05
Ago/25 |
Projeto “Algodão que Aquece” beneficia estudantes de Barreiras com entrega de agasalhos e promove conexão entre educação, agricultura e cultura |
Nesta segunda-feira (4), alunos de três unidades escolares da rede municipal de Barreiras começaram a receber agasalhos do projeto Algodão que Aquece, iniciativa criada em 2018 pelo Núcleo Mulheres do Agro – Oeste da Bahia, com apoio da Prefeitura de Barreiras e de entidades e empresas do setor agrícola da região. A ação chegou ao Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Sabina Moser, no bairro Ribeirão, à Escola Municipal Francisco Joaquim de Lima, no bairro Boa Sorte, e à Escola Municipal Professor José Agostinho Porto, na Baraúna.
Produzidos em 100% algodão, os agasalhos serão entregues até quinta-feira (7) a crianças e adolescentes da Educação Infantil ao 9º ano, totalizando uma média de 3.856 peças. O prefeito Otoniel Teixeira participou do primeiro dia de entregas ao lado da primeira-dama Chaliny Matutino, do secretário de Educação Jeferson Barbosa e da subsecretária Edleuza Matutino, acompanhados por representantes do Núcleo Mulheres do Agro.
Para o prefeito, o projeto representa uma importante união entre o meio rural e a rede de ensino municipal. “A Prefeitura de Barreiras apoia esse projeto que fortalece, além da educação sobre o campo, também a cultura e a agricultura sustentável do nosso município. Esse projeto é inspirador e transformador, por isso agradecemos por essa e outras iniciativas que colocam a educação como prioridade”, destacou Otoniel Teixeira.
Em sua edição de 2025, o Algodão que Aquece também promove o Concurso Musical com a participação de 42 escolas municipais. A competição está prevista para o final do ano e reforça o compromisso do projeto em integrar práticas pedagógicas com os valores do campo, da sustentabilidade e da cultura regional.
De acordo com Suzana Viccini, presidente do Núcleo Mulheres do Agro, o propósito da iniciativa vai além da proteção contra o frio. “Iniciamos hoje as entregas dos agasalhos aqui em Barreiras e estamos muito felizes com a recepção das crianças. Esse é apenas o começo, ainda este ano teremos o Concurso Musical, que trará visibilidade para escolas, coordenadores e estudantes, destacando a importância da educação aliada à sustentabilidade e ao conhecimento sobre o campo”, disse.
O secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, ressaltou o caráter pedagógico da iniciativa. “O ‘Algodão que Aquece’ é um projeto de grande valor para a nossa rede. Ele proporciona bem-estar aos estudantes, mas também carrega uma proposta educativa que contribui significativamente para a formação dos nossos alunos e para o fortalecimento das relações entre escola e comunidade. Agradecemos essa parceria que tanto enriquece a educação municipal”, citou.
Além das unidades visitadas nesta segunda-feira, o projeto seguirá com a distribuição dos agasalhos em outras escolas da rede municipal ao longo da semana. Nesta terça-feira (5), será no Centro Municipal de Educação Infantil Rosália Silva de Carvalho Souza, no Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, no bairro Vila Amorim, também no Centro de Educação Infantil João Paulo II e na Escola Municipal Santa Luzia, ambas no bairro Santa Luzia.
Na quarta-feira (6), as entregas acontecerão na Escola Municipal Prof.° Itaraju Queiroz Santos, no Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco, no bairro São Francisco, e ainda na Escola Municipal Prof.ª Valdete Piedade de Holanda, no bairro Buritis. Já na quinta-feira (7), a rota de entregas se encerrará na Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva, bairro Morada da Lua.