Notícias

08
Mai/19

Prefeitura de Barreiras e 83ª CIPM realizam I Encontro para propostas de Prevenção em Segurança Pública Escolar no município



Na tarde de segunda-feira, 06, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito em parceria com a 83ª Companhia Independente da Polícia Militar - CIPM, realizaram o I Encontro para propostas de Prevenção em Segurança Pública Escolar, no auditório do Centro de Cultura Rivelino Silva de Carvalho.

Diretores, professores, servidores da educação, servidores da segurança pública e gestores de escolas municipais e estaduais compareceram para discutir ações para o projeto que agrega intervenções pedagógicas, de segurança pública, cidadania e respeito ao espaço escolar. Na mesa de cerimônia, a vice prefeita Karlúcia Macêdo representou o prefeito Zito Barbosa, ao lado dos secretários Cátia Alencar (educação) e Júnior Sampaio (segurança cidadã e trânsito), além da diretora do NRE 11º, profª. Maria Aparecida Vasco, o comandante do CPRO, Coronel Osival Cardoso, o comandante da 83ª CIPM, Major Fábio Santana e o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilmar Rodrigues.







O principal objetivo do encontro foi apresentar os dados levantados nas visitações e rondas escolares, além de 20 propostas da 83ª CIPM para coibir, inibir e repreender atos de violência, infrações e vandalismo no ambiente escolar. Durante as discussões, os integrantes da mesa citaram a preocupação com a violência social que está sendo levada até as salas de aula, e os professores e gestores sentem o reflexo, com as ocorrências de drogas ilícitas e atos infracionais dentro e fora das escolas.

“Essa parceria com a Polícia Militar da Bahia e Guarda Civil Municipal tem sido essencial para mantermos a segurança dos nossos estudantes e servidores da educação. A implantação da escola de gestão compartilhada no Colégio Eurides Sant´Anna também será mais um avanço nas estratégias para coibirmos atos infracionais em nossas escolas”, disse a secretária de educação, Cátia Alencar.





A vice prefeita Karlúcia Macêdo garantiu que a administração pública é parceira em todas as ações que estejam ligadas a segurança nas escolas. “O compromisso da nossa gestão é proporcionar uma educação de qualidade, e já mudamos o panorama com a requalificação das escolas, valorização dos professores, capacitação dos servidores da educação e com certeza, agora, vamos juntos com a Guarda Municipal e Polícia Militar intensificar essas ações preventivas, proporcionando segurança aos alunos, professores e tranquilidade aos pais”, salientou a vice prefeita.

As propostas de ampliação de redução de criminalidade e violência no ambiente escolar foram apresentadas pelo coordenador de ações de segurança pública escolar da 83ª CIPM, Ten. PM Rogério envolvendo toda a comunidade e instituições amigas. Nas ações de policiamento foram destacadas a ronda escolar, o agendamento on line de visitas e vistorias escolares, prevendo abordagens no perímetro interno das escolas. As palestras e envolvimento dos pais também foram assinalados como uma das estratégias eficazes para lidar com os casos de envolvimento de alunos em violência.





Em seu pronunciamento, o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio disponibilizou toda estrutura da GCM para ronda escolar e citou a parceria com a PM como um dos pilares para os bons resultados. “Estamos fazendo um esforço conjunto da GCM e PM para levar mais segurança aos profissionais da educação, aos nossos alunos e, consequentemente, à comunidade”, completou.

O comandante da CPRO, coronel Osival Cardoso apontou que a segurança escolar é uma das ações de grande visibilidade e importância, e que a PM tem como foco a prevenção e não utilização de medidas ostensivas. “Infelizmente, as escolas recebem os reflexos das violências existentes no âmbito social e terminam por sofrer as consequências desse processo. Mas precisamos envolver toda comunidade, ficar atentos ao comportamento dos filhos, buscar essa aproximação da PM e GCM nas escolas. Essas propostas têm como foco a coibir e prevenir a criminalidade, e executadas de forma conjunta obterão sucesso em curto prazo”, garantiu o comandante.

Fonte:Dircom
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades