Notícias

01
Fev/14

O que está acontecendo com o Rio de Pedras? Engenheiro Agrônomo Responde!


Wagner Ferreira: O que ocorre é que estamos vendo apenas a ponta de um “iceberg”

Olá, Sigi Vilares.
 
Com este título – O que está acontecendo com o Rio de Pedras – publicado no seu Blog dia 28.01.2014, você fez algumas colocações,  inicialmente quero parabenizá-lo por estar focando, também, em questões relativas ao meio ambiente de nossa cidade.

Aquele monte de areia que está aparecendo acima da superfície do Rio de Pedras, junto ao Balneário Alcides Trento Junior, não é resultado do menor volume de água do rio, já que a vazão de água está normal e o nível de água alto.

O que ocorre é que estamos vendo apenas a ponta de um “iceberg”, já que há uma enorme quantidade de areia sendo depositada abaixo da superfície da água, e não apenas naquele local, já que alguns quilômetros adiante também há depósito de areia no leito do rio.



Resultado de uma inconsequente obra de um canal aberto às margens da BR 020, entre o Posto Imperador e o Rio de Pedras, como consequência desta obra absurda, houve um intenso processo de erosão, em decorrência das chuvas, que carreou enorme quantidade de terra para dentro do Rio de Pedras. Veja e comprove no local o enorme buraco que surgiu “de repente” (Erosão) - aquela terra foi toda para dentro do Rio de Pedras.

Se algumas medidas não forem tomadas com urgência, para interrupção deste processo de erosão e, com as próximas chuvas, em pouco espaço de tempo o nosso querido Rio de Pedras vai sumir do mapa.

Ajude-nos a divulgar e cobrar dos responsáveis uma ação efetiva de recuperação deste enorme CRIME AMBIENTAL.

As gerações futuras irão agradecer.

Coloco-me a disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente.

Wagner Ferreira dos Santos
Engº Agrº


Nota do Blog: Agradecemos ao senhor Wagner Ferreira. Na próxima semana vamos voltar a debater o assunto.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades