Notícias

24
Jun/20

Dicas para definir qual tipo de veículo você quer adquirir

O processo de decisão do tipo de carro que você quer adquirir, aquele carro que tem mais a ver com você e que te servirá melhor, é sempre um processo complicado e cheio de dúvidas. Afinal, essa é uma decisão que definirá muita coisa, lembrando que um carro é um bem de grande valor, podendo ser pago durante anos. Por isso mesmo, por ser um bem de grande impacto no seu orçamento, ele nunca deve ser escolhido levianamente, sem pensar muito antes a respeito. Vamos pensar que você compre uma Hilux, mas no final não precise de um carro tão grande e nem tão forte. Você pode gastar dinheiro à toa, comprando algo além da sua necessidade real.

Os seus desejos pessoais, como a questão da estética e de outras coisas, devem ser conciliados com as suas necessidades reais, no processo de decisão. Afinal, não adianta nada ter aquele carro dos seus sonhos, mas que na verdade não funciona direito para aquilo que você realmente precisa. Essa questão exige paciência e bastante pesquisa, sendo muito comum as pessoas recorrerem a conhecidos que possuem veículos de determinadas marcas. Tudo o que amigos e conhecidos te falarem, pode ser usado sim como ajuda por você, mas não deve ser levado ao pé da letra. As pessoas são diferentes, o que funciona para um, não funciona para outro.

Para quem está em dúvidas sobre que carro escolher para comprar, esse artigo foi feito especialmente para esclarecer essa e outras questões.

Cheque seu orçamento antes

Você pode fazer um planejamento maravilhoso, uma pesquisa bem ampla e específica, escolhendo no fim aquele carro que funcionará perfeitamente, segundo a sua ideia. Todavia, o que acontece se você não tiver condições de comprar aquele veículo? Afinal, isso é possível de acontecer, caso não tenha se ligado muito nisso. Lembre-se que comprar um automóvel e ficar atolado em dívida, não é muito o que se chamaria de realização de um sonho.

Se você pensava em compra um HB20, terá que de repente recomeçar a sua busca novamente. O que pode vir a ser um tanto quanto desgastante. Isso atrasará muito o seu sonho, já que o preço com certeza é algo a ser levado em consideração. Por isso, foque em fazer o seu orçamento antes de tudo, colocando todas as suas despesas na ponta do lápis, verificando o quanto de capital você dispõe, até chegar a um quadro real das suas finanças. Fazer isso contribuirá imensamente para conseguir achar o melhor veículo, mas que esteja também dentro das suas possibilidades.

Pense em como será a sua rotina com o carro

Quais serão as atividades que você fará com o seu carro? Será só você que o irá dirigir ou terá mais alguém? É você sozinho ou você tem uma família também? Muitas dessas questões devem ser pensadas para decidir qual o tipo de carro ideal para você, afinal, cada pessoa e família possuem necessidades diferentes. Por exemplo, se você está pensando em comprar um Sandero, cheque para que normalmente as pessoas o usam, a capacidade que ele possui, e é preciso saber também, se ele é capaz de realizar as atividades que você normalmente faz.

Pense no valor de revenda

O carro é sempre um grande investimento, que quase sempre tem um grande impacto no lado financeiro da família. Mas, mesmo que ele seja um grande investimento, é improvável que a pessoa vá ficar com um mesmo pelo resto da vida. Pelo menos, a grande maioria não fica. Normalmente, as pessoas querem trocar por um modelo mais moderno, seguro, por uma marca mais conhecida, enfim, por muitos motivos, até mesmo pelo simples desejo de trocar. Depois de alguns anos com o carro, isso é muito compreensível.

Já que a situação é essa, é legal você pensar no valor que poderá revendê-lo no futuro, seja ele longe ou perto. Cada modelo desvaloriza em uma velocidade, levando em consideração sempre a marca, o ano de fabricação, a rodagem, dentre muitas outras coisas. Geralmente, modelos mais famosos e procurados, tendem a desvalorizar com menor velocidade. Enquanto isso, os modelos que são pouco procurados desvalorizam mais rapidamente, dificultando conseguir um bom preço por eles depois de alguns anos. Pensando sobre tudo isso e calculando a taxa de depreciação média do modelo em questão, pense no valor de revenda e decida o que for melhor para você.

Preze pela qualidade e segurança

Não adianta nada ter um carro bonito, veloz, mas que logo te deixará na mão. É preciso escolher quais quesitos serão a sua prioridade, sendo a qualidade do carro e a sua segurança, algumas das essenciais e que devem ser levadas a sério. Ter um carro bom é a chave para não precisar gastar com manutenção eterna, arrumando algo e surgindo outra coisa meses depois. Isso pode acabar afetando muito a sua saúde financeira. Lembre-se, ter um carro deve servir para melhorar a sua vida, e não para te dar ainda mais dor de cabeça.

A situação do trânsito brasileiro é caótico e isso não é de hoje. É perigoso trafegar em determinadas estradas e cruzamentos, sendo que carregam muitas mortes em seu histórico. Além de tudo, a média dos motoristas brasileiros é de pessoas imprudentes, o que ajuda a manter e até a aumentar os índices de acidentes e mortes no trânsito ao longo dos anos. Por isso, escolher um carro que seja seguro antes de tudo, é sempre uma maneira de ajudar a preservar a sua vida e a de sua família.

Não decida rápido

Tente pensar o máximo que puder no carro que pretende comprar, afinal, quanto mais se pensa, mais chances existem de você fazer a escolha certa. Às vezes, por influência de terceiros e por pressa de ter um carro logo, a pessoa acaba não pensando bem e comprando o carro por impulso. Não poderia haver forma mais irresponsável de tomar uma decisão tão importante quanto essa. Sendo assim, não decida rápido e pense muito antes de tomar uma resolução.

Para você que curtiu o nosso artigo, que deu dicas para definir qual tipo de veículo seria melhor para você, fica aqui o nosso convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não irá se arrepender!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades