Notícias

15
Abr/19

Naturatins interdita Rio Azuis, multa comerciantes e interrompe