Notícias

12
Fev/14

Prefeitura disponibiliza Teste Rápido para diagnóstico de gravidez


Primeiramente o farmacêutico explica para a gestante como funciona os Testes Rápidos e como é realizada a coleta de sangue

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde está intensificando o atendimento às gestantes que procuram os Postos de Saúde da Família dos bairros da cidade. Desde o segundo semestre do ano passado, as futuras mamães realizam um teste para o diagnóstico da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis como o HIV e a sífilis.
 
O teste nas gestantes faz parte das atividades e estratégias da Rede Cegonha do Ministério da Saúde que consiste em uma rede de cuidados que auxilia as mães no planejamento reprodutivo, do pré-natal até o parto e nascimento do bebê. A secretária municipal de Saúde, Soraia Trindade explica que o teste para diagnóstico da gravidez é semelhante ao adquirido nas farmácias, com o diferencial de ser mais rápido e feito diretamente na Unidade de Saúde onde a gestante fará todo o pré-natal.


A gestante é orientada a assinar um termo de consentimento para exame HIV


A coleta de sangue é feita de maneira simples no Papel Filtro para os exames pré-natais

“O beta-hCG é um exame com diagnóstico muito rápido. A principal vantagem é que realizando o teste na unidade, além da rapidez para identificação da gravidez, mais fácil e ágil será o início do pré-natal para a futura mamãe”,  destaca a secretária ao comentar a facilidade para qualquer mulher em tirar a dúvida se está ou não grávida.
 
Na sexta-feira, 07, a secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães foi informada que o município é um dos 171 em todo estado contemplados pelo Governo Estadual com a entrega dos kits da Rede Cegonha, previstos para serem entregues a partir desta semana. Em Luís Eduardo Magalhães mais de 580 gestantes serão beneficiadas.

15 minutos
- Segundo o farmacêutico bioquímico Juácelio da Silva Nunes, responsável pela realização dos testes nas unidades, além do teste de gravidez, os testes rápidos servem também para diagnosticar a infecção pelo HIV e sífilis durante o período gestacional o que é fundamental para a redução da transmissão vertical, situação em que a criança é infectada durante a gestação, parto ou no período da amamentação. “Além do HIV e Sífilis os testes rápidos identificam a Toxoplasmose, Citomegalovirus, Hepatite B e C e doenças falciformes. O resultado sai em 15 minutos e é cientificamente comprovada a eficácia dos resultados”, disse o farmacêutico bioquímico ao explicar para uma gestante prestes a realizar o teste, na manhã desta terça-feira, 11, no PSF Moacir Marquezan, no bairro Mimoso II.
 
Cronograma
- O teste é realizado de segunda a quinta-feira, obedecendo o seguinte cronograma: PSF Jardim das Acácias, segunda-feira pela manhã; PSF Luís Gustavo Rosa, Mimoso II, segunda-feira a tarde; PSF Moacir Marchezan, Mimoso II, todas terças-feiras pela manhã, PSF Mimoso I, as terças-feiras no período vespertino. As quartas-feiras o atendimento é no PSF Oscar Doerner, no bairro Santa Cruz, tanto pela manhã quanto a tarde e as quintas os testes são feitos no PSF Oswaldo Cruz, também no bairro Santa Cruz.
 
Gestantes – A iniciativa da Secretaria de Saúde agrada as gestantes. Para a dona de casa, Alessandra de Jesus, 33, moradora do bairro Mimoso II é sinal de tranqüilidade e até mesmo de segurança. “Estou bem mais tranqüila. É a minha terceira gestação e nas outras duas esses mesmos exames demoravam muito. Agora o resultado sai praticamente na hora”, diz.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM, com fotos de Cláudio Foleto
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades