Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
19
Jul/25 |
Mansidão: 86ª CIPM apreende motocicleta por adulteração de sinal identificador de veículo automotor |
Ao meio dia de ontem, sexta-feira, 18, durante rondas ostensivas realizadas no Povoado do Angical, zona rural do município de Mansidão, a Guarnição do 4º Pelotão/PM da 86ª CIPM visualizou uma motocicleta Honda/NXR 160 BROS ESDD, de cor vermelha e placa QKH-9135, estacionada em via pública com a chave na ignição e sem a tarjeta de identificação de município e estado, no povoado de Angical, no município de Mansidão.
Diante da infração prevista no art. 230, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi realizada a abordagem e, na sequência, os procedimentos de identificação veicular. Durante a verificação, foram constatados indícios de adulteração nos elementos identificadores do veículo, especialmente no número do chassi e do motor. Diante dos fatos, o veículo foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Mansidão para as providências legais cabíveis.
Na manhã deste sábado (19), por volta das 10h40, um corpo foi encontrado boiando nas margens do Rio Grande, na zona rural de Barreiras, nas proximidades da ponte do anel viário.
A Polícia Militar foi acionada após denúncia feita por um homem que relatou ter localizado o cadáver e aguardava no local a chegada das autoridades.
A remoção do corpo foi realizada com extrema dificuldade por uma equipe do Corpo de Bombeiros, sendo posteriormente entregue ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para as medidas legais e identificação da vítima.
A ocorrência foi registrada como aparente morte natural. As causas e circunstâncias da morte serão investigadas.
A Polícia Civil da Bahia, através da 11° Coorpin-Barreiras-, prendeu o suspeito de ser o autor de inúmeros furtos residenciais ocorridos nos últimos meses na cidade de Barreiras-Ba e preso em flagrante na quinta-feira, 17, permanecerá preso por força de prisão preventiva representada pela Polícia Civil e decretada pela Justiça.
O mesmo foi conduzido ao Complexo Policial de Barreiras pela Polícia Militar na madrugada do dia 17 de julho de 2025. Diante da suspeita de envolvimento em uma tentativa de furto ocorrida naquela mesma madrugada, foi-lhe dada voz de prisão, sendo lavrado o auto de prisão em flagrante delito.
Apesar de, na data de ontem, sexta-feira, 18, a autoridade judiciária ter relaxado o flagrante,seguirá preso preventivamente, nos termos da representação formulada pela Polícia Civil dias antes, com base em um trabalho detalhado de investigação que revela sua suposta atuação reiterada em furtos praticados contra moradores de Barreiras, causando relevante intranquilidade social.
A prisão preventiva foi deferida na data de hoje pelo Poder Judiciário, e tem por finalidade garantir a ordem pública e a continuidade das investigações, além de evitar a reiteração4 criminosa. O custodiado permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil da Bahia, através do Policial Civil da Delegacia Territorial de Baianópolis, integrante da 11ª Coorpin/Barreiras, informa que, no dia 15 de julho de 2025, o mesmo foi condenado na sessão plenária do Tribunal do Júri em Baianópolis - BA pelo delito de homicídio qualificado por motivo fútil. O condenado evadiu-se do Salão do Tribunal do Júri antes da leitura da sentença que o condenou.
Na tarde de hoje, 18 de julho de 2025, por volta das 13h45min, o condenado foi recapturado pela Polícia Civil de Baianópolis - BA, pelo Investigador de Polícia Civil lotado nesta Delegacia Territorial.
O condenado foi conduzido ao Complexo Policial de Barreiras pela Polícia Civil e será transferido ao Conjunto Penal de Barreiras - BA, onde sua reprimenda será executada. A recaptura dele foi lograda com êxito pela bravura dos policiais civis lotados nesta Unidade, garantindo assim a ordem pública e prestando uma resposta efetiva do Estado.
A advogada trabalhista e professora universitária Christianne Gurgel está oficializada como candidata ao preenchimento da vaga de Desembargador(a) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, destinada à advocacia baiana. A relação dos 14 postulantes com pedidos de inscrição deferidos para o processo de formação da lista sêxtupla foi divulgada, na última quinta-feira (17), no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA).
Ao longo de mais de 30 anos de carreira jurídica, Chris Gurgel nasceu e foi criada em Juazeiro e construiu uma trajetória nas áreas trabalhista e de direitos humanos. Iniciou na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em 2001, como presidente da Comissão de Direitos Humanos e chegou a vice-presidente no último triênio (2022-2024). Sua atuação inclui cargos de direção no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e na Associação Baiana da Advocacia Trabalhista (ABAT).
Para ela, o Quinto Constitucional é mais que um mecanismo de estruturação dos Tribunais, ele é fundamental, pois representa a abertura do Judiciário às experiências do cotidiano da advocacia. “Na busca da realização da justiça, a advocacia oxigena os Tribunais com a experiência que só essa profissão proporciona. Assim se consolida a visão plural da advocacia, do Ministério Público e da magistratura de carreira, o que reflete na busca do ideal justiça”, ressaltou.
Ao ser questionada sobre o que a credencia nesse processo eleitoral, Chris Gurgel respondeu com convicção que sua experiência profissional na área trabalhista, aliado ao magistério jurídico por mais de duas décadas, além de sua atuação institucional na OAB/BA e na comunidade jurídica falam por ela. “Esse legado me proporciona segurança para enfrentar os desafios do Judiciário, com apoio na minha experiência de vida, inclusive profissional, e minha formação técnica”, concluiu.
A NINO AUTO PEÇAS vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. CREDENCIADA NO DETRAN/BA.
NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Há 20 anos em Luís Eduardo Magalhães vendendo peças originais com garantia e colaborando com o meio ambiente e com a reciclagem de veículos.
Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.
Tempero bom, feijoada completa e música ao vivo pra embalar o seu sábado! 🍛🎶 Neste fim de semana, quem comanda o som é o Brian. E a gente garante o sabor que faz a diferença.
⠀⠀⠀
📍 Chama a família, os amigos e vem curtir esse almoço especial no Tempero Novo!
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
As equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) iniciaram, nesta sexta-feira (18), a atuação na tradicional Festa do Alho, no município de Cristópolis. O evento, que segue até o dia 20 de julho, conta com um esquema especial de segurança e prevenção coordenado pelos bombeiros.
Durante todos os dias da festa, o 17º BBM mantém efetivo de prontidão no circuito, realizando ações preventivas, atendimentos de primeiros socorros e prestando todo o suporte necessário para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes.
Além da equipe especializada, um caminhão de combate a incêndio também está posicionado estrategicamente no local, reforçando a estrutura de resposta rápida em caso de emergências.
A presença do Corpo de Bombeiros é parte essencial do planejamento do evento, que reúne grande público e movimenta o calendário cultural da região.
Moradores do município de Barra, no Oeste baiano, participaram nesta quinta-feira (18) de audiência pública promovida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) como parte do processo de licenciamento ambiental do Projeto Serra Dourada, da ISA Energia. O encontro foi uma oportunidade para que lideranças comunitárias, representantes de associações rurais e a população local conhecessem os detalhes do empreendimento, apresentassem demandas e dialogassem com os técnicos responsáveis pelo estudo ambiental.
As audiências públicas são etapas obrigatórias no processo de licenciamento de empreendimentos com potencial impacto ambiental, permitindo que a população participe ativamente das decisões que envolvem seu território. A próxima audiência acontece no dia 21 de julho, na comunidade quilombola Laje dos Negros, em Campo Formoso.
A compreensão do projeto foi um dos pontos centrais para moradores como Silvia de Moura, lavradora e artesã da Associação São Jorge. Para ela, o encontro representou uma oportunidade para entender como a rede de transmissão será implantada, especialmente em áreas habitadas.
Silvia enfatizou a garantia de que as medidas adotadas levem em conta a realidade local. “Foi um espaço para esclarecer dúvidas e buscar garantias de que tudo será feito com responsabilidade e cuidado com quem vive aqui”, afirmou.
Presidente da Associação Comunitária Ataguaçu, localizada na região do Cajueiro, Luciano Santos destacou a importância da audiência para ampliar o diálogo com a população. Ele aproveitou o espaço para reforçar a necessidade de melhorias na infraestrutura local, como asfaltamento de vias e perfuração de poços, e sugeriu que o processo de regularização fundiária também seja contemplado nas discussões com os órgãos públicos. “Precisamos de mais encontros como esse, com escuta ativa e troca de informações com quem está no território”, afirmou.
