Notícias

30
Jun/20

Projeto Vale Produtivo garante apoio técnico e rentabilidade à produção de cana-de-açúcar para a agricultura familiar, em Barreiras

Mais um resultado positivo foi alcançado com as ações do Projeto Vale Produtivo da Prefeitura Municipal de Barreiras, realizado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia. A iniciativa disponibilizou aos pequenos produtores, análise de solo, calcário (calagem), preparo do solo e acompanhamento técnico na implantação e condução da cultura de cana-de açúcar para 10 produtores da Comunidade da Melancia, do Rio de Pedras, e adjacências.

A cultura apresenta uma produtividade média de 50 toneladas/hectare, com ótima adaptabilidade às condições de clima e solo da região Oeste da Bahia. “Essa é uma opção excelente para a agricultura familiar, os resultados são bastante satisfatórios mostrando viabilidade técnica e econômica, tendo em vista, o leque de aptidões oferecidas, pois serve de ração animal, produção de cachaça, rapadura, açúcar mascavo e venda direta in natura para moagem”, explicou Francisco Neto, diretor do Departamento Municipal de Agropecuária.

O produtor Sérgio Rogério mostrou com sorriso no rosto o crescimento da sua plantação. “Esse projeto é abençoado, olha a cana como está. Estou muito agradecido pela Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Agricultura terem olhando pelo pequeno produtor e pela agricultura familiar. Todos os produtores estão felizes, todo mundo plantou e colheu bem. A chuva veio mais tarde, mas também produzimos aqui o feijão e plantamos mandioca”, disse empolgado.

De olho na promoção da autonomia financeira dos moradores da zona rural e na potencialização da produtividade nas comunidades, a Prefeitura tem apostado na diversidade, o Projeto Vale Produtivo apoia pequenos produtores de milho, maracujá, feijão, mandioca, banana, abacaxi, hortaliças, gergelim, dentre outras culturas.

“Além do apoio técnico no campo, todo ano são abertas as chamadas públicas para que a administração municipal possa adquirir diretamente dos produtores e cooperativas do Vale os alimentos produzidos e incluí-los na alimentação escolar. Ganha a agricultura do município e ganham os alunos com uma alimentação cada vez mais rica, também já faz parte da rotina a recuperação e manutenção das estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção”, informou o secretário municipal de agricultura José Marques.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades