
Mar/24

Barreiras: Abertura dos projetos de Matemática e Xadrez da BCS Santa Luzia

05f938b3-9158-43d0-a2a3-0498f977017a

65745798-be4c-4ca5-aa6d-533f925a8351

Com a devida permissão do Exmº Srº Comandante Geral, Cel PM Paulo Coutinho, nesta quinta-feira, 21 de março de 2024, a 83ª CIPM/Barreiras, por meio da Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia, em Barreiras, realizou a aula inaugural dos Projetos de Matemática e Xadrez.

A aula inaugural marcou a abertura dos cursos no ano de 2024, com 25 alunos inscritos no curso de matemática e 18 alunos no de Xadrez.

dd83844b-8ff6-4787-8519-134e29046fb3

f3f81102-3986-4903-963c-396f83ce5b08

O Cap PM Éder, comandante da BCS destacou à importância da participação da comunidades nos projetos promovidos pela base.

Tanto a matemática quanto o xadrez trazem inúmeros benefícios para a construção educacional das crianças, os instrutores, Sd Cleberson da Oficina de Matemática e Sd Karoline de Xadrez estão ansiosos para o início das aulas na próxima semana.

Fonte:Comandante da BCS SANTA Luzia
()
23
Mar/24

Ronda Maria da Penha da 85ª CIPM participa de café da manhã no NEAM de LEM

Na manhã de ontem, sexta-feira, 22, a Ronda Maria da Penha da 85ª CIPM participa de café da manhã no NEAM-Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em Luís Eduardo Magalhães.

O encontro faz parte das comemorações do mês de março dedicado à mulher e contou com as presenças da 1ª Sgt PM Soares, Comandante da Ronda Maria da Penha da 85ªCIPM, Tatiana Krebs Coordenadora do CAM, Dra Marineide Pires Delegada chefe da NEAM, Fernanda Atayde investigadora da Polícia Civil, Mag Cunha Assistente Social do CAM, as vereadoras Zezilia dos Santos e Daiana Faedo Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de LEM, funcionárias do NEAM e mulheres que são acompanhadas pelos programas de proteção e valorização.

Fonte:85ª CIPM
()
23
Mar/24

Obra de eletrificação rural na Comunidade Água Vermelha é autorizado pela prefeitura de Barreiras

Mantendo o ritmo de investimentos na infraestrutura e desenvolvimento da Capital do Oeste e visando proporcionar qualidade de vida aos moradores da Comunidade Água Vermelha, distante 15 km da sede, o prefeito Zito Barbosa assinou nesta sexta-feira (22), a ordem de serviço para a implantação da rede de energia elétrica na comunidade rural. A obra, que já teve início imediato, beneficiará mais de 60 famílias após efetivação dos serviços.

O evento que aconteceu na comunidade rural, contou com a presença dos moradores; secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, João Sá Teles; também dos vereadores Hipólito dos Passos, Adriano Stein e Otoniel Teixeira, demais secretários e subsecretários municipais, e ainda, do vice-presidente da Associação Água Vermelha, Juliano Avelar, transmitindo a alegria pelo início da instalação da rede elétrica que entre os principais fatores que contribui para o desenvolvimento local, também traz transformações no bem-estar de todos.

“Essa é uma obra muito esperada por todos nós moradores da Água Vermelha, por isso, estamos extremamente felizes com o dia de hoje que inicia a mudança de vida para todos nós com relação às diversas facilidades proporcionadas pela energia elétrica. Agradecemos a esse gestor que muito tem feito em todo município e hoje nos presenteia com a instalação da energia elétrica em toda comunidade”, ressaltou Juliano Avelar.

O cuidado com a zona rural de Barreiras é um dos fatores primordiais conduzidos pela atual gestão municipal, além dos investimentos em qualidade de vida através de construções de unidades de saúde, pavimentação asfáltica, construção de novas escolas, construção de pontes e manutenção das estradas vicinais, as comunidades rurais da Capital do Oeste têm recebido cada vez mais investimentos no quesito eletrificação rural. No total, a Prefeitura já investiu mais de 25 milhões em energia elétrica com recursos próprios do município. Nesta nova etapa, iniciada pela Comunidade Água Vermelha, mais de 4 milhões já foram licitados e serão investidos nas comunidades rurais que ainda, em pleno século XXI, necessitam de energia elétrica.

No ato, o prefeito Zito Barbosa falou da alegria de continuar investindo na transformação do município, trazendo na memória de todos que em 2022 realizou a implantação da rede elétrica nas comunidades São Vicente, Cabeceira do Sucuriú, Marimba, Brejo Seco, Riacho Dantas, Palmeira e Mangabeira, nas regiões do Rio Branco e Rio de Janeiro.

“É com muita alegria que estamos dando ordem de serviço para mais uma obra, dessa vez nessa comunidade que se beneficiará com a chegada da energia elétrica. Em sete anos e pouco mais de dois meses de gestão já investimos muito na zona rural de nossa cidade, em todos os quesitos sociais, como mais de 30 km de instalação de nova rede de eletrificação rural, porque entendemos que esse benefício é determinante para o desenvolvimento das comunidades e a qualidade de vida das pessoas, por isso, agradeço a Deus por nos dar força e disposição para seguir trabalhando pelo povo de Barreiras”, pontuou Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM PMB
()
23
Mar/24

Em Barreiras, Dia Mundial da Água é comemorado com premiação do Concurso de Desenhos “Cerrado em Vida: Água, Fauna e Flora”

O Dia Mundial da Água na Capital do Oeste foi comemorado de maneira especial com a entrega da premiação do Concurso de Desenhos, que este ano abordou o tema “Cerrado em Vida: Água, Fauna e Flora”. De iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embsa), o projeto teve como principal objetivo trazer o alerta sobre a necessidade da preservação desse importante recurso hídrico na garantia da sobrevivência de todos, para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II que transmitiram a mensagem através de desenhos.

Este ano foram selecionadas 53 produções das 20 escolas participantes que trouxeram o Bioma do Cerrado traçado em telas pintadas, representando a importância da água para o ecossistema. A premiação dos cinco finalistas aconteceu na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), e contou com a participação da subsecretária Marisa Costa; educador ambiental, Ronaldo Ursulino; técnica em educação, Valesca Landim; Claudirene Vieira, assistente social da Embasa; Sayonara Guedes, coordenadora do setor ambiental da Embasa; Anderson Rocha, supervisor de tratamento de água; professores e estudantes das escolas finalistas.

No total, foram 165.023 mil votos na plataforma online que deram a classificação de primeiro colocado, com 28.8% dos votos, para o estudante Pablo Ravi do Carmo, da Escola Municipal Alcyvandro Liguori da Luz II. O segundo lugar foi para a estudante Emilly da Silva, com 20.3%, da Escola Municipal Profº Roberto Santos. Já a estudante Thalita Victória Porto, da Escola Municipal Padre Vieira, ficou com a terceira colocação com 17,5% dos votos. A quarta colocada foi o estudante do Centro Educacional Luiz Viana Filho, Rafael Asafe, com 17,3%, e o quinto lugar Raquel Larissa, também do Centro Educacional Luiz Viana Filho, com 16,1% dos votos.

“Fiquei extremamente feliz em ter ficado em primeiro lugar, no meu desenho busquei retratar o cerrado junto com o lobo guará. O mais importante, foi representar minha escola e trazer essa temática trabalhada na semana da água através do desenho de pintura”, agradeceu o estudante e primeiro colocado, Pablo Ravi do Carmo. Ele foi premiado com um notebook.

Conforme a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, este ano a ação comemorativa, que ocorreu ao longo de todo mês, também contou com a parceria e apoio das Secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura, Cultura e Turismo, das empresas M M Limpeza Urbana, Grupo P. Mizote, Instituto SLC e Royal FIC.

“A água é fonte de vida, essencial para todo ser vivo, e foi com essa meta de transmitir essa importância que escolhemos esse tema tão relevante para a sala de aula em mais um ano consecutivo. Este projeto já é esperado por eles e este ano tivemos belíssimos desenhos, todos os finalistas foram premiados. Agradecemos a participação de todos em mais essa ação desenvolvida em Barreiras, principalmente, os nossos parceiros, escolas municipais e os estudantes que foram os protagonistas neste Dia Mundial da Água”, pontuou a subsecretária Marisa Costa.

Fonte:DIRCOM PMB
()
22
Mar/24

Mitsubishi oferece L200 Triton e Pajero Sport com até R$ 30.000 de bônus

Ação promocional é válida em toda a rede do Brasil até este sábado, 23

A Mitsubishi anunciou em todo o Brasil a realização de ação promocional com ofertas especiais para os modelos L200 Triton, Pajero Sport e Eclipse Cross. Até amanhã, sábado, 23 de março, os interessados poderão fechar negócio com condições facilitadas e vantagens como bônus na valorização do usado e financiamento com taxa zero. De quebra, a marca oferece também inspeção gratuita de mais de 40 itens do veículo para quem já é cliente.

Entre as ofertas, destaque para a picape L200 Triton Sport nas versões HPE e HPE-S linha 2024. Ambas estão com supervalorizarão de R$ 20.000 no seminovo dado como entrada no negócio ou opção de taxa zero de juros no financiamento com entrada de 60% e saldo em 24 vezes. Nestas versões, a picape custa R$ 269.990 e R$ 289.990, respectivamente.

Na linha Pajero Sport, a Mitsubishi oferece vantagens para compradores das versões HPE-S e Legend. Neste caso, são R$ 30.000 de bônus na valorização do usado para qualquer uma destas configurações. A primeira sai por R$ 369.990, enquanto a segunda custa R$ 409.990.

Ambas, assim como a L200 Triton, contam o mesmo motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros 190 cv de potência a 3.500 rpm e 43,9 kgfm de torque a partir dos 2.000 rpm. A diferença fica por conta do câmbio automático: de 6 marchas na picape e de 8 marchas no SUV. O conjunto inclui ainda para ambos tração 4x4, reduzia e bloqueio de diferencial traseiro.

Por fim, a Mitsubishi segue com a oferta do Eclipse Cross na série especial Rush, que foi incialmente lançada em janeiro. A variante tem posicionamento de entrada e custa R$ 169.990, sempre equipada com motor 1.5 turbo 4B40 MIVEC de 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é CVT com 8 marchas e tração dianteira (outras versões do portfólio têm tração 4x4).

Na região oeste a Mitsubishi tem a FAMA MOTORS como sua concessionária autorizada. São duas lojas, uma em Barreiras e outra em Luís Eduardo Magalhães.

FAMA - BARREIRAS: Av. Ahylon Macedo, 1071 - Morada Nobre. Fone: 77 3612-9150
FAMA - LEM: Rua JK, as margens da BR 242, na saída para Barreiras. Fone: 77 3639-2450

Fonte:Blog do Sigi Vilares com o Motor1
()
22
Mar/24

Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, em parceira com a Polícia Militar, lança o "Cidade Segura"

O programa de monitoramento contemplará a sede e a zona rural do município

Mais investimentos em #oliveiradosbrejinhosbahia. Agora na área é segurança pública. "De passo em passo vamos construindo uma cidade melhor para se viver", disse o prefeito @silvinhosbs que pediu a colaboração da população: "Precisamos da contribuição de todos munícipes para que esse programa seja uma realidade em nossas vidas".

O agradecimento foi estendido também para a @pmdabahia na pessoa do Capitão Máximo e a Câmara de Vereadores.

Fonte:IBOTIRAMA FM
()
22
Mar/24

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/24

Não importa aonde você esteja,o Rei dos Óculos vai até você!!!

Fonte:Publicidade
()
22
Mar/24

A Rede São Camilo tem um recado importante pra você

Fonte:Informe Publicitário
()
22
Mar/24

Peça já o melhor da culinária oriental em lem e região, comida chinesa e japonesa é no pede em casa delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
22
Mar/24

Magistrado reconsidera decisão, revoga liminar e Município de Barreiras está apto a contrair financiamento

O Município de Barreiras foi intimado na manhã desta sexta-feira (22), da Decisão Liminar (ID 4363655474) do Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito Dr. Maurício Alvares Barra, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Barreiras, proferida nos autos do processo nº 8003317-46.2024.8.05.0022, promovido pelas vereadoras Carmélia da Mata e Izabel Oliveira que buscavam suspender a aquisição de financiamento público pleiteado pelo Município de Barreiras, por meio do Projeto de Lei nº 02/2024, já convertido na Lei Municipal nº 1.612/24, publicada em 14/03/2024, após o competente processo legislativo.

O pleito das autoras junto a Vara da Fazenda Pública se pautou em informações equivocadas quanto ao hipotético descumprimento do trâmite legislativo, bem como a suposta impossibilidade de realização da operação por tratar-se de ano eleitoral.

Uma vez notificada, a Procuradoria Jurídica do Município apresentou pedido de reconsideração acompanhado de farta documentação, que comprovou o estrito cumprimento das fases do processo legislativo, bem como, a inexistência de vedação legal quanto a realização da operação. Salientou-se ainda que a ação que pedia a suspensão da tramitação do Projeto de lei, foi proposta em data posterior à sanção da lei, uma vez que a ação foi proposta no dia 19 de março de 2024, sendo que a lei já havia sido sancionada em 13 de março de 2024.

Após a análise da argumentação apresentada pelo Município, o Meritíssimo Juiz reconsiderou a decisão liminar, revogando-a. O Município de Barreiras reitera seu compromisso com a observância dos princípios da administração pública, bem como, com o cumprimento da estrita legalidade.

Fonte:DIRCOM PMB
()
22
Mar/24

Colheita da soja no Oeste da Bahia se aproxima da metade da área plantada

A colheita da soja continua forte em todas as microrregiões do extremo Oeste da Bahia, nesta reta final de março. Na última semana, novas áreas iniciaram a atividade devido às condições favoráveis para operação, mesmo com a ocorrência de pancadas isoladas de chuva. Ainda assim, predominam períodos ensolarados nas regiões, informa o mais recente boletim de safra divulgado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Para a soja, a previsão é que a colheita permaneça pujante e acelerada durante esta semana, de acordo com as principais zonas de distribuição pluviométrica. Há previsões apontando para pancadas isoladas de chuva neste fim de semana. Até o momento, as avaliações parciais estão apontando rendimentos satisfatórios, mesmo levando em consideração as adversidades enfrentadas no estabelecimento da semeadura no início da safra.

Com a colheita de soja em andamento, é possível trazer dados parciais da operação na região Oeste da Bahia. A expectativa para esta semana é que sejam colhidas novas áreas, chegando a um total de 851 mil hectares, aproximadamente 50% do total da área plantada na safra 2023/24.

De acordo com a publicação, vale destacar que uma pequena fração de áreas está iniciando o período reprodutivo em janela tardia. A pressão de pragas e doenças tem contribuído para condições fitossanitárias desfavoráveis para o final do ciclo. A presença dessas pragas pode comprometer o rendimento e a qualidade da produção em condições pontuais.

As áreas de milho verão já estão na iminência de colheita. As primeiras áreas já começaram a ser colhidas na microrregião do Rosário, distrito de Correntina. As demais lavouras estão se encaminhando para o final de ciclo. Em avaliações parciais, os dados preliminares de colheita apontam desempenho regular.

Números

De acordo com a Aiba, a área plantada de soja cresceu 6,5% em relação à safra anterior, mas a produção deve ter queda de 3,1%, chegando a 7,246 milhões de toneladas. Milho e o milho irrigado devem ter queda média na área de 38% cada um, com redução parecida na produção, queda média de 37%. Já o algodão terá 10% de aumento na área e 5% de aumento na produção, chegando a 1,5 milhões de toneladas.

Fonte:Ascom/Seagri
()