A possibilidade de desenvolvimento com respeito às realidades locais foi ressaltada por representantes de comunidades tradicionais. Rita de Cássia Perderão, presidente da Associação quilombola de Alto Bebedouro, compartilhou sua visão positiva sobre o projeto. Ela destacou que o empreendimento pode gerar oportunidades e fortalecer a valorização do território. “Estamos abertos ao diálogo e às propostas que tragam benefícios reais e respeitem as necessidades locais”, afirmou.
Diálogo contínuo
Durante a audiência em Barra, foram apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que analisam os efeitos do projeto sobre o meio físico, biológico e socioeconômico. Também foram explicadas as medidas de mitigação previstas, alternativas locacionais consideradas, critérios técnicos adotados e ações de comunicação e segurança para a implantação do empreendimento.
A escuta das comunidades integra um compromisso contínuo do projeto. Segundo Thaís Jacob, gerente de projetos da Dossel Ambiental (empresa responsável pelos estudos técnicos), o diálogo começou ainda na fase de elaboração dos estudos e deve se manter ativo ao longo de toda a implantação. A previsão é que, mesmo após a instalação, as ações de relacionamento com as comunidades continuem, com iniciativas anuais durante a fase operacional, conforme previsto no processo de licenciamento.
“Estamos analisando a viabilidade locacional para definir o trajeto que cause menor impacto ambiental. Por isso, a participação comunitária é fundamental, pois os moradores podem relatar a realidade local e os efeitos da passagem da linha em suas propriedades”, afirmou João Amorim, especialista em meio ambiente e recursos hídricos do Inema.
O Projeto Serra Dourada prevê a construção de duas linhas de transmissão de 500 kV: Juazeiro III – Campo Formoso II e Campo Formoso II – Barra II, com cerca de 418 quilômetros de extensão. A proposta contempla ainda a instalação de 790 torres e a construção ou ampliação de três subestações. O objetivo é garantir o escoamento da energia renovável gerada no norte do estado, a partir de fontes eólicas e solares, fortalecendo o sistema elétrico da Bahia e do país.
19
Jul/25 |
Estados Unidos monitoram Pix desde 2022 |
O Pix está sob o escrutínio das autoridades estadunidenses desde, pelo menos, 2022.
Há três anos, o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, do inglês) já revelava, em um documento oficial, que o país estava preocupado com os impactos da popularização da plataforma brasileira de pagamentos instantâneos, em uso desde novembro de 2020.
“Os Estados Unidos estão monitorando de perto os desenvolvimentos relacionados ao mercado de pagamentos eletrônicos de varejo no Brasil para garantir que o Banco Central [BC] brasileiro facilite condições equitativas para todos os participantes do mercado, dado o papel duplo do BC como regulador e operador do Pix, um serviço de pagamento de varejo em tempo real”, apontou o USTR em seu relatório anual sobre as perspectivas das exportações.
No documento, o USTR tece comentários sobre o que classifica como “barreiras comerciais estrangeiras” com o potencial de afetar as exportações, os investimentos e o comércio eletrônico dos EUA com 63 nações, incluindo o Brasil, mais o Reino Unido.
A edição de 2022 do relatório foi a primeira – e única - a mencionar nominalmente o Pix, embora documentos posteriores tenham voltado a mencionar o sistema financeiro brasileiro.
O USTR é uma agência federal que integra o gabinete executivo da presidência dos EUA. Responsável pelo desenvolvimento e coordenação da política de comércio internacional, o escritório tornou público, nesta quinta-feira (16), que instaurou uma investigação para apurar, entre outras ações comerciais brasileiras, o estímulo governamental ao uso do Pix.
Segundo o principal dirigente do USTR, Jamieson Greer, a investigação foi solicitada pelo próprio presidente Donald Trump para apurar “os ataques do Brasil às empresas de mídia social americanas, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovações tecnológicas” dos Estados Unidos.
Concorrência
Conforme a Agência Brasil noticiou, analistas avaliam que as críticas do governo dos Estados Unidos podem ser explicadas pela concorrência que o sistema de pagamento eletrônico brasileiro, público e gratuito, faz aos serviços oferecidos por operadoras de cartão de crédito tradicionais e ao Whatsapp Pay, chegando mesmo a tornar-se uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.
De acordo com o Banco Central, só no ano passado, o Pix movimentou cerca de R$ 26,4 trilhões.
“O Brasil desenvolveu uma forma de meio de pagamento que oferece uma série de vantagens. O Pix é ágil, promoveu um processo de bancarização, de inclusão de pessoas que não tinham conta. E faz parte da lei de competência e de concorrência oferecer um produto cada vez melhor”, afirmou a economista Cristina Helena Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em entrevista à Agência Brasil.
Um dos possíveis motivos para a reação tardia de Donald Trump é a possibilidade das autoridades estadunidenses entenderem que, ao lançar o Pix, em 2020, o Banco Central teria prejudicado os planos de negócios da Meta, empresa que pertence ao empresário Mark Zuckerberg, aliado de Trump, e que anunciou, em junho do mesmo ano, o lançamento da funcionalidade Whatsapp Pay no Brasil.
Na época, a Meta anunciou que os brasileiros seriam os primeiros usuários do WhatsApp a poder enviar e receber dinheiro utilizando cartões de crédito pré-cadastrados no aplicativo.
Uma semana depois do anúncio, o BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam a função, com a justificativa de que seria necessário avaliar riscos da operação, potenciais riscos para a concorrência e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB).
“O WhatsApp criou uma forma de transferência de dinheiro de pessoas para pessoas, mas estava fazendo isso fora do sistema financeiro legal. Não estava fazendo com integração com o nosso sistema financeiro. Portanto, escapava da regulação do Banco Central, o que fere regras brasileiras de acompanhamento de transações monetárias”, acrescentou Cristina Helena, avaliando que a medida que o BC adotou à época foi correta.
A Agência Brasil consultou o Banco Central e o Ministério das Relações Exteriores sobre as menções do USTR ao Pix e ao setor financeiro brasileiro, mas não teve retorno até o momento.
19
Jul/25 |
Restrições a Bolsonaro têm soma de justificativas, mas tese sobre soberania é ponto frágil |
Dentre os argumentos citados pelo ministro Alexandre de Moraes na decisão judicial, porém, o mais frágil é o de atentado à soberania, crime previsto no Código Penal.
A decisão judicial cita no terceiro parágrafo da peça os crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e abolição violenta ao Estado democrático de Direito. No texto, há também menção ao delito de atentado à soberania.
Os mesmos crimes são citados em inquérito aberto contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente. Ele é investigado em razão de ofensiva no exterior contra Alexandre de Moraes e outras autoridades.
A ofensiva aumentou na última semana depois de manifestações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que associou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros ao julgamento de Jair Bolsonaro na ação penal a respeito da trama golpista de 2022.
Segundo a decisão do STF, Bolsonaro participaria dos mesmos delitos de Eduardo no exterior. A peça cita financiamento do ex-presidente à estadia do filho nos Estados Unidos, além de entrevistas e postagens feitas.
Por isso, o STF determinou que o ex-presidente use tornozeleira eletrônica, não se ausente da comarca e fique em recolhimento domiciliar durante o período noturno e nos fins de semana, feriados e dias de folga. O ex-presidente também ficou proibido de se aproximar de embaixadas e consulados, de usar as redes sociais e de falar com autoridades estrangeiras, réus e investigados.
Para a advogada criminalista Priscila Pamela Santos, a decisão apresenta indícios de autoria e provas de materialidade dos crimes de coação no curso do processo e obstrução de Justiça.
“Não é mais pelo risco de ocorrer uma prática criminosa, mas já por uma prática consumada em que ficou clara a ação dele [Bolsonaro], aliada ao Eduardo, de coagir o poder Judiciário a fazer uma anistia indevida a partir de ameaças vindas de um país estrangeiro”, diz.
Ela afirma que o crime de atentado à soberania, previsto no artigo 359-I do Código Penal, é mais complexo de avaliar e deve estar “sob apuração”.
Segundo Santos, todas as medidas cautelares impostas foram razoáveis, uma vez que o cenário poderia justificar, inclusive, a prisão preventiva do ex-presidente.
Para Marcelo Crespo, professor e coordenador do curso de direito da ESPM, as restrições a Bolsonaro se justificam em razão do contexto envolvendo o ex-mandatário.
Ele diz que tanto os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito quanto o de atentado à soberania são os menos embasados na decisão. O primeiro é passível de ser questionado, mas pode ser entendido como plausível a depender da interpretação, avalia.
Já o crime de atentado à soberania seria mais frágil, uma vez que o tipo penal fala em negociar com governo estrangeiro com o fim de provocar atos típicos de guerra. “Não me parecem que são atos típicos de guerra”, diz o especialista.
Para Crespo, o STF avaliou haver risco de fuga em razão das movimentações recentes envolvendo Trump, Bolsonaro e Eduardo. “Estão entendendo que há uma jogada entre pai e filho”, diz, o que também justificaria a busca e apreensão realizada nesta sexta para obtenção de provas.
Tanto Santos quanto Crespo avaliam que a restrição ao contato com investigados e a proibição de uso das redes sociais também se justificam.
“Entendo que são adequadas as medidas, porque a principal forma de comunicação do ex-presidente tem sido pelas redes sociais, que tem um impacto muito grande e traz muita facilidade para se comunicar com a população, mas, em especial, com os seus apoiadores e com quem é que esteja orquestrando junto a ele as suas atividades contra o país”, diz Crespo.
Para o criminalista Guilherme Carnelós, sócio do escritório RCVA e presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), a movimentação de Bolsonaro pode ser enquadrada como coação e até obstrução. Entretanto ele avalia como difícil falar em atentado à soberania e abolição violenta do Estado democrático de Direito.
Carnelós interpreta como justificáveis as medidas de restrição de horário e de contato com embaixadas e autoridades estrangeiras. Afirma, porém, que a proibição de usar as redes sociais pode ser entendida “como um grau de autoritarismo”.
Para o advogado Renato Vieira, ex-presidente do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), o monitoramento de Bolsonaro pode ser encarado como necessário para garantir a permanência do réu no domicílio da ação penal, a fim de viabilizar a eventual aplicação da lei. Por isso, ele considera que as restrições impostas foram adequadas.
Vieira, entretanto, faz a ressalva de que considera excessiva a proibição do uso das redes e do contato com outros investigados.
O advogado avalia que as medidas impostas nesta sexta indicam cautela do STF para evitar tumulto em torno de uma eventual prisão do ex-presidente. O cenário de uma prisão preventiva, entretanto, pode acontecer se Bolsonaro descumprir as atuais medidas cautelares.
🖱️ www.localizerast.com.br
📞77 3022-4704
📱7799835-5560
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA
A Prefeitura de Barreiras inaugurou, nesta quinta-feira (17), a Escola Municipal Gilson de Souza França, no bairro Sombra da Tarde. A nova unidade passa a acolher alunos e profissionais da antiga Escola Palmira e foi entregue em solenidade com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, da primeira-dama Chaliny Matutino e do secretário de Educação, Jeferson Barbosa. A escola atenderá turmas da Educação Infantil com estrutura moderna e inclusiva.
A cerimônia contou com a presença da subsecretária de Educação, Edleuza Matutino; da diretora da unidade escolar, Maria Josivânia dos Santos; dos vereadores Adriano Stein, Valdimiro José, Hipólito dos Passos, Tatico Rocha e Teteia Chaves; do assessor Alcione Rodrigues; além da comunidade local e da família do homenageado, incluindo a viúva Ivalci Carolina e os filhos Dhere e David de Souza. Antes do descerramento da placa inaugural, o pastor Deildo conduziu um momento de oração.
Com salas climatizadas, parque infantil, cantina, área administrativa, banheiros adaptados e ambientes amplos, a nova escola representa um avanço significativo para a comunidade escolar. O prédio anterior, como destacou o secretário Jeferson Barbosa, não oferecia as condições adequadas para o ensino.
“Esse é um momento de celebração para toda a comunidade. A nova Escola Gilson de Souza França representa não apenas uma mudança de endereço, mas uma verdadeira transformação no ambiente escolar. Agora os alunos, servidores e equipe gestora contam com uma estrutura moderna, funcional e acolhedora, com salas de aula bem equipadas, espaços inclusivos, cantina, parque e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. É mais um passo no fortalecimento da educação pública de Barreiras”, destacou o secretário.
Durante a cerimônia, mães de alunos também expressaram sua satisfação com a nova estrutura. Vanessa Araújo, mãe do pequeno Ícaro, criança com autismo matriculada no Maternal I, falou da importância da inclusão no ambiente escolar. “É uma grande satisfação para nós, moradores. A inclusão das nossas crianças começa pela educação, e depois vem a saúde. Meu filho tem quatro anos, é suporte 3, e a equipe daqui é extraordinária. É um amor com todas as crianças, especialmente com as que têm necessidades especiais”, afirmou.
Com o mesmo entusiasmo, Cláudia Mariana, moradora da comunidade, relatou sua emoção ao ver a filha ingressando no novo prédio. “As salas estão lindas, com cadeiras novas e dois ar-condicionados. É uma qualidade diferenciada. O antigo prédio estava em condições precárias e agora temos um espaço totalmente novo, digno para nossos filhos. Estou muito feliz”, declarou.
A escolha do nome da escola homenageia Gilson de Souza França, liderança comunitária do bairro Santa Luzia e reconhecido por sua atuação social. Seu filho, Dhere de Souza, agradeceu pela homenagem e relembrou a trajetória da obra. “É uma grande obra para a educação de Barreiras. Fico imensamente grato pela homenagem ao meu pai, que foi um homem dedicado à comunidade. Agradeço ao ex-prefeito Zito Barbosa, que iniciou a construção da escola, e ao prefeito Otoniel Teixeira, que deu continuidade e concluiu essa importante entrega. É um reconhecimento merecido, e a comunidade está sendo beneficiada com uma estrutura de qualidade”, afirmou.
O prefeito Otoniel Teixeira destacou a continuidade dos investimentos na área da educação e ressaltou a importância de concluir projetos iniciados em gestões anteriores. “A educação em Barreiras está seguindo em frente, hoje entregamos à população do Sombra da Tarde uma escola digna, com estrutura moderna, que honra o nome de Gilson de Souza França. Essa é uma obra iniciada pelo ex-prefeito Zito Barbosa, e tivemos a responsabilidade de concluí-la com todo o cuidado que a educação merece. A nova escola soma-se a outros investimentos que estamos realizando, como a ampliação da Escola Municipal Adroaldo Fernandes, no Cerradão; da Escola Municipal Professor Ivardo Pereira Bastos e da Escola Othoniel Gomes de Andrade, no bairro Novo Horizonte, além da cobertura das quadras escolares em diversas unidades. Por que confiança se retribui com trabalho! Barreiras é a capital do presente, do futuro e, sobretudo, da educação”, afirmou o gestor.
Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todos”. O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de instituições para discutir e propor avanços nas políticas públicas voltadas para as mulheres.
A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira; da secretária municipal de Assistência Social, Ivanete Bastos; da delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Marília Mattos; da primeira-dama Chaliny Matutino; de Ana Luísa Vilela, representante do Coletivo Mães pela Diversidade e Coletivo LGBTQIAPN+; e da coordenadora do CRAM, Thailane Rocha. Também prestigiaram a conferência os vereadores Valdimiro José, Delma Pedra, Silma Alves, Tetéia Chaves e Carmélia da Mata, além dos secretários Gula (Cultura) e Gislaine Barbosa (Administração), e outros subsecretários municipais.
Representando a sociedade civil organizada, a primeira-dama Chaliny Matutino destacou que o verdadeiro desenvolvimento de uma cidade só se concretiza com inclusão. “Só acreditamos no desenvolvimento quando há inclusão. E quando falamos em conquistas significa lembrar e valorizar as mulheres que vieram antes de nós e as que virão depois de nós”, afirmou, ressaltando o papel das políticas públicas na promoção da igualdade de direitos.
Durante a conferência, foram debatidos seis eixos centrais, com foco especial na ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. A delegada Marília Mattos ressaltou a importância de se discutir, de forma objetiva, a inserção feminina na política e nas decisões institucionais. “É preciso ampliar os acessos e refletir sobre os sistemas que, ainda hoje, dificultam essa inclusão efetiva”, afirmou.
Representando o Coletivo LGBTQIAPN+ e as mães da resistência, Ana Luísa Vilela reforçou a importância da escuta ativa e do reconhecimento das diversidades. “As conferências são momentos de reivindicação, mas, sobretudo, de conhecer o outro, de entender a realidade de quem está ao lado. É por meio dessa escuta que surgem as demandas, e por isso precisamos valorizar cada mulher em seu segmento”, disse.
A secretária Ivanete Bastos enfatizou que as propostas debatidas durante a conferência serão levadas à etapa estadual e, futuramente, podem retornar em forma de benefícios concretos para o município. “Realizamos pré-conferências em diversos pontos da cidade, inclusive na zona rural. Precisamos descentralizar as demandas e torná-las materializadas na forma de políticas públicas voltadas para melhorias, mais respeito e visibilidade às mulheres”, destacou.
O prefeito Otoniel Teixeira lembrou sua trajetória à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social entre 2009 e 2012, período em que realizou a 1ª e a 2ª conferência municipal dos direitos da mulher. “É uma alegria estar hoje aqui novamente, agora como prefeito, participando da 4ª conferência. A mulher precisa ter oportunidade de ocupar cargos com remuneração justa, e nosso governo tem compromisso com essa valorização. Somos uma gestão humanizada, que dialoga e pensa nas pessoas”, afirmou.
A conferência também contou com a presença de representantes da Defensoria Pública, Ronda Maria da Penha, Ministério Público, Polícia Técnica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e de instituições de ensino superior como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), universidade do Oeste da Bahia (Ufob) e UnidomPedro.
A cidade de Barreiras enfrenta uma preocupante onda de furtos de cabos da rede de iluminação pública, que tem afetado diretamente a segurança da população e a prestação dos serviços essenciais. Nos últimos 30 dias, mais de 2.000 metros de cabos elétricos foram furtados em diferentes pontos do município, resultando na desativação de mais de 120 postes de iluminação.
Os crimes ocorrem, em sua maioria, durante a madrugada e têm se concentrado em áreas de grande circulação, como os trechos urbanos das rodovias BR-242 e BR-135. A ausência de iluminação nessas regiões cria zonas de escuridão que aumentam o risco de acidentes e a vulnerabilidade da população a ações criminosas.
A Concessionária Ilumina Barreiras, responsável pela gestão do Parque de Iluminação Pública no município, alerta para os impactos operacionais dessa prática criminosa. O volume de furtos tem exigido remanejamento de equipes técnicas, atrasando o cronograma de manutenção preventiva e as obras de modernização em outras áreas da cidade. Além disso, os prejuízos acumulados apenas em 2024 já superam R$ 40 mil, com seis boletins de ocorrência formalizados.
Casos emblemáticos foram registrados, como o furto na Praça Leizer Azevedo Jesuíno de Oliveira, no Centro Histórico, em janeiro, que resultou na prisão de um suspeito pela Polícia Militar. Em março, a Praça da Igreja Santo Antônio, no bairro Boa Sorte, teve toda a fiação subtraída, incluindo os disjuntores do quadro de energia, obrigando a paralisação dos serviços para o restabelecimento do sistema.
Para conter os prejuízos e dificultar novas ações criminosas, a concessionária está adotando medidas emergenciais, como a substituição dos cabos de cobre por alumínio — material de menor valor comercial — e o reforço da segurança das instalações, incluindo a concretagem das caixas de passagem. Conforme o secretário municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, Bruno Castro, a Ilumina Barreiras tem reforçado que todas as forças de segurança — Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil — foram acionadas e estão atuando nas investigações para identificar os autores dos furtos e os receptadores dos materiais, prática também tipificada como crime.
“Desde janeiro de 2024, Barreiras executa o maior projeto de modernização da iluminação pública da Bahia, com investimentos significativos em manutenção e telegestão. O avanço da PPP, no entanto, tem sido comprometido pelas ações criminosas. A população é orientada a colaborar, denunciando pelo telefone 0800 002 1755 qualquer movimentação suspeita na rede de iluminação pública aos canais de segurança. A preservação do patrimônio público é responsabilidade de todos e combater esses crimes é fundamental para garantir uma cidade mais segura e bem iluminada”, destacou Bruno Castro.
A analista de Economia da CNN Thais Herédia comenta a reação dos empresários à escalada da crise entre o Brasil e os Estados Unidos. Segundo ela, a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), já era prevista pelo mercado, mas o contexto é preocupante. #CNNBrasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs medidas cautelares a Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. O colegiado está julgando a determinação em plenário virtual, com prazo final até segunda-feira (21). Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o voto de Moraes, que justificou as medidas pelo risco de fuga do ex-presidente.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) que vai pedir a revogação dos vistos americanos concedidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, bem como aos seus familiares e aliados no tribunal.
De acordo com Rubio, o presidente Donald Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros que estejam envolvidos em restrições à liberdade de expressão nos Estados Unidos.
Na publicação, Rubio afirmou ter “determinado a revogação imediata” dos vistos de Moraes, de seus familiares diretos e de seus colegas no STF, em defesa da liberdade de expressão.
Faça Medicina na UNIFAAHF! 🩺✨ Se você já concluiu um curso superior, essa é sua chance de ingressar em Medicina sem precisar fazer vestibular! ✅ Estrutura completa e moderna ✅ Aulas práticas desde o primeiro semestre ✅ Ensino de excelência e credibilidade 📅 Vagas limitadas! Inscreva-se agora.
#MedicinaUNIFAAHF #VestibularMedicina #PortadorDeDiploma #OsMelhoresFazemUNIFAAHF
Fonte:Informe Publicitário
18
Jul/25 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Clique AQUI e faça sua matrícula.
Whatsapp: 77 9.9863-2669
Barreiras, Luis Eduardo Magalhães e São Desidério.
Na noite desta quinta-feira, 17, por volta das 22h40, a guarnição composta pelos soldados da 83ª CIPM, o PM Marcon Monteiro e o PM Hebert, salvaram uma moça de tentativa de suicídio na Avenida José Bonifácio, no bairro São Miguel, em Barreiras.
O CICOM acionou a guarnição e rapidamente chegou até a moça que utilizava uma faca em uma das mãos e cortando o braço esquerdo.
A guarnição conseguiu salvar a mesma que foi retirada a faca. Uma equipe do SAMU foi acionada, socorrendo a mesma e encaminhada para a UPA.
O All New Outlander Híbrido combina sofisticação, potência e eficiência em um design marcante. Tecnologia de ponta, dirigibilidade incomparável e respeito ao meio ambiente — tudo em um só SUV.
🚗 Pronto para uma nova experiência ao volante?
📍 Visite a Fama Motors e descubra toda a linha Mitsubishi feita para você.
📱LEM (77) 99864-4128
📱Barreiras (77) 99828-8887
#Mitsubishi #mitsubishimotors #triton #luiseduardomagalhaes #barreiras
Na tarde desta quinta-feira (17), o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, recebeu em seu gabinete representantes da comunidade Angélica Ayres para tratar da ampliação da pavimentação asfáltica na localidade. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, Bruno Castro, dos vereadores Rider Castro, Carmélia da Mata, Graça Mello, Valdimiro José e Hipólito dos Passos, além de moradores e proprietários de chácaras da região, que reforçaram a necessidade de ampliação dos investimentos em pavimentação na localidade.
A reunião teve como foco principal a reivindicação dos moradores pela ampliação das obras de pavimentação asfáltica, em mais cinco quilômetros, uma vez que a comunidade já está sendo contemplada com a pavimentação. O prefeito Otoniel Teixeira ouviu atentamente os pedidos e sinalizou que a Prefeitura está comprometida com a ampliação da pavimentação na comunidade, mas que neste momento, a viabilidade da execução depende da disponibilidade de recursos.
A comunidade de Angélica Ayres foi contemplada com pavimentação asfáltica pela primeira vez em 2020. Nesta nova etapa, está em execução a pavimentação de mais 1.350 metros de asfalto novo, resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e os proprietários de chácaras da localidade. O objetivo é oferecer mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores.
O prefeito reforçou o compromisso da gestão com as demandas da população rural e destacou a importância de articulações políticas e institucionais para garantir a continuidade das obras. “A Prefeitura está fazendo sua parte, com planejamento e execução responsável das obras. Mas para ampliar ainda mais o alcance das ações, é fundamental ampliar as parcerias e unir esforços. Essa pavimentação não é só um pedido da comunidade — é um passo importante para o desenvolvimento da região”, concluiu o gestor municipal.
Aconteceu nos dias 15,16 e 17 de julho o 11° Seminario Regional dos Agentes de Saúde em Bom Jesus da Lapa, com a participação de 42 municípios do oeste da Bahia. O Seminário teve como tema principal “Novas Conquistas e Manutenção dos Direitos" e contou com os seguintes palestrantes: Dra Ângela Ribeiro (Aposentadoria Urbana); Dr. Noildo Gomes (Aposentadoria própria); Roberto Lima (saude mental) e Zilar portela (importancia do trabalho dos ACS/Ace).
No centro, Leila Brotas, presidente do sindicatos dos agentes de saúde de LEM
O evento foi promovido pelo SINDACS/OESTE Presidente Gilvan Ferreira. Presença da FEDACS/BA (Federacao Bahiana ACS/ACE. Tivemos a participação de Ilda Angélica Presidenta da confederação nacional dos agentes comunitários de saúde e Endemias (conacs)Falando de direitos adquiridos e Aposentadoria especial.