Notícias

02
Dez/13

Dr. Arthur da Costa: "Qual a importância do aparelho ortodôntico?"

Caros leitores, reconhecemos a simpatia da pessoa principalmente pelo sorriso. E se o sorriso for bonito, harmonioso e saudável, então, torna-se contagiante. É por meio do sorriso que se demonstra a simpatia, os sintomas de felicidade, satisfação, higiene, etc. Porém, vale ressaltar que aparência é importante, mas não é tudo. Mais que isso, o sorriso expressa principalmente a saúde.

A função do aparelho ortodôntico não é só de corrigir a posição dos dentes pra fins estéticos, mas sim de devolver a correta oclusão, com uma mastigação adequada e as funções de respiração e fonação também em harmonia.
Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis, dependendo da avaliação do ortodontista.

Os aparelhos móveis são indicados para pequenos movimentos dentários e a quem ainda está em fase de crescimento.
Já os aparelhos fixos, compostos de bráquetes colados aos dentes, são indicados quando é necessária uma movimentação maior dos dentes tridimensionalmente.

Um tratamento ortodôntico demora cerca de 24 a 36 meses. Este é o tempo necessário para realizar todos os movimentos e colocar os dentes em suas posições corretas.

O aparelho é ativado mensalmente, trocam-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possam obter movimentos cada vez mais precisos. Ressalta-se que o tempo de tratamento conta também com a assiduidade do paciente, necessitando de alguns cuidados como evitar comer alimentos com muita fibra ou duros, manter sempre uma boa higienização, etc.

Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade, a limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea dos maxilares.

A limitação pode ocorrer em qualquer idade, porém a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista. Diversos problemas do corpo humano estão de fato relacionados à disposição dos dentes que, estando tortos ou mal posicionados, trazem inúmeras consequências maléficas: dores de cabeça, na região do pescoço, ombros e costas, síndrome da ATM (disfunção da articulação), e outros que aumentam o mal estar e alteram o humor da pessoa.

Na cultura popular, o aparelho ortodôntico é visto, geralmente, como algo fora dos padrões de beleza, porém isso vem mudando, existem aparelhos que não chamam tanto a atenção como o metálico. Há um número crescente de adultos usando aparelhos ortodônticos, até mesmo celebridades passaram a usá-los nessa fase, influenciando a forma de pensar das pessoas.


Dr. Arthur da Costa Miranda – Clínica Odontológica Odontomax.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades