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26
Jun/20

Shirley Costa: As Secretarias Municipais e suas funções

A Secretaria Municipal tem como função dar apoio gerencial e administrativo às decisões do Prefeito sobre o desempenho e suas solicitações; realizar o acompanhamento gerencial das metas e atividades; criar indicadores para dimensionar os recursos humanos, cada cidade tem uma história e a organização da prefeitura reflete essa história e essas secretarias podem variar, juntar, separar.

O Secretário é responsável por planejar, coordenar e executar todos os trabalhos administrativos. Secretaria de Administração - Gerencia a parte de recursos humanos como geração da folha de pagamento dos funcionários públicos. Secretaria de Finanças - Responsável principalmente pela execução da despesa pública. Secretaria de Negócios Jurídicos - É a secretaria que reúne os advogados da prefeitura. Secretaria de Planejamento - Ela reúne engenheiros e arquitetos que cuidam de obras de escolas, postos de saúde, asfaltamento de ruas, reformas de prédios públicos. Secretaria de Serviços Públicos/Obras e Serviços Públicos/Urbanismo - É o órgão que cuida da limpeza pública, varrição, pequenas obras em ruas (problemas em bueiros, calçadas. Secretaria de Saneamento/Departamento de Água - É quem cuida do tratamento de água, do encanamento, bombeamento e estoque de água para o consumo da população.

Secretaria de Educação - Cuida das escolas, dos professores, dos estudantes. Também presta contas sobre os recursos da educação,Secretaria de Saúde-É a secretaria que cuida de médicos, enfermeiros e auxiliares da saúde, bem como dos inúmeros equipamentos e prédios. Essa secretaria também presta contas dos recursos do Sistema Único de Saúde e é integrada ao mesmo.Secretaria de Transportes-Cuida do transporte público, da pintura e sinalização de vias públicas, do trânsito, multas municipais.

Secretaria de Meio Ambiente/Rural -é responsável basicamente pelo contato com o produtor rural, verificar as condições das estradas rurais e disponibilizar mudas de plantas para a população e efetuar plantios em terrenos do município. Secretaria de Assistência Social -Cuida de cadastros e programas assistenciais, bem como acompanha cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Secretaria de Cultura -É uma secretaria geralmente menor, mas uma das mais orgânicas. Ela cria interfaces com a galera dos movimentos culturais, traz shows para a cidade.

Secretaria de Turismo -Também é geralmente uma secretaria menor. Em lugares onde existe um patrimonio natural ou cultural cujo setor público deseje investir ou que se vislumbre a possibilidade de se criar renda. Secretaria especial ou Gabinete - É quem gerencia a papelada para o prefeito/prefeita assinar e participam fortemente dos processos políticos da cidade. Secretaria de Governo - Cuida da comunicação com a Câmara dos Vereadores, envia projetos de lei e é responsável por dialogar com organizações da sociedade civil. Secretaria de Comunicação -É responsável por fazer o contato com a imprensa e editar notas oficiais da prefeitura. O secretário de um município deve ser um profissional inteiramente comprometido com a sociedade, deve ser alguém que apresente propostas sólidas, fundamentada e coerente com a realidade e necessidade do município. E ser um bom articulador. É possível construir uma gestão democrática e participativa.

Att. Shirley Costa

Fonte:Blog do Sigi Vilares
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