Notícias

12
Jul/19

Projeto Esporte, Saúde e Educação de Mãos Dadas

Escola Municipal São Francisco de Assis aborda os cuidados com a Saúde Bucal em parceria com a Secretaria de Saúde



À tarde da última quinta-feira (11) foi de diversão e aprendizado para a turminha de educação infantil da Escola Municipal São Francisco de Assis, bairro Vila Amorim, em Barreiras. O lúdico e o conhecimento tomaram conta do espaço educativo que abordou o tema: “Cuidados com a Higiene Bucal”, que faz parte do Projeto Esporte, Saúde e Educação de Mãos Dadas, realizada pela instituição de ensino.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento educacional e melhoria da qualidade de vida das crianças e seus familiares, com ações práticas envolvendo o esporte, a saúde e a educação, os professores e gestores da Escola Municipal São Francisco de Assis, trabalharam o tema higiene pessoal caracterizados de personagens bem coloridos, dando ênfase aos cuidados que devemos ter ao longo do dia com a escovação e cuidados com o corpo.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Rosimeire Barreto, é fundamental a parceria das Secretarias dentro do espaço escolar. “Nessas últimas semanas tratamos sobre saúde bucal com nossos alunos, agora, a proposta é orientar os pais sobre os procedimentos corretos que podem auxiliar seus filhos. Essa parceria com as secretarias somatizam conhecimentos, e é fundamental porque as ações são transformadas de maneira real. Dia 18 de agosto, teremos nosso ´Dia D – Minha Família Pratica Esporte’, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha que também será aberta à comunidade. Serão oferecidos vários atendimentos médicos e diversas modalidades esportivas”, disse.

Com o foco na prevenção, como a melhor forma de promover qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou kits de higiene bucal para os alunos e tiveram ainda, o acompanhamento e orientações do dentista Newton Garcia Neto, que abordou os cuidados mais importantes com a dentição, falando sobre cáries, gengivite, mau hálito (halitose), tártaro, sensibilidade, e ainda, o uso regular de fio dental e pasta de dente que proporcionam um hálito fresco e um sorriso mais bonito.

Na dinâmica com o especialista foram utilizadas próteses gigantes na explicação e escovação conjunta, que segundo Newton Garcia, ajuda na fixação do assunto abordado. “As primeiras orientações sobre a saúde bucal devem ser iniciadas ainda na gravidez, e o acompanhamento com o bebê e/ou a criança deve ser constante, uma vez que nos primeiros anos de vida eles ainda não tem coordenação motora para fazer os procedimentos necessários sozinhos. Esse é um projeto que deve estar sempre em evidência nas escolas”, destacou.

O secretário municipal de saúde, Anderson Vian, fez questão de participar da ação odontológica e destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “Hoje o nosso objetivo foi de promover ações de educação preventiva, além de conscientizar os alunos da importância em manter uma saúde bucal adequada. Essas ações, com certeza buscam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes”, frisou Anderson.

Fonte:DIRCOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades