13
Mai/13 |
Jacqueline Campos: "Cadê meu salário?" |
Bom Dia Internautas,
Seu salário dura até o final do mês? Para grande parte da população brasileira, está é uma realidade constante. Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o salário de sete em cada dez brasileiros não dura até o fim do mês. Você pode conseguir fazer o seu salário durar mais tempo?
Falar de economizar, planejar orçamento, leva a um entrave quando conversamos com várias pessoas – “Trabalho tanto e não posso usufruir da forma que eu quero”, incessantemente ouço isso. A questão não é essa todos nós temos vontades à questão e saber a real necessidade de adquirir tal bem. Muitos dizem que não consegue economizar porque o salário é baixo, isso não pode acontecer! Devemos adaptar nosso padrão de vida aos nossos rendimentos, para, assim, conseguir poupar todo mês.
Para "esticar" o dinheiro, precisa antes de tudo mudar hábitos e valorizar o dinheiro suado que resultou do seu trabalho. A forma como se gasta o dinheiro revela seus valores. Alterar isto é extremamente complexo, especialmente por estar relacionado com sentimentos. Muitas decisões de compras tem como base a vontade. Ter controle financeiro e controle emocional está intimamente relacionado. Seguem 3 dicas para uso imediato:
1. Fuja do consumismo.
Reavalie na hora da compra o nível de “necessidade” que você tem daquele produto ou serviço. Se possível questione-se: Eu preciso mesmo disso? As promoções são tentadoras, mas avalie sempre.
Tome cuidado com o cartão de crédito ele te dá a sensação de disponibilidade de dinheiro e muitas vezes eles são oferecidos com limites maiores que sua renda mensal.
2. Cuidado com os pequenos gastos.
Registre tudo no papel e perceberá que geralmente o problema está nas pequenas contas. Planeje o que comprará assim que receber o salário e fique dentro do planejado.
Existem gastos invisíveis ao qual não relacionamos em nossa planilha de orçamento, pois, são valores pequenos que quando contabilizados somam valores significativos. Ex: o chocolate depois do almoço, a cervejinha depois do trabalho, dentre outros.
3. Saiba o que é prioridade.
Exemplo de desejo: Roupa nova de marca famosa, bolacha, refrigerante, vídeo game, restaurante, carro zero, festas e presentes.
Exemplo de necessidade: Moradia, alimentação, remédio, roupa, transporte, luz, água e impostos.
Descubra quais são suas despesas supérfluas e corte-as. Use este dinheiro extra para pagar suas dívidas ou começar algum investimento, se você não consegue fazer isso, peça ajuda a um consultor financeiro ou amigo que tenha conhecimento a traçar um plano estratégico de controle de gastos (desnecessários).
Jacqueline Campos Vieira
Economista
[email protected]
(77)9998-6375