Na manhã de hoje, quinta-feira, 9, ocorreu uma colisão frontal entre uma carreta e uma caminhonete, na BR 349, na altura da ponte Gercino Coelho, sob o Rio São Francisco, no município de Bom Jesus da Lapa.
A ponte ficou interditada e mobilizou equipes da Polícia Militar, SAMU e Bombeiros militares no local, pois uma pessoa ficou ferida e foi socorrida para a UPA local.
O circuito de segurança da ponte flagrou o momento do acidente.
Em clima de carnaval, a noite de quarta-feira (08) em São Desidério, foi marcada pelo retorno da primeira edição de 2023 da feirinha, que contou com boa presença do público.
A feirinha noturna contempla artesanato, comidas e bebidas típicas da culinária da região, turismo, cultura, lazer, informação, diversão, música, além de geração de renda e valorização dos pequenos produtores e artesãos. A Sematu preparou uma mostra de Educação Ambiental sobre o tema ‘Coleta seletiva dos resíduos sólidos’, no intuito de incentivar a prática no município.
Ao som de músicas de carnaval, expositores e participantes prestigiaram o evento que contou com a animação do cantor Rodrigo Rocha. “Um evento marcante que retorna com toda força e mostra que a feirinha já é marca registrada em nossa cidade. Ano passado foi muito bom e para esse ano estou com boas expectativas”, relatou a expositora, Eliane Gomes, integrante da Associação dos Produtores Rurais de Samambaia.
O 17º GBM e a Aiba promoveram, nesta quinta-feira (9), em Barreiras, o seminário "Segurança do Trabalho no Campo". O evento reuniu empresários do agronegócio, técnicos e engenheiros responsáveis pela segurança das fazendas associadas à AIBA.
O principal objetivo foi reforçar o conhecimento sobre legislação estadual de segurança contraincêndio e toda legislação de segurança do trabalho, com destaque para as NR-33 e NR-35 (segurança do trabalho), e IT-27, do CBMBA, que trata sobre incêndio e explosões em silos, além dos critérios para obtenção do AVCB ou CLCB.
Participaram como palestrantes o comandante do 17º GBM, tenente-coronel BM Bahia, o cabo BM Darley, o soldado BM André Barbosa, membros do Setor de Atividades Técnicas (SAT), e o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
Além do público presente, várias pessoas ligadas ao agronegócio da região Oeste acompanharam o seminário de maneira virtual.
Com o conhecimento adquirido, todos os participantes poderão reforçar a cultura de prevenção, garantindo a segurança máxima para as instalações, trabalhadores e comunidade em geral, no que diz respeito a eventuais incêndios, explosões e acidentes de trabalho no campo.
Um grupo de delegados da Polícia Federal foi recebido na manhã desta quarta-feira (8) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Barreiras, oeste da Bahia. No encontro, foi debatido estratégias para atuação conjunta dos dois órgãos na região, principalmente em ações de combate ao trabalho escravo, além de promover maior alinhamento institucional, facilitando o compartilhamento de informações e a cooperação técnica.
A reunião contou com a participação das procuradoras Aline Cunha, coordenador da unidade do MPT em Barreiras, e Carolina Ribeiro, vice-coordenadora regional de combate ao trabalho escravo. Também participaram da conversa o delegado-chefe da PF em Barreiras Gideão Ribeiro de Souza, e o chefe substituto, o delegado Radael Silva Zaidan. O grupo contou ainda com a presença dos Delegados Jureni Gualberto Pereira Júnior e Ingara Fonseca Mariano, além do agente Jonathas Moreira Almeida.
A gestão de frotas comerciais é um dos tipos de monitoramento mais comuns encontrados no mercado, pois podem abranger diferentes rotinas e companhias.
Como frota comercial, é possível compreender todos os tipos de conjunto de veículos a serviço de comércios e indústrias.
Dessa forma, a gestão de frotas comerciais se torna uma alternativa adaptável para companhias distintas. Além disso, as atividades que compreendem a gestão desses veículos também possuem objetivos mais gerais.
Por exemplo, as estratégias podem se concentrar na otimização do serviço e na manutenção dos automóveis.
Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT
CLICK Celurares e Informática
End: Rua Piauí, 630 - Centro.
Luís Eduardo Magalhães-BA
Contato:
Chama no WhatsApp: 77 99911-9011
Acesse nossas redes : @lojaclick.lem
Um tremor de terra foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, nesta terça-feira (7), na região do município de Jacobina, no centro-norte da Bahia.
De acordo com o laboratório, o evento ocorreu às 9h54 e teve magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. O último evento divulgado pelo LabSis/UFRN no município foi neste último domingo (5), que provocou medo na população.
Em relatos através de grupos no whatsApp, um morador falou sobre a sensação no momento do tremor, “pensei que a casa ia cair, estremeceu tudo aqui”. Este evento teve magnitude preliminar calculada em 2.7 mR.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e na região Nordeste do país.
Frequência
Desde fevereiro de 2021, quando foi instalado o sismógrafo na cidade, foram contabilizados mais de 100 tremores. Clique aqui e veja o relatório do LabSis/UFRN. Esse foi o oitavo tremor de terra registrado em Jacobina neste ano.
7 de fevereiro: magnitude de 1.8 mR
5 de fevereiro: magnitude de 2.7 mR
22 de janeiro: magnitude de 1.7 mR
21 de janeiro: magnitude de 1.9 mR
17 de janeiro: magnitude de 2.5 mR
16 de janeiro: magnitude de 2.5 mR
14 de janeiro: magnitude de 1.7 mR
8 de janeiro: magnitude de 1.5 mR
O serviço de portaria oferecido pela Proteges Prestadora de Serviços é prestado por uma equipe de profissionais ágeis e preparados para atender condomínios residenciais e comerciais, indústrias, instituições de ensino, hospitais e empresas de diversos portes e segmentos. Nós oferecemos um serviço de portaria personalizado, voltado exclusivamente para a necessidade individual de cada cliente.
Venha ter proteção na Proteges!
Entre em contato:
📞 77 99965-6439
📱 77 99907-1761
Ou faça-nos uma visita:
📌 Rua Italiana Shwengber, 204, Jd. Imperial. Luis Eduardo Magalhães-BA
Depois de furar o teto da meta no ano passado, a inflação oficial perdeu ritmo e abriu 2023 com alta de 0,53% em janeiro, ante variação de 0,62% apurada no mês anterior. O avanço foi puxado pelos preços dos alimentos (+0,59%) e dos combustíveis (+0,68%), segundo dados revelados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a desaceleração, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumula elevação de 5,77% nos últimos 12 meses. O percentual mantém a queda da taxa iniciada em abril do ano passado e corresponde à menor variação para o período desde fevereiro de 2021, quando o índice anual era de 5,2%.
A meta de inflação estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para este ano é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (de 1,75% para 4,75%). O mercado financeiro prevê o terceiro estouro consecutivo do teto da meta, mas o BC (Banco Central) tenta agir com a manutenção dos juros no maior patamar desde 2017.
Claudia Moreno, economista do C6 Bank, avalia que os preços seguem uma trajetória ainda lenta de desaceleração. "Na nossa visão, a inflação deve continuar desacelerando a passos lentos, principalmente em função de serviços, que sofrem com a inércia inflacionária. Além disso, o aumento da massa salarial disponível para o consumo deve manter a demanda do segmento elevada", afirma.
Alimentos
Em janeiro, a alta foi impulsionada pelos preços dos grupos de alimentação e bebidas (+0,59%), com grande influência da batata-inglesa (+14,14%) e da cenoura (+17,55%). Para Pedro Kislanov, gerente da pesquisa, os avanços são justificados pela grande quantidade de chuva nas regiões produtoras.
Por outro lado, houve queda de 22,68% no preço da cebola, por conta da maior oferta vinda das regiões Nordeste e Sul. No ano passado, o item acumulou alta de mais de 130%. Também apresentaram variações negativas os preços do frango em pedaços (-1,63%) e das carnes (-0,47%).
Na alimentação fora do domicílio (0,57%), a maior contribuição foi do lanche (+1,04%). A refeição, por sua vez, teve alta de 0,38%, acima do mês anterior (+0,19%). Os preços de refrigerantes e água mineral (+0,81%) e da cerveja (+0,43%) também subiram.
O segundo maior impacto da inflação no mês partiu do ramo de transportes (+0,55%), puxado pela alta dos combustíveis (6,8%). Os destaques para a variação foram a gasolina (+0,83%) e o emplacamento e licença, que incorporou pela primeira vez a fração referente ao IPVA de 2023 (+1,6%).
Além da gasolina, o etanol ficou mais caro (+0,72%). Na contramão, os preços do óleo diesel (-1,4%) e do gás veicular (-0,85%) apresentaram queda em janeiro.
O grupo habitação registrou alta de 0,33%, com destaque para a taxa de água e esgoto (+1,44%), por conta dos reajustes ocorridos em três áreas: Belo Horizonte (+12,73%): reajuste de 14,62%, a partir de 1º de janeiro; Brasília (+8,29%): reajuste de 9,51%, vigente desde 1º de janeiro; e Campo Grande (+5,56%): reajuste de 6,89%, em vigor desde 3 de janeiro.
Termina hoje (9) o prazo para que os candidatos pré-selecionados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementem os dados de inscrição. O prazo vale para os candidatos cuja inscrição foi postergada para o 1º semestre de 2023 – no caso, as efetivadas em semestre posterior ao que o estudante foi pré-selecionado para uma vaga no programa, segundo o Ministério da Educação.
A complementação dos dados de inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Fies até as 23h59 de hoje.
O Fies é um programa que possibilita, a estudantes, o financiamento das mensalidades nas instituições de educação superior não gratuitas. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juro zero a quem mais precisa, e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O acesso aos cursos têm por base a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O MEC alerta que, após complementar a inscrição, os estudantes devem ficar atentos a alguns prazos estipulados para as próximas etapas do programa. “Em até cinco dias, contados a partir do dia seguinte à complementação da inscrição, o candidato deve validar as informações já declaradas diretamente na instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado”, explicou, em nota, o ministério.
Além disso, acrescenta a nota, “em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação da inscrição pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), o estudante deve comparecer ao banco para entregar a documentação exigida para a contratação e, uma vez tendo obtido a aprovação, formalizar o financiamento”.
O MEC ressalta que toda instituição de ensino que participa do Fies conta com uma CPSA, e que compete, a esse setor, tratar dos assuntos relacionados ao financiamento, bem como oferecer informações sobre os procedimentos para a entrega da documentação exigida.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou hoje (9), no Diário Oficial da União, portaria com novas regras para empréstimo consignado no âmbito do Programa Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.
O texto fixa em 5% o limite para desconto no benefício pago a famílias beneficiárias do Bolsa Família ou de outros programas federais. Além disso, o número de prestações não poderá exceder seis parcelas sucessivas e a taxa de juros não poderá ser superior a 2,5%.
Em janeiro, a Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão da oferta de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família. Em comunicado, o banco informou que o produto passaria por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”.
Na manhã desta quinta-feira, 9, o repórter Weslei Santos, do Blog do Sigi Vilares, conversou com familiares de Karoline Paiva, de 29 anos, que estava desaparecida há 10 dias após conseguir abrir o portão e sair de sua residência no bairro Jardim Paraíso, em LEM.
De acordo com informações, Karoline foi localizada na noite de ontem, quarta-feira, 8, na cidade de Ibotirama, após sofrer uma crise de abstinência. Karoline caminhou em boa parte do seu trajeto a pé e também recebeu carona de um caminhoneiro que teria localizado ela após divulgarmos o seu desaparecimento e também viralizar nas redes sociais. Karoline toma remédios controlados e estava sem fazer o uso nos dias que sumiu, foi encontrada sem roupas e deixada em local seguro até o encontro com seu pai que aconteceu nesta quinta-feira, 9.
O ano de 2023 iniciou com promoção para quem frequenta os Boxes do Mercado Municipal do bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães. E em comemoração ao Carnaval, do dia 13 a 22 de fevereiro, serão oferecidos descontos de até 20% para os consumidores. Lembrando que é importante consultar quais os boxes estão participando da campanha.
O Carnaval da Economia é uma iniciativa da da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e tem como objetivo atrair o público para o espaço, movimentar a economia local, com o incentivo aos pequenos agricultores que comercializam na Feira.
FUNCIONAMENTO O Mercado Municipal funciona de segunda a sábado, das 08h às 18h e aos domingos, das 5h30 às 14h.
09
Fev/23 |
Com a HE-NET você pode mais!!! |
2022 foi produtivo e fértil: completamos 15 anos, lançamos nossos novos hardware e software, iniciamos o monitoramento com Triangulação através das medições das usinas solares e instalamos inúmeros novos equipamentos Brasil afora.
Durante década e meia, mantivemos o mesmo modelo de trabalho, porém, mais dinâmico e adaptado às novas demandas, e investimos na transformação digital.
Ao invés de reduzirmos os investimentos, optamos por acelerar as aquisições, e em meio às crises que atravessamos, cumprimos o nosso principal objetivo, que é o de MONITORAR as faturas de energia de nossos clientes a fim de auditá-las no final do mês e através de nossa gestão, administrar para que eles cumpram todo o regramento, evitando assim multas desnecessárias e consequentemente diminuindo o seu custo final.
Entre retificações e multas evitadas, economizamos, em 2022, R$ 5,48 milhões. E prosseguiremos, em 2023, na mesma direção, sempre a caminho da evolução.
MONITORAR
@monitorarenergia
www.monitorarge.com
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (09/02), a Operação “Custódia Infante”, visando coibir a produção, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. Foi cumprido mandado de busca e apreensão, na cidade de Barreiras/BA, expedido pela Justiça Federal desta cidade, para obtenção de elementos complementares de prova sobre a prática dos delitos de produção, divulgação e armazenamento de cenas de pornografia envolvendo crianças e adolescentes.
As investigações revelaram um grupo formado por estrangeiros e brasileiros compartilhando e trocando material pornográfico infantojuvenil, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. A partir da utilização de técnicas especializadas, um investigado brasileiro foi identificado como responsável pelos compartilhamentos e disponibilização dessas imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil.
O suspeito responderá pelos crimes de divulgação e armazenamento de material de abuso sexual infantil. Se condenado, as penas somadas podem alcançar 10 anos de reclusão.
09
Fev/23 |
Carnaval de Ofertas da JAÚ |
A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.
Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974
09
Fev/23 |
Conheça a Agropecuária Portal do Criador |
Trabalhamos com toda linha de Nutrição Animal, Rações para Cães, gatos, aves, peixes, cavalos e bovinos. Núcleos, concentrados, sal mineral, medicamentos e Ultensilios para pecuária.
Agropecuária Portal do Criador - Rua Porto Seguro, 744, ao lado da rotatória da Praça Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz (LEM).
O Brasil enfrenta desde o fim de 2021 uma completa ausência de informações centralizadas sobre as vendas de medicamentos controlados, que requerem retenção da receita e vão desde antibióticos, passando por antidepressivos e ansiolíticos, até entorpecentes, como a morfina.
O R7 levou o caso à CGU (Controladoria-Geral da União) e foi informado que após enfrentar "limitações de infraestrutura tecnológica" a agência reguladora desobrigou todas as farmácias privadas e hospitais de enviar informações de medicamentos. O processo se tornou opcional.