Notícias

03
Abr/20

Politica: Rei Jotão, o filho do rei Uzias

Por Shirley Costa

Jotão filho do rei Uzias de Judá, depois de Uzias ser atacado de lepra, quando se irou com os sacerdotes por ser repreendido por eles pela invasão ilícita do templo e pela tentativa de oferecer incenso.

Jotão começou a cuidar das tarefas reais em lugar de seu pai, mas aparentemente foi só depois da morte de Uzias que Jotão, aos 25 anos de idade começou seu reinado de 16 anos ,durante o eu reinado foi muitas construções.

Ele erigiu o portão superior do templo, fez a construção na muralha de Ofel, construiu também cidades na região montanhosa de Judá, bem como fortes e torres nos bosques 2Cr 27:3-7. Israel continuou a se fortalecer e diversas obras importantes que foram empreendidas pelo rei Jotão no templo, nos muros da cidade de Jerusalém e por todo Judá, conseguiu se impor militarmente contra os amonitas que passaram a pagar a Jotão tributos anuais em trigo, cevada e prata, e finalmente triunfou sobre eles, nessa época a terra de Judá começou também a sofrer pressão militar do rei sírio Rezim e do rei israelita Peca 2Rs 15:37.

Quando Jotão morreu, ele foi sepultado na Cidade de Davi, e seu filho, Acaz que tinha cerca de quatro anos quando Jotão se tornou rei, ascendeu ao trono de Judá 2Cr 27:7-28:1, o rei Jotão tornou-se cada vez mais poderoso, pois andava firmemente segundo a vontade do SENHOR, o seu Deus,os demais acontecimentos do reinado de Jotão, inclusive todas as suas guerras e as suas outras realizações estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel e de Judá.

As historias registradas de todos os reis de Israel, reis bons e reis maus tem muitos a ensinar em especial a lideranças politicas e religiosas mundiais do dias atuais, aqui nessa historia vemos um rei que seguiu o exemplo de seu pai, fazendo aquilo que correto, teve suas dificuldades mas conseguiu vence-las.

Estamos vivendo dias nada fáceis, onde o cenário mundial mudou drasticamente e mais do que nunca as lideranças deve buscar a orientação de Deus, olhe para exemplo dos reis de Israel que buscaram os conselhos e o socorro de Deus, foram respondidos e venceram. As lideranças politicas e religiosas mundiais precisa se voltar para Deus.

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Jeremias 33:3

Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.
Jeremias 33:6

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades