Notícias

28
Jan/14

Empresário de Barreiras consegue lucros depois do Programa 5 Menos que são Mais

Benedito Ribeiro é dono da empresa de produtos alimentícios Kero Mais, responsável principalmente pela fabricação de biscoitos na cidade de Barreiras. Destacada no mercado local, a empresa adotou, recentemente, o Programa 5 Menos que são Mais, aplicado com consultoria do Sebrae.

Segundo o empresário, com o programa aplicado, foi possível perceber claramente resultados como a quantificação das perdas diárias e o quanto isso impacta nas despesas anuais. “Houve conscientização dos colaboradores na utilização sem desperdício de água, energia e matéria-prima”. Para ele, 5 Menos que são Mais é um programa que esclarece detalhes que não são percebidos no dia a dia. “Ele nos mostra perda de lucratividade desde o desperdício no consumo de água até o fim do ciclo da produção do produto final”, ressaltou Benedito.

Na empresa Kero Mais, a consultoria teve início em setembro de 2013, se estendendo até dezembro. Na frente de trabalho estavam metas como reduzir consumo de água, quantidade de massa desperdiçada e de produto final.
O propósito do programa é a redução do desperdício de cinco itens: matéria-prima/produtos, água, energia, resíduos e emissões gasosas. É realizado um check-list inicial, visando conhecer a estrutura da empresa. Depois, são escolhidos junto ao empresário quais pontos devem ser trabalhados.

O coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, acredita que “a mudança conquistada com a aplicação do programa em uma empresa torna o cenário mais favorável à competitividade, aumentando probabilidades de ampliação da rentabilidade do negócio, colaborando para a redução dos eventuais impactos ambientais negativos que sobras e resíduos possam causar ao meio ambiente”.

“Eu realizei conscientizações dos funcionários a respeito de desperdício de água e energia e também de produto. Como retorno, esperamos aumento da lucratividade da empresa e, com isso, mais investimento em estrutura física, inovações e novos equipamentos”, pontuou a consultora Priscila Mendes Aguiar.

Fonte:Agência Sebrae de Notícias Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades