Notícias

31
Dez/13

Jademilson: Ano novo, Ano de esperança!

A cada ano que inicia traçamos metas, almejamos algo. Nesse instante é comum pessoas fazerem compromissos consigo próprio para melhorar algo que não foi possível no ano que se encerra ou mesmo se esforçar para conquistar o que não se completou.

É momento de alegria, de paz e esperança, contudo, também é momento de reflexão. O nosso país está diante de um ano crucial para o seu destino, pois a população poderá demonstrar, no exercício da cidadania, as aspirações de mudanças no cenário político, ou seja, eleger os representantes da sociedade com critérios, que vão além da lei da ficha limpa e além do medo de perder o bolsa família.

O Brasil viveu por meses manifestações em todas as capitais e em centenas de cidades, todas exigindo mudança na política nacional, não apenas a partidária, mas na economia, na saúde, educação, Judiciário, enfim, não faltaram temas para lastrear as manifestações nas ruas, intituladas “o gigante acordou!”.

As mobilizações iniciaram pelas redes sociais, ganharam apoio de políticos, artistas, intelectuais, da sociedade civil organizada e não se resumiu em manifestação de estudante pela diminuição da tarifa de ônibus, que iniciou em São Paulo, mas eclodiu em todo o país numa chama das antigas aspirações por liberdade, em movimentos durante décadas do regime de opressão que o país viveu. Mesmo os baderneiros que se infiltravam nos movimentos e promoviam violência ao final de cada evento, não tiraram o brilho e a importância das reinvindicações.

Ao final desse ano histórico, da jornada mundial da juventude no nosso país, dos preparativos para copa do mundo de futebol e de manifestações, que fez ecoar a voz da juventude em defesa de um BRASIL DIGNO, por direitos iguais, serviços públicos de qualidade, combate à corrupção e austeridade na política, fica a sensação de que tudo poderia resultar num ano novo de 2014, o qual poderia ser intitulado de “O ANO DO VOTO CONSCIENTE”.

Neste ano de eleição, espera-se que sejam eleitos os representantes comprometidos com o futuro e desarraigados do passado (e presente) de corrupção e atraso, o que possibilitaria a concretização das transformações exigidas, saindo do discurso bonito ou da euforia dos movimentos que ocorreram, para a vida real. A reforma política é um exemplo da necessidade de políticos decentes, pois é a premissa para a mudança da representatividade no Congresso e nas Assembleias Legislativas dos estados, a qual possibilitaria a queda de caciques políticos (nome dado atualmente ao que antes eram os coronéis) e a ênfase da relevância da alternância de poder.

Ao escolhermos os melhores e dignos representantes estaremos também definindo o futuro, assim... Que o ano novo seja de esperança, de paz, de alegria, perseverança, saúde, conquistas e de CONSCIÊNCIA no momento do voto para que os eleitos lutem por mudanças reais.

Boas Festas! Feliz Ano Novo!
Que a Paz do Senhor Jesus estejam com todos!

JADEMILSON RODRIGUES DE MEDEIROS
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades