Notícias

01
Jan/14

Pr. Adejarlan Ramos: 2013, UFA!...

Querido Jesus, sei que o momento não é propicio, pois ainda respiramos o clima natalino, mas preciso dizer-te que este ano foi particularmente difícil para o meu país. Em Janeiro, a tragédia da boate Kiss em Santa Maria RS, matou 242 jovens, alem de deixar dezenas de outros queimados e produziu cicatrizes visíveis e invisíveis em sobreviventes.

O Ministério Publico descobriu que o prédio da Kiss já havia sido embargado, em 2009, por um departamento da prefeitura por apresentar instalações inadequadas. Para driblar a medida, a boate forjou uma mudança de endereço. Se o truque não tivesse prosperado, a Kiss poderia ter sido fechada 4 anos atrás e Santa Maria não estaria chorando seus mortos neste natal. O jeitinho brasileiro, Jesus, sempre prevalece por aqui.

No ultimo dia 15 de Novembro, Jesus,o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, recuperou de vez a confiança dos brasileiros no Judiciario ao determinar, finalmente, e execução da sentença, mandando para a cadeia o ex ministro Jose Dirceu, o ex presidente do PT Jose Genuino, o ex tesoureiro do partido Delúbio Soares, alem de Marcos Valerio,o operador do esquema. Barbosa já determinou a execução de 21 dos 25 condenados no processo do esquema do mensalão, o maior da historia do pais. Este ato, Jesus, fez com que a nossa democracia, desse um passo para frente. Espero, Jesus, que não retrocedamos no ano que vem.

Em 2013, Jesus, tivemos pequenos vislumbres de esperança, que se assemelharam ao período das diretas Já. Naquela época eu era adolescente e não compreendia bem o momento histórico que vivíamos. Agora, já na idade varonil, vi com entusiasmo, o gigante adormecido, dando sinais de vida. Milhares foram as ruas em todos o pais protestar por mais saúde, educação e segurança. Senhor Jesus, sei que a democracia não expirou em meu país. Ela está viva apesar dos que a aviltam; apesar dos que dela se aproveitam para oprimir os fracos e tiranizar os pobres. O ano que vem voltarei as urnas, Jesus, como cidadão da terra, cumprirei os meus deveres cívicos. Sei que no meu país muitos irão às urnas com a barriga vazia, mas o coração cheio de esperança.No entanto, Jesus, espero, que brevemente os reinos e palácios darão lugar ao teu reino eterno. Esse sim, será de justiça e paz.
   
A violência, Jesus, é uma realidade que temos que infelizmente conviver com ela. Aqui diferentemente do tempo de Herodes que mandou matar as crianças de dois anos para baixo, as crianças não são poupadas em qualquer idade, elas estão em todos os lugares, nos semáforos, no trabalho escravo, pelas ruas. A inocência das nossas crianças é tirada bem cedo, tendo a contribuição de uma mídia malvada e perversa que não perdoam nem nossas crianças.
   
A Constituição do meu país, Jesus, é considerada uma das mais avançadas do mundo, mas a sua aplicação, assemelha-se aquela tartaruga que disputava uma corrida com a lebre. Só que neste caso ela chega inexoravelmente atrasada. Assim também é o nosso sistema judiciário. Costuma-se dizer que a justiça é cega. Mas aqui no meu país, Jesus, ela não é tão cega assim. Se um cidadão tem muito dinheiro, ela se apresenta como cega. Se não o tem, ela arregala os olhos e lhe defere um golpe mortal!
   
Quanto a tua Igreja, Jesus, ela anda um pouco desfigurada. As vezes nem se parece com a Igreja sem macula, ruga ou coisa semelhante como disse Paulo ao Efésios.Uma institucionalização eclesiástica já bate as portas de muitas igrejas. Em alguns lugares ela já esta confortavelmente acomodada.
  
Paralelo à institucionalização eclesiástica, Jesus, o secularismo desenfreado já esta também presente em muitos arraiais.O ministério cristão está deixando de ser vocação para ser carreira. Os cantores estão deixando de ser adoradores para serem astros. Os campos eclesiásticos estão deixando de ser jurisdição para serem feudos e nesse particular assemelham-se as Capitanias hereditárias, da época do Brasil Colonia.

Mas diante de tudo isto, Jesus, uma pergunta é inevitável o que virá pela frente, em 2014? Sei que a historia continuara ambígua. Dores de misturarão à felicidade. Experimentaremos perplexidade e esperança, luto e festa, descaso e solidariedade, insultos e marchas pela paz.
   
Em meio há tantas incertezas, Jesus, admito que tenho uma certeza: a de que o Senhor está no comando da historia. Foi assim no passado. Os grandes impérios por mais aviltantes que se apresentavam, todos eles deram os seus últimos suspiros. O Senhor, no entanto, permanece eterno. É por isso Jesus, que enfrento os dias e os anos, debaixo do sol, com determinação e esperança. Que venha 2014, confiarei sempre em ti, Jesus!

Pr. Adejarlan Ramos
Vice-Presidente da Assembleia de Deus (CGADB) em Barreiras
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades