Notícias

29
Jun/20

Shirley Costa: A historia de Lídia

Lídia foi uma das mulheres descritas no Novo Testamento no período dos apóstolos na Igreja Primitiva, mas o pouco que sabemos mas já é suficiente para entendermos que essa mulher teve uma participação importante no início da História da Igreja.

Lídia era uma mulher de posição (At 17:4,12), sendo cabeça da família essa mulher, apesar de trabalhar muito e ser bem-sucedida no que fazia, não quis acreditar somente na força do seu potencial para ganhar dinheiro Uma mulher que constrangeu o apostolo Paulo com sua bondade, ela era temente a Deus, era comerciante de púrpura (um tipo de tecido) e natural de Tiatira, mas que vivia em Filipos. Lídia foi uma das primeiras pessoas europeias convertidas no ministério de Paulo. Depois de ser batizada, Lídia ofereceu hospedagem à Paulo, Silas e Lucas (Atos 16:15).

Ela provavelmente foi bastante bondosa e generosa, porque passando-se um tempo, após a experiência da prisão de Paulo e Silas, eles retornaram à casa de Lídia (Atos 16:40). Relatos históricos dizem que a cidade de Tiatira, de onde Lídia era natural, era uma cidade conhecida por ser um importante centro manufatureiro.



Com isso, é possível que Lídia fosse uma representante comercial dos produtos de Tiatira, os tecidos vendidos por Lídia eram tecidos finos, caros, comprados apenas pela elite da época. É bom esclarecer também que o não temos certeza se o nome dela era realmente "Lídia" ou se ela era chamada assim por ela ser uma mulher natural de Tiatira, na região de Lídia.

Com a história de Lídia, concluímos que mesmo ela sendo uma mulher bem sucedida, que tinha acesso à pessoas influentes, ela abriu seu coração para que Deus entrasse e preenchesse todo vazio que ainda poderia ter ali. Ela foi bondosa e humilde, abrindo as portas de sua casa para hospedar os homens de Deus.

Alguns estudiosos a consideram "mãe fundadora" da Igreja na Europa. Que sejamos hospitaleiras, bondosas e tenhamos o coração sensível à Palavra de Deus, assim como Lídia, ela foi um exemplo de mulher firme, trabalhadora e que transferiu este seu dom de ser bem-sucedida para buscar judeus e orar com eles. Será que teríamos esta ousadia e coragem para juntar pessoas desconhecidas em nossa casa?

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades