08
Jul/15 |
Primeiro Plano de Educação Ambiental é aprovado no município |
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 07, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, uma reunião com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), que culminou com a aprovação do primeiro Plano de Educação Ambiental do município.Primeiro Plano de Educação Ambiental é aprovado no município.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 07, na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária aprovou o primeiro Plano de Educação Ambiental do município. O documento construído pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Economia Solidária, Educação e Instituto Lina Galvani.
O Plano de Educação Ambiental tem como tema “De que maneira podemos planejar e executar a Educação Ambiental em todas as esferas (social, econômica, política e ambiental) para contribuir com um município mais sustentável?”. Entre os objetivos estão: apoiar o desenvolvimento de políticas públicas estruturantes de ações integradoras que contemplem a educação ambiental permanente e articulada em todos os segmentos do município; desenvolver estratégias que viabilizem a compreensão integrada de meio ambiente e que estimule o conhecimento aos cidadãos quanto à sua diversidade; fortalecer a articulação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) do município com as unidades escolares municipais; desenvolver estratégias que contemplem a participação efetiva da sociedade civil nas discussões das questões socioambientais fortalecendo o exercício da cidadania.
Os temas que compõe o Plano de Educação Ambiental foram, anteriormente debatidos nas Conferências Infanto-juvenis que aconteceram nas escolas públicas do município durante o ano. A ideia foi articular as ações de educação ambiental, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
“Procuramos contemplar também a participação dos pais dos alunos e da comunidade circunvizinha. A conferência na escola é um momento rico, pois permite à comunidade escolar, estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes da comunidade, expor diversos pontos de vista e deliberar coletivamente, para a partir dos debates, escolher os melhores projetos de Educação Ambiental apresentados pelos alunos”, comentou a Gerente de Meio Ambiente, Poliana de Holanda Cavalcante.
Segundo a secretária Fernanda Aguiar, muitas ações de educação ambiental vêm sendo executadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, mas também existem muitas atividades executadas por empresas, ONGs e demais instituições. “Precisamos somar forças para construir um grande sistema de educação ambiental, tendo como base um plano que norteará o governo e nossas ações, fortalecendo assim, a temática dentro da sala de aula e em toda a sociedade para a presente e futuras gerações. Nós dependemos do meio ambiente, mas ele não depende de nós. Assim, somos nós que precisamos aprender a respeitá-lo e conviver de maneira mais sustentável”, finalizou.