Notícias

02
Abr/20

Entenda por que as exportações de soja no Brasil foram tão bem em março

Na opinião de dois analistas, o país seguirá exportando muitos até junho e quebrando recordes. Já no segundo semestre a tendência mudará. Confira as análises!

O preço da saca de soja nos portos passou e permanece acima dos R$ 100 por saca. Na última quarta-feira bateu os R$ 109 em Paranaguá, com entrega para maio. A principal razão foi a alta do dólar, que compensou até as fortes quedas da cotação na Bolsa de Chicago. Com isso, o Brasil vai quebrando vários recordes nas exportações do complexo soja. E, tudo indica que até junho, as vendas ao exterior ainda podem quebrar muitas marcas históricas.

Março de 2020 fechou com um recorde histórico nas exportações de soja para o mês. Ao todo foram embarcados mais de 11,6 milhões de toneladas de soja em grão, quase 38% a mais que em 2019, e 30% a mais que o recorde de 2017 (8,9 milhões de toneladas). Se somar todo o complexo (farelo, grão e óleo) o total passa dos 13,3 milhões de toneladas, 29,9% a mais que março de 2019.


Mas, por que março foi tão bem?

Antes de entrar nos méritos da questão, vale ressaltar que normalmente março é o mês onde os embarques de soja sempre dão um salto para acima dos 8 milhões de toneladas. Isso já acontece desde 2016. Dali pra frente as exportações aumentam bastante, chegando ao pico em maio, mês onde está o recorde de exportações de soja em grão em um único mês, 12,3 milhões de toneladas em 2018. Confira o gráfico abaixo com as evoluções nos últimos anos.

Cientes disso, vamos as explicações de o porquê março de 2020 foi tão superior aos anos anteriores. Segundo o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez, não foi apenas um fator que elevou as exportações brasileiras, mas uma série deles.

“Tudo ajudou nesse momento. A melhora no esmagamento de soja na China, a retomada de plantéis de suínos, a soja brasileira mais barata, problemas com as retenciones na Argentina, medo quanto a segurança alimentar nesse momento de pandemia e antecipação de embarques para evitar problemas logísticos”, afirma.


Para o diretor da ARC Mercosul, Matheus Pereira, o dólar tem se tornando um fator de barganha para os exportadores brasileiros, que conseguem oferecer a tonelada de soja a preços mais competitivos e, de quebra, remuneram melhor os produtores rurais brasileiros. Até por isso o pais está conseguindo não só recordes mensais, mas também em negociações nos portos.

“O complexo soja fechou o mês de março com o maior volume já embarcado para o mês na história. Na última sexta-feira o país exportou de uma só vez 3,6 milhões de toneladas de soja, outro recorde. Além disso, outra marca histórica, é que o Brasil já negociou 32 milhões de toneladas para serem embarcadas ao exterior nos próximos meses”, afirma Pereira.

Para ler mais, clique AQUI

Fonte:CANAL RURAL
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades