Notícias

21
Jun/19

Cotton Bike: Ciclistas treinam para a maior competição de Mountain da região

O senso de aventura aliado à técnica são elementos fundamentais para quem pratica o Mountain Bike. Como em qualquer outra atividade esportiva, os treinamentos são essenciais para a elevação do nível dos atletas. Às vésperas da competição mais importante da modalidade Cross Country Olímpico (XCO) no Oeste baiano, a Cotton Bike, os ciclistas intensificam os treinos no local que sediará a prova. A manhã desta quinta-feira (20) foi uma mostra dos desafios que os competidores vão enfrentar no próximo dia 07 de julho, na pista montada no Haras Recreio (Haras do Dely), no km 14, saindo de Barreiras em direção a São Desidério pela BR-135.



“Uma das novidades deste ano é o novo circuito, que foi preparado especialmente para a competição. A pista está aberta todos os dias e estamos incentivando os atletas da região a virem treinar. Em dias determinados, a equipe da Abapa estará prestigiando os ciclistas com um café da manhã e sorteio de um Kit com boné, cottonbag e uma inscrição gratuita. É um estímulo para que os ciclistas conheçam o novo circuito, possam se familiarizar com a trilha e melhorar seu desempenho durante a competição”, explicou Cristiane Barilli, assessora da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, (Abapa), instituição realizadora do evento. A ação, com café da manhã e o sorteio para os atletas, voltará a se repetir neste domingo (23).

Wagner Pignata, ciclista experiente que participou da última edição do evento, fez uma rápida avaliação sobre as características da pista. “A gente tem um circuito de XCO em Barreiras, que poucos lugares do Brasil têm. É um misto de partes técnicas, com pedras, rock gardens e boas subidas, como se fossem rampas, e isso é muito importante para a prática dessa modalidade”. Ele falou também do histórico do evento. “Ano passado a Abapa criou a Cotton Bike e o nível da prova cresceu muito. Hoje essa competição não perde para nenhuma outra realizada em qualquer parte do País”, afirmou.



Quem também participou do treinamento foi o ciclista Ranyeric Alves. Ele concorda com Wagner e afirma estar animado para a competição. “No XCO se destaca aquele atleta que tem como ponto forte a parte técnica, essencial para desafiar o terreno cheio de pedras, descidas e curvas perigosas. A organização do ano passado foi surpreendente, com uma infraestrutura grandiosa, por isso acredito que nesse ano a prova terá nível ainda mais elevado por conta da vinda de ciclistas de fora. Estar aqui, no treino de hoje, contribui muito para minha preparação. Aos outros competidores eu indico que devem fazer um esforço para comparecer nos próximos treinos”, incentivou.

No sorteio realizado na manhã desta quinta-feira (20), o jovem Brendo de Andrade Chagas ganhou direito à inscrição gratuita. Os treinamentos livres prosseguem nos dias 23, 29 e 30 de junho. Os treinos oficiais no circuito vão ocorrer no dia anterior à competição, das 8h às 16h, com a participação restrita aos atletas inscritos. Em todos as ocasiões é obrigatório o uso dos equipamentos de segurança. A expectativa da organização é de receber atletas, em todas as categorias, oriundos da Bahia e estados vizinhos como Tocantins, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal (DF). O evento conta com o apoio do Fundeagro e IBA. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas online diretamente no site: www.abapa.com.br/cottonbike

Fonte:Ascom ABAPA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades