Notícias

04
Nov/13

Dr. Mário Machado: "O que esperar do ENEM?"

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio sempre nos brinda com pérolas que depois vocês podem curtir no blog “O Expresso” do jornalista Carlos Alberto Sampaio.

As pérolas, muito antes de nos divertirem deveriam fazer acender o código mais que vermelho junto ao Ministério da Educação para ver se eles conseguem perceber a droga que está à educação em nosso país.

Os maiores culpados são eles mesmos, os gestores da educação nacional. O que acontece dali para baixo, em termos de Estado, de Município, é reflexo e culpa exclusiva do que vem de cima.

Professores mal remunerados, mal preparados, ameaçados constantemente pelos alunos, estressados, cansados, são em muito assemelhados aos policiais que passam por situações semelhantes, porém jamais, repito, jamais deixam de honrar com seu trabalho, fazem porque foram talhados para aquilo. A ambos os meus respeitos!

Eu sou categoricamente contra o ENEM, sou contra o sistema de cotas, sou contra este sistema que só faz as coisas visando votos.

Tive a graça, a benção, a alegria, a sorte de ter podido estudar em escolas particulares que me deram uma excelente formação, que me permitiram entre outras coisas ficar em 17º. Lugar no vestibular, de uma faculdade particular, em um universo de 80 classificados. Estudei do Jardim de Infância a 5ª serie em uma mesma instituição séria, competente, com excelentes professores. Era outra época.

Não tínhamos internet, nossa WWW era a biblioteca, era o gosto pela pesquisa, pela leitura. Redação era o inferno, pois o português era tratado com respeito, pois tínhamos que acertar da grafia, conjunto de idéias, pontuação, raciocínio lógico. Admito que tínhamos grandes exemplos em casa, com um pai e uma mãe que estimulavam a gente a ler, do jornal aos clássicos, sem esquecer das revistas em quadrinhos (momento de diversão) discutíamos a mesa qualquer assunto que, quando não sabíamos íamos para o avo e o pai dos burros, as enciclopédias e os dicionários.

Adquiri o gosto pela escrita com minha mãe, que tinha uma redação linda, associada a uma caligrafia primorosa. Escrevo por amor a ela, por amor as letras e, perdoem a presunção, por querer passar algo para vocês.

Hoje os alunos não sabem escrever, seja do fundamental a universidade. O FACEBOOK não me deixa mentir. Tem muito marmanjo, alguns até formados, que vai para o Face e não sabe a diferença entre MAS e MAIS, não diferem o MIM do EU. Certa feita eu sugeri que antes de postarem, escrevam no Word, façam as correções e depois postem.

Minha dor, neste sentido é tanta, que criei um “grupo” denominado FACEBURRO para capturar e lançar as pérolas do Face. A campeã é uma que diz “HAJA O QUE HAJAR.” Não é minha amiga Cristiane?

Não repensem o ENEM, nem o sistema de cotas, mas a EDUCAÇÃO como um todo, para que não tenhamos um país formado por pessoas que se conseguirem assinar o nome já serão consideradas doutores, mestres, pós-graduados, pós-doutorados. Chega de pérolas, chega de receitas de macarrão, chega de hino de time!

POR FAVOR, SALVEM A PROFESSORINHA!!!!!!!!!!!!!!!! (Obrigado Caco Antibes)

ESTA É A MINHA OPINIÃO!!
Dr. Mário Machado
[email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades