Notícias

20
Jan/20

Rider Castro: A Capital do Oeste se transforma a cada dia na Capital do Comércio e do Desenvolvimento

Uma cidade pujante, que nasceu vocacionada para aglutinar em torno de si toda uma região, a simpatia o trabalho e o carisma de seu povo não tardaram a atrair para essas terras brasileiros das mais diversas regiões do país. Transformando Barreiras em uma cidade cosmopolita, multicultural.

Com a colaboração de todos os seus filhos natos e por adesão, a cidade cresce e se firma como cidade polo nas mais diversas áreas. No comércio, serviços, educação, saúde, produção e entretenimento, levando Barreiras a se consolidar como, a Capital do Oeste.

Nos dias atuais, que o país ainda vive momentos de incertezas na economia, buscando reformas que há muito estão atrasadas, Barreiras, está entre poucas cidades do país que apresenta crescimento na geração de emprego. Esse dado confirma se, pelo saldo positivo gerado até o mês de novembro, com acumulado de 10,65%, conforme CAGED. É também a cidade que apresentou o maior crescimento do PIB entre as cidades polo do Nordeste, 15,12%, conforme dados do IBGE divulgados em dezembro de 2019.

É notório, ao percorrer o centro comercial nesses últimos meses, a quantidade de novas empresas que abriram suas portas (Fatima Confecções, Nosso Lar, Supermercado Igacenter, Oxigênio, Supera, Minha Lavanderia, entre outras), além das que estão programadas, para os meses de janeiro e fevereiro (Fama Motors, Supermercado Marabá, Cabral & Souza, Casa Freire, entre outras). Para tanto crescimento, podemos elencar diversos fatores, mais destaco três.

Nesses últimos três anos, a população acompanhou os recursos arrecadados pela gestão municipal, serem empregados na cidade, depois de muito tempo. Estando em execução no município o maior programa de obras já realizado por uma prefeitura no estado, são elas: pavimentação asfáltica, construção de postos de saúde, escolas, praças, quadras poliesportivas, obras de micro e macrodrenagem, entre outras. Todas essas obras injetam recursos, geram empregos, além do salário em dias dos servidores em torno de 16 milhões todo mês, o possibilitou aos servidores reconquistaram a credibilidade em comprar no comércio e fazer compromissos a longo prazo. Nossa cidade atualmente se tornou um canteiro de obras, em todos os bairros.

Outro fator importante, é o fortalecimento da relação de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, apesar do vácuo existente na representação da classe empreendedora no Legislativo Municipal, especialmente no debate de projetos de interesse da categoria, em uma momento em que o segmento empresarial redobrou a confiança na gestão municipal, que nesses últimos três anos, recebeu todos que se prontificaram a investir na geração de emprego e renda em nossa cidade.

Portanto, esse ambiente contribuiu para gerar confiança, elevando a autoestima do barreirense, que há muito tempo se encontrava adormecida e faz com que o investidor acredite, e redobre seus investimentos em Barreiras, na certeza que o presente continue tão promissor quanto se desenha o futuro.

Enfim, no início desse novo ano, é essa Barreiras que queremos abraçar e celebrar, uma cidade cada vez melhor para investir, viver e conviver. Uma cidade que nos enche de orgulho, pelo seu passado de glorias, presente de desenvolvimento e futuro de conquistas.

*Rider Castro é bacharel em direito e administração de empresas, com MBA em Varejo, empreendedor e ativista social, primeiro presidente da AJEB, presidente da CDL 2014/2015, com formação no RenovaBR.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades