A premiação é realizada pela União dos Vereadores do Brasil e direcionada aos legisladores municipais de todo o país. A etapa deste ano ocorreu em Brasília, entre os dias 22 e 25 de novembro.
Entre as dezenas de projetos que concorreram a medalha, estava o Café Lilás. Uma iniciativa da vereadora de LEM, realizado no mês de agosto, como objetivo de reunir mulheres empreendedoras para apoiar o combate a violência contra a mulher e incentivar a participação na política.
Ações como essa, fortalecem as mulheres e as encorajam a denunciarem seus companheiros agressores. Muitas mulheres vivem situações de violência dentro dos seus lares, locais onde elas deveriam se sentir protegidas.
“Receber essa medalha significa fortalecer esse trabalho, pois o prêmio contribuirá significativamente como catalisador de forças e mobilização social em prol das mulheres de Luís Eduardo Magalhães e demais municípios do oeste baiano. Com certeza, vai me encorajar, empoderar, e será o combustível para continuar lutando por mais mulheres nesses espaços de decisão”, expressou a vereadora.
"A missão do mandato é levar qualidade de vida para as pessoas através de diversas ações, com foco na defensa da mulher. A premiação é a confirmação da realização desse trabalho, despertando nas pessoas a vontade de ajudar o próximo", finaliza Zezilia Martins.
Desde as primeiras horas da manhã, teve início a movimentação em Maiquinique, onde eleitores retornam às urnas neste domingo (27/11) para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito do município. As mais de 20 seções eleitorais ativas na cidade receberam as urnas eletrônicas ainda durante a madrugada para organização e impressão da Zerésima. A votação, que teve início às 8h, segue até às 17h. Ao longo do dia, quase 8 mil eleitores devem participar do pleito.
O envio das urnas eletrônicas para os locais de votação localizados na sede do município começou por volta das 5h. A ação foi escoltada pela Polícia Militar, responsável também pela fiscalização dos equipamentos durante o período em que ficaram armazenados.
A chefe de cartório da 91ª Zona Eleitoral, Luana Nilo, pontua que o procedimento segue todos os critérios de segurança. “Ainda lacradas, as urnas saem do cartório para os locais de votação. Todos os veículos são acompanhados pela Polícia Militar, o que garante a chegada dos equipamentos nas escolas para serem preparados pelos mesários”, disse.
Já nos locais de votação, as urnas passam pela conferência e testagem. “O primeiro momento é o recebimento da urna. Montamos as seções, testamos os equipamentos e registramos nossa presença. Com a participação dos fiscais dos partidos políticos e demais entidades fiscalizadoras, damos início à emissão da zerésima", pontuou Milena, mesária do Colégio Estadual Altair Almeida Meira.
Zerésima
Como o nome sugere, a zerésima é o documento que, antes do início da votação, atesta que as urnas eletrônicas estão “zeradas”. Ou seja, não possuem registro de votos para nenhum dos candidatos. Equipes de jornalismo, além de delegados das federações de partidos, das coligações e entidades fiscalizadoras podem acompanhar o procedimento. Para maior transparência do processo, o documento emitido pela urna é colocado na frente de cada seção eleitoral.
Votação
Josefino Brito, de 60 anos, foi o primeiro eleitor a chegar no seu local de votação, o Colégio Estadual Altair Almeida Meira. “Faço questão de vir votar cedo. Votar é um direito meu e de todo cidadão brasileiro. Espero votar sempre, mesmo depois dos 90 anos. Votarei até quando Deus me permitir”, afirmou.
Os eleitores e eleitoras podem comparecer aos respectivos locais de votação até às 17h. Antes de sair, consulte as informações sobre o seu local de votação nos canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como:
Documentos necessários
O Título de Eleitor não é um documento obrigatório para a votação. Para apresentar aos mesários, os documentos oficiais aceitos são: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - incluindo a CNH digital, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Caso conste foto do eleitor, o e-Título também poderá ser apresentado ao mesário como documento de identificação. O aplicativo é a versão digital do Título de Eleitor.
O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) realizou a reinauguração do Fórum dos Juizados Especiais na última quinta-feira (24). O evento, também, marcou a inauguração de novos espaços: Sala Passiva, Sala de Depoimento Especial e CEJUSC Pai Presente.
Na ocasião, também foram entregues 18 computadores, 11 monitores e 3 webcam para a unidade. Esses equipamentos foram enviados, especialmente, pelo Presidente do Tribunal baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que não pôde comparecer em razão de compromisso institucional inadiável, mas muito bem representado pelo Desembargador Paulo Chenaud, Coordenador dos Juizados Especiais do PJBA, acompanhado pelo Desembargador Jefferson Alves de Assis.
O Desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud falou, na ocasião, sobre o seu vínculo afetivo com a Comarca de Barreiras e ressaltou o empenho do Chefe do Judiciário baiano com o primeiro grau de jurisdição.
‘’O Presidente Nilson Soares Castelo Branco, em sua posse, deixou bem claro o seu compromisso com o primeiro grau de jurisdição. E, hoje, nós estamos aqui vendo a realização disso. Já foram instalados diversos Cejusc´s e salas passivas, engrandecendo o nosso Tribunal e atendendo a compromissos legais”, completou.
Em seu discurso, a Diretora de Primeiro Grau, Viviane da Anunciação Souza, representando a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, destacou que, na Bahia, todas as unidades de primeiro e segundo graus já oferecem a possibilidade de utilização dos recursos do Juízo 100% Digital. ‘’A instalação de mais uma sala passiva, nesta comarca, é um pacto de inclusão, é um marco que consolida a transformação do Judiciário, garantindo o acesso à justiça a todos os seus usuários’’, completou.
O Juiz Diretor do Fórum, Gabriel de Moraes Gomes, caracterizou a iniciativa como ‘’a justiça do presente’’ e explicou o funcionamento dos novos espaços implementados. “Depoimento Especial é algo que já vem previsto na Lei desde 2017 e visa melhor atender tanto à qualidade da prova quanto à dignidade e à integridade do depoente. Da mesma maneira, a Sala Passiva é um complemento necessário, para que o processo eletrônico possa atingir toda a sua magnitude”, destacou o Magistrado.
De 2020 a 2021, o Tribunal baiano tinha cerca de 300 conciliadores. Neste ano, porém, em apenas nove meses da nova gestão, mais de 600 conciliadores estão presentes nos Sistemas dos Juizados Especiais e dos Juizados Adjuntos.
Por fim, os componentes da mesa realizaram o descerramento das placas de inauguração e visitaram as novas instalações.
Compuseram a mesa de honra o Desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud, representando o Presidente Nilson Soares Castelo Branco; o Desembargador Jeferson Alves de Assis; o Juiz Diretor da Comarca, Gabriel de Moraes Gomes; o Procurador-Geral de Barreiras, Túlio Machado Viana; a Diretora de Primeiro Grau, Viviane da Anunciação Souza; o Presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Vereador Antoniel Nascimento Teixeira; o Comandante da Polícia Militar de Barreiras, Coronel PM Osival Moreira Cardoso; e o Diretor do Conjunto Penal de Barreiras, Major PM Elpídio Sacramento.
Descrição da imagem: Foto da mesa de cerimônia de reinauguração do Fórum dos Juizados Especiais e as inaugurações da Sala Passiva, da Sala de Depoimento Especial e do CEJUSC Pai Presente {fim da descrição}.
O PT expulsou neste sábado (26), durante reunião do diretório estadual do partido, cinco vereadores filiados à legenda que apoiaram ACM Neto (UB) para governador da Bahia nas últimas eleições contra Jerônimo Rodrigues, filiado ao PT, que saiu vitorioso.
Foram expulsos os vereadores Ronaldo Cabral, de Amargosa, e Vera Galega, de Andaraí. Ambos apoiaram ACM Neto é Cacá Leão (PP), derrotado ao Senado.
Também foram expulsos os vereadores Helder Cabral, de Santo Estevão, e Márcia da Silva, de Macaúbas.
Em Gingogi, foram expulsos presidente, vice e secretários municipais do partido, todos por apoiarem ACM Neto, e o vereador e líder do PT na Câmara, Gutembergue, também por apoio ao ex-prefeito de Salvador.
Último na chapa do PP a se eleger deputado federal no pleito deste ano, atrás de Neto Carletto, Mário Negrononte Jr. e Claudio Cajado, João Leão pode disputar as eleições municipais de 2024.
Segundo o colunista Victor Pinto, há movimentações para que o deputado eleito dispute a Prefeitura de Lauro de Freitas, cidade que já governou no passado. A atual prefeita, Moema Gramacho (PT), está no quarto mandato e não pode se candidatar à reeleição.
O nome de Caca Leão já foi cogitado para a disputa. Ele tentou se eleger senador na chapa de ACM Neto e acabou derrotado para Otto Alencar (PSD). Em entrevista recente, porém, Cacá negou qualquer disposição de disputar as eleições municipais.
Aliados recentes e históricos, como PSOL, PSB e PCdoB, reivindicam espaços no futuro governo que não fiquem circunscritos a pastas identitárias ou de menor relevância
Enquanto faz gestos e busca uma fórmula para acomodar apoiadores do centro político e liberais no seu futuro governo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta pressão de aliados recentes e históricos do campo da esquerda. A busca é por espaços na administração federal que não fiquem circunscritos a pastas identitárias ou de menor relevância.
De acordo com informações publicadas neste domingo (27) pelo jornal O Estado de São Paulo, pela primeira vez desde junho de 2004, quando foi fundado o PSOL – a partir de uma dissidência do PT –, um governo petista não deverá enfrentar oposição à esquerda no Congresso Nacional e nos movimentos sociais e sindicatos.
Depois de abrir mão de lançar candidato próprio à Presidência pela primeira vez em 2022, o PSOL, que elegeu 12 deputados federais, vai reunir sua direção nacional no próximo dia 17 para deliberar sobre o apoio ao governo Lula. Ainda existem resistências internas, mas a ala pró-Lula tem maioria para formalizar o alinhamento. Ao mesmo tempo, negocia espaços no primeiro escalão.
Ainda segundo O Estadão, Lula sinalizou à legenda que deve criar o Ministério dos Povos Indígenas e nomear para o comando da pasta a deputada eleita Sonia Guajajara (SP), mas a pasta não satisfaz a legenda. O PSOL disputa com o PSB o Ministério das Cidades e quer emplacar no órgão que deve ser recriado o deputado eleito Guilherme Boulos (SP).
Nos primeiros mandatos de Lula, o PSB comandou o Ministério da Ciência e Tecnologia, mas agora o partido do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin aumentou a fatura. O ex-governador paulista Márcio França conta com o apoio da sigla para comandar a pasta das Cidades, uma das mais influentes do governo.
Equipe já tem quase o dobro de integrantes da constituída por Bolsonaro em 2018
Com velhos conhecidos de outros governos petistas e caras novas, aliados históricos e antigos adversários, a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encaminha para completar um mês de trabalho com 416 integrantes —a maior dentre todas as transições desde 2002.
Muitos dos postos foram preenchidos por aliados do período eleitoral e derrotados nas urnas, que agora se veem sem um futuro bem definido. E esse inchaço já provoca ruídos em alguns grupos técnicos.
Além disso, nos bastidores já se desenrola uma disputa para preencher vagas dos segundo e terceiro escalões da máquina federal, ao mesmo tempo em que os nomes mais fortes articulam para que eles próprios possam assumir ministérios.
O governo de transição começou a atuar oficialmente logo após o segundo turno das eleições, com as discussões e formações dos primeiros grupos técnicos e escolha dos coordenadores. No entanto, foi apenas na semana seguinte que a equipe de Lula se estabeleceu no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, que desde então viu sua movimentação aumentar dia a dia.
Um dos eventos frequentes tem sido o anúncio por parte do coordenador da transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), de novos quadros para compor a equipe. E o inchaço ainda deve aumentar nos próximos dias, porque ainda há grupos técnicos indefinidos, como o da Defesa.
A transição também conta atualmente com 20 cargos remunerados. Segundo a legislação referente à transição, as equipes dos presidentes eleitos têm direito a até 50 cargos especiais de transição governamentais, cujos salários variam de R$ 2.700 a R$ 17,3 mil. Os demais atuam como voluntários ou então cedidos por seus órgãos de origem, nos casos de funcionários públicos.
O governo de transição de Lula já tem praticamente o dobro dos integrantes da equipe de Jair Bolsonaro (PL), em 2018. Foram 220 pessoas trabalhando na preparação da atual gestão, sob o comando de Onyx Lorenzoni.
No final de 2002, a equipe de transição do primeiro mandato de Lula contou com 69 pessoas.
Agora, na tentativa de montar uma equipe com os nomes preferidos de Lula e do PT, ao mesmo tempo que aliados e outros nomes que o ajudaram eleitoralmente são contemplados, o que se tem visto são grupos técnicos inchados —além de muitos bem heterogêneos e antagônicos.
Na última semana, a transição ainda anunciou a entrada de 99 políticos nos grupos técnicos, entre deputados e senadores em exercício ou eleitos. A indicação pegou de surpresa parte dos integrantes dos grupos, que já planejavam os trabalhos com a composição que estava estabelecida.
Um primeiro ruído teve um desfecho na última semana, com a desistência do deputado federal Alexandre Frota (Pros-SP) de integrar a equipe de transição. Ex-bolsonarista e aliado de última hora, Frota foi um dos parlamentares que Alckmin anunciou para contribuir nos grupos.
Ele atuaria no grupo técnico da Cultura, mas sua nomeação despertou a ira de petistas e da classe artística historicamente ligada ao partido. Frota anunciou a sua desistência, apontando “preconceito” contra ele.
A divisão em 31 grupos técnicos é apontada como um esboço do futuro governo e dos ministérios que irão formá-lo. Aliados apontam que a presença na transição não significa lugar na Esplanada, mas a presença de diversos pesos pesados já abriu uma disputa em alguns grupos técnicos pela vaga de ministro.
Uma das disputas está no grupo técnico de Cidades e envolve o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), preferido dos petistas, e o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), do partido de Alckmin e considerado peça importante no xadrez político.
Atritos em outros grupos técnicos prometem dar dor de cabeça a Lula. Na Assistência Social, área responsável pelo Bolsa Família, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) figura como uma das cotadas após ter saído fortalecida das eleições presidenciais e ter ajudado na campanha petista. Mas há também Tereza Campello, referência petista e que já integrou o governo de transição de 2002 na área.
As duas parecem sintonizadas nas agendas públicas, como na recente visita ao Ministério da Cidadania. Por outro lado, petistas já atuam nos bastidores para evitar que uma das principais bandeiras do futuro governo fique na mão de uma neoaliada, ao mesmo tempo que a direção do MDB joga o peso do partido para evitar que Tebet seja descartada.
Disputas semelhantes são vistas em grupos técnicos como o da Agricultura e o do Desenvolvimento Regional, entre outros.
Integrantes da equipe de transição citam o caso do grupo técnico de Minas e Energia como um exemplo de sinergia e alinhamento. Praticamente todos os integrantes, entre acadêmicos e políticos, compartilham a visão petista sobre energia e o papel da Petrobras, por isso as falas e declarações estão alinhadas —apesar de terem provocado reação do mercado, por sugerirem um controle maior do Estado.
Os grupos técnicos de Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovações também sugerem, a princípio, um certo alinhamento com os princípios petistas e pouco antagonismo e discordâncias internas.
Com a certeza de que não haverá espaço para todos no novo governo, a participação na transição já está sendo vista como um “prêmio de consolação”, o que explicaria parte do inchaço da equipe nessa etapa. A lógica vale especialmente para parlamentares que não tiveram sucesso nas urnas em outubro e que agora buscam espaço —mas que não contam com o peso político de mandatos.
Questionado sobre o inchaço, o governo de transição respondeu em nota que “segue rigorosamente o que está previsto na legislação específica”, com aval para nomear “50 cargos comissionados, servidores requisitados de outros Poderes e colaboradores voluntários”.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
27
Nov/22 |
Dia D para conscientização contra o preconceito e empoderamento racial é realizado em São Desidério |
Nesta quinta-feira, 24, foi realizado o dia D para conscientização contra o preconceito e empoderamento racial. Com raízes africanas e precisando reconhecer isso como valor, não como fraqueza. O Projeto Pérola Negra já faz parte da nossa realidade e temos visto muitos alunos mudarem de postura, reconhecendo-se como negros orgulhosos e envolvidos nas lutas contra o racismo.
Neste sentido, os professores, por iniciativa de Luciana Rocha, professora de História, desenvolveram juntamente com os demais profissionais da escola, atividades como mini palestra de conscientização sobre resistência, com o Coordenador João Batista, concurso da Pérola Negra e Deus Ébano, participação de alunos de Barreiras representando o movimento afro e fazendo divulgação do seu trabalho através de penteados, roda de capoeira, com Mestre Nego, exposição de trabalhos artísticos, apresentação de poemas, entre outros.
Atividades simples, mas bastante significativas e necessárias, pois dia de luta contra o preconceito e desrespeito aos direitos humanos são todos os dias!
Os estudos clínicos da primeira vacina totalmente nacional contra a covid-19 foram iniciados hoje (25) na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O imunizante SpiN-Tec MCTI UFMG é o primeiro desenvolvido com tecnologia e insumos nacionais, além de ser financiado com recursos de instituições brasileiras.
Durante evento realizado em Belo Horizonte, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, aplicou a primeira dose da vacina em um dos 1 mil voluntários que se inscreveram para participar dos testes.
Os testes serão realizados em três fases que reunirão 72, 360 e 5 mil voluntários, respectivamente. Após a conclusão das duas primeiras, um relatório com os resultados obtidos será enviado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorização da fase seguinte.
Antes da utilização em humanos, testes pré-clínicos realizados em laboratório e em animais confirmaram a eficácia e a segurança preliminar da vacina. Os resultados foram publicados em agosto deste ano na revista científica Nature.
Os ensaios clínicos são coordenados pelo professor Helton Santiago, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e pelo professor Jorge Andrade Pinto, da Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac).
A SpiN-Tec teve investimento de R$ 16 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações e participação da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas) e da Rede Vírus - comitê que reúne agências de financiamento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
27
Nov/22 |
Centenas de peixes ficam presos em alagadiços às margens do rio São Francisco, em Ibotirama |
Há dois dias, o Gazeta 5 recebe vídeos que mostram centenas de peixes e alevinos presos em um alagadiço no trecho do Riacho Santo Onofre, no Calumbi, em Ibotirama.
Por conta da ramagem e do nível da água, que é baixo, os peixes não conseguem nadar até o rio e, segundo informado, acabam morrendo.
Em uma das gravações, pescadores se reúnem para limpar o alagadiço e favorecer a descida dos cardumes ao rio. Também há informações de voluntários recolhendo os alevinos e levando à correnteza.
Apesar disso, há denúncias de que pessoas estariam recolhendo os peixes para outros fins.
Diante da situação, é importante destacar que, desde 1º de novembro, está em vigor o período de defeso. Até o dia 28 de fevereiro, fica proibida a pesca de todas as espécies ocorrentes na bacia hidrográfica do rio São Francisco.
Vencem na próxima semana os prazos para os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0 pagarem a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou então quitarem o tributo em parcela única, sem desconto. Os vencimentos são nos dias 29 (placa final 9) e 30 (placa 0). Para realizar o pagamento, o contribuinte deve se dirigir a uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.
Os veículos com placas de finais 1 a 6 que não efetuaram o pagamento do Imposto já foram notificados, e as outras placas deverão entrar na mesma situação em breve. Nestes casos, para quitar o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado. Só após a quitação, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), expedido pelo SAC Digital.
O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sefaz.ba.gov.br), no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para [email protected].
Licenciamento completo
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) reforça que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. Para o automóvel estar regularizado, é necessário quitar, também, débitos do licenciamento anual e possíveis multas, se houver.
Outro alerta é a respeito da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento.
O CRLV-e pode ser emitido utilizando-se o SAC Digital, pelo endereço www.sacdigital.ba.gov.br. Será necessário entrar com usuário e senha ou então, para quem está acessando pela primeira vez, fazer o cadastro. Para mais informações, acesse www.detran.ba.gov.br.
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a linhagem BQ.1 da variante Ômicron em amostras de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) de residentes da Bahia, em nova rodada de sequenciamento genético. Foram seqüenciadas ao todo 128 amostras coletadas em outubro e novembro e a BQ.1 representa 32% deste total.
Os genomas sequenciados correspondem em 100% a variante Ômicron, sendo 3,2% (4/128) da linhagem BA.1; 1,6% (2/128) da linhagem BA.2; 18,0% (23/128) da linhagem BA.4; 42,1% (54/128) da linhagem BA.5; 32,0 % (41/128) da linhagem BQ.1 e 0,8% (01/128) para cada uma das linhagens BE.1, BE.9, BF.33 e XBB.2. Além do sequenciamento feito pelo Lacen-BA, a Fiocruz/BA detectou mais três amostras com a BQ.1.
As identificações da linhagem BQ.1 foram em materiais provenientes dos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho, municípios onde houve aumento do número de casos de Covid-19.
Para escolha das amostras para o sequenciamento foram adotados como critérios suspeitas e/ou contatos de VOC (do inglês Variants of concern, variantes de preocupação/atenção) e VOI (do inglês Variants of interest, variantes de interesse) informados pela vigilância; surtos, tripulantes de navio, casos que evoluíram para óbitos; casos de COVID-19 que se agravaram rapidamente; amostras com alta carga viral; além de pacientes com diagnóstico positivo para SARS-CoV-2 com histórico de viagem para região de circulação de variantes de atenção.
A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro alerta que este é um cenário em que a população deve ter ainda mais atenção para completar o esquema vacinal. “Temos ainda cerca de 7,8 milhões de baianos com a vacinação pendente. Deste total, 1 milhão sequer tomou a primeira dose”, pontua a Secretária. Ela aponta que a Secretaria da Saúde do Estado tem dado apoio aos municípios para levar a vacina à população. Adélia Pinheiro destaca ainda que é importante a testagem, isolamento de casos positivos e uso de máscaras em unidades de saúde.
Com o objetivo de coibir as práticas de furtos aos comércios durante as madrugadas, a Secretaria de Segurança e Trânsito, através da Guarda Civil Municipal iniciou no último dia 23 (quarta-feira), a operação corujão, que está acontecendo durante as noites e madrugadas na parte comercial do Centro e bairro Santa Cruz.
Após o início das Operações, nenhum furto foi registrado nos comércios da Cidades de Luís Eduardo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido.
A justificativa da agência é que as condições de geração de energia no país estão boas. “Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, afirmou a Aneel, em nota.
Bandeiras tarifárias
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril deste ano, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.
O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.
26
Nov/22 |
PREMOLEM - Industria de Pré-Moldados |
PREMOLEM - Indústria de Pré-Moldados
End: Rua Alagoinhas, 130 - Santa Cruz.
Luís Eduardo Magalhães-BA
Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-4067
Nosso Site: www.premolem.com.br
Acesse nossas redes : @premolem
Parte do muro da Creche Municipal de Educação Infantil Professora Maria Eunice Silva de Oliveira, na cidade de Correntina, no oeste da Bahia, desabou na tarde de sexta-feira (25), por causa da forte chuva que atingiu o município. Segundo a prefeitura da cidade, ninguém ficou ferido.
O caso aconteceu por volta 14h. De acordo com a diretora da creche, Marizete Alves da Silva de Araújo, de 53 anos, a unidade estava em reforma e o muro não aguentou a força da água.
Ainda segundo a diretora, a creche funciona em tempo integral com 167 crianças, mas no momento tinha uma média de 100 pessoas no local, entre crianças e funcionários. No pavilhão que desmoronou o muro, possui quatro salas, mas apenas uma tinha crianças que dormiam após o almoço.
Uma professora e uma cuidadora que estavam no local no momento pegou as crianças e saíram do local. As duas se sentiram mal por causa do susto.
A cuidadora foi levada para o Hospital Municipal por causa da pressão que subiu, mas foi atendida e liberada.
Pouco depois do ocorrido, a diretora entrou em contato com a Secretaria de Educação e com o prefeito do município, Nilson José Rodrigues, que foram para o local. Uma máquina foi levada para derrubar a parte que restou do muro e evitar mais acidentes.
As aulas da creche estão suspensas por tempo indeterminado, até quando as reformas forem finalizadas de acordo com a diretora da creche.
26
Nov/22 |
Alunos passam mal em escola na zona rural de Santa Rita de Cássia e são atendidas pelo Samu |
Alunos da Escola Municipal Bernadino José Dias, localizada na zona rural de Santa Rita de Cássia, passaram mal na manhã de quinta-feira (24). A suspeita é que os alunos tenham tido intoxicação alimentar, mas a prefeitura afirmou que a merenda ainda não havia sido servida quando os estudantes apresentaram os sintomas de coceira, sonolência e enjoo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 13 pessoas no local, sendo um adulto e 12 crianças.
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra as ambulâncias em frente à escola. Cinco crianças foram liberadas, enquanto as outras sete e o adulto foram encaminhados para um hospital na cidade, onde ficaram em observação. Eles receberam alta no mesmo dia e , segundo a prefeitura, todos passam bem.
A escola foi fechada para que a Vigilância Sanitária e Ambiental da cidade e a Secretaria Estadual de Vigilância Sanitária e Ambiental investiguem a causa do mal estar. Não há previsão da data de reabertura da unidade.
A prefeitura ainda afirmou que está à disposição da comunidade para esclarecimentos e assistência necessária.
O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, divulgou um vídeo em suas redes sociais em repúdio à fala de Lula de que lideranças evangélicas poderiam ser responsabilizadas por mortes durante a pandemia da Covid.
A declaração do petista foi feita na última quinta-feira, durante reunião virtual com representantes de associações médicas e instituições de saúde. O encontro tinha como objetivo discutir a vacinação contra a doença.
“O PT não tem moral de cobrar nada sobre pandemia e nem sobre a saúde, essa que é a verdade”, disse Malafaia.
“Que moral o Lula tem para cobrar alguma coisa? Vai lavar essa sua boca de cachaça. Você só está aí porque tem amiguinho no STF que liberou você. Você foi condenado em todas as instâncias por corrupção. Quero ver que líder evangélico que vai receber esse crápula.”
26
Nov/22 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
26
Nov/22 |
LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas |
Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!
🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA