Notícias

19
Ago/19

Prefeitura de Barreiras apoia Ação Cívico Social 2019 na oferta de serviços sociais no Barreiras I





O final de semana foi de atendimento e muita informação para os moradores do Bairro Barreiras I com o acampamento da Ação Cívico Social instalada na Praça 26 de Maio, no último sábado, 17. De realização do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), o Aciso 2019 contou com o apoio e a participação da Prefeitura de Barreiras, Associação de Moradores do bairro, Polícia Militar, SESC, SENAI, Detran, Instituições públicas e particulares, ofertando diversos serviços na área da saúde, assistência social, ambiental, jurídico, dentre outras.





“Nós do Exército usamos a slogan ‘Braço Forte - Mão Amiga’ e através da Ação Cívico Social, unimos os “braços” das entidades federal estadual e municipal em um dia de ação social. O Barreiras I é uma comunidade vizinha ao 4º BEC, e precisa como muitos, desses atendimentos com informações e prestação de serviços. Esse momento aproxima a população de todas as entidades, como a PM, Prefeitura, Detran, dentre outros”, pontuou o Tenente Coronel Cavadas, subcomandante do 4º BEC.



Com a tenda toda enfeitada, o SESC chamou atenção da criançada e dos adultos com o projeto de lazer infantil, brinquedoteca e oficinas culturais. Já os acadêmicos da Faculdade São Francisco de Barreiras levaram atendimento na área da psicologia, enfermagem, medicina e a prática jurídica, juntamente com a Faculdade Dom Pedro II.

De olho nas informações sobre a ‘chave de partida de um motor’ ministrada pela equipe do SENAI, os jovens moradores José Carlos Júnior e Camilo Pimentel agradeceram pela oportunidade de conhecimento. “Somos moradores do bairro e ficamos muito satisfeitos por essa ação, é um momento importante para aprender um pouco mais dos serviços e cursos oferecidos em nossa cidade”, disse Júnior.

A Polícia Militar proporcionou momento de interação com a comunidade através das ações realizadas nas escolas do município contra as drogas. Na oportunidade crianças, jovens e seus familiares conheceram as consequências do uso das drogas, através do Proerd e o trabalho realizado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Destacando a segurança municipal e estadual, a Cootrans e o DETRAN trabalharam lado a lado passando informações pertinentes sobre o trânsito.

A Secretaria de Assistência Social orientou a população sobre carteirinha do idoso, passe livre, CADÚNICO, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atualização do Bolsa Família com a Unidade Móvel. “A Prefeitura de Barreiras abraça ações como essa no intuito de mostrar o que é ofertado diariamente no município, assim como as Secretarias de Segurança e Saúde, a Secretaria de Assistência Social apresenta serviços que são necessários e importantes para a comunidade, como orientações dos direitos e normas para o benefício do Bolsa Família”, pontuou a gestora do Programa Bolsa Família, Maritânia Gonçalves.

O evento contou ainda com os serviços do Laboratório Inlab, e informações sobre saúde alimentar na adolescência pelas acadêmicas do curso de Biologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dona Sueli de Almeida esteve na fila para o atendimento médico e odontológico ofertado pela equipe da Unidade de Saúde de Barreiras e destacou a relevância da ação na comunidade. “Aproveitei a oportunidade também para aferir minha pressão, essas ações são muito importantes, deveria ter mais vezes porque trazem para perto dos moradores diversos serviços”, disse.

Acompanhando de perto, inclusive os testes rápidos de leishmaniose realizados pelo Controle de Zoonoses de Barreiras, o presidente interino da Associação de Moradores, José Carlos dos Santos agradeceu mais uma realização do Aciso na comunidade. “Foi um dia bem proveitoso para os moradores do Barreiras I, através do apoio de várias instituições os moradores tiveram acesso a diversos serviços e orientações que são oferecidos no município aqui, próximo de suas casas”, frisou.

Fonte:DIRCOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades