07
Ago/25 |
Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes |
O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, autor da foto em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mostra o dedo do meio a torcedores durante uma partida entre Corinthians e Palmeiras em 30 de julho, foi demitido pelo jornal O Estado de S.Paulo (Estadão). O desligamento do profissional ocorreu na quarta-feira (6).
O registro feito por Alex Silva ocorreu na NeoQuímica Arena, em São Paulo, na primeira aparição pública de Alexandre de Moraes após ser sancionado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) com base na Lei Magnitsky.
No dia do jogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Moraes reagiu aos xingamentos de um grupo de torcedores corintianos. A foto logo viralizou e rendeu uma série de críticas ao magistrado pelo gesto obsceno.
Em nota, o jornal contou que a demissão do fotógrafo já estava programada antes mesmo da repercussão sobre a foto.
“O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos”, informou o jornal.
Em entrevista ao Metrópoles, Alex Silva contou que não houve uma apresentação de uma “justificativa concreta” para a demissão.
“Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho. Simplesmente disseram que o RH pediu para me demitir, porque a empresa está passando por mudanças. Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, destacou.