Notícias

26
Mai/20

Politica: Governo de FHC

Por Shirley Costa

Consolidou o Plano Real, estabeleceu reformas constitucionais, privatizou empresas estatais instituindo o neoliberalismo no país. Sua principal tarefa neste Ministério era conter a inflação e reorganizar a economia. A quebra do monopólio estatal do petróleo, das telecomunicações e da energia elétrica e a privatização de estatais. O governo Fernando Henrique foi marcado pela reforma do funcionalismo público e pelas privatizações.

Com o desemprego e a inflação voltando a ameaçar o Brasil, este exige o controle do gasto público e aumento da produção como condição para novos empréstimos, isto leva a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal para estados e municípios mas, os problemas históricos como a má distribuição de renda, desigualdade social e precariedade na saúde e na educação não foram resolvidos.

Os pontos positivos e negativos foi privatização do setor de telefonia, estabilidade econômica conquistada com o plano real, criação do Fundef - mutirões de saúde, popularização dos medicamentos genéricos, programa de combate à AIDS, as privatização do setor elétrico, foi feita sem planejamento, apagão energético, falta de incentivo às exportações aumento da dívida pública, achatamento salarial ,sucateamento do serviço público sucateamento da infraestrutura .política cambial equivocada, crise econômica.



Fazendo um simples panorama entre os péssimos reis da monarquia de Israel e governos republicanos do Brasil, podemos perceber as semelhanças entre eles , a história do rei Jeoiaquim e o governo FHC, lamentavelmente os governos atuais tem seguindo os péssimos exemplos. O mesmo aconteceu no governo FHC com privatizações, as crises econômica e politica dos dois governos são idênticas, não houve planejamentos e estratégias nas tomadas de decisões. Há uma nítida diferença entre estadista e político. O primeiro é alguém que pertence à nação; o segundo, alguém que pensa que a nação lhe pertence. Antônio Ermírio de Moraes

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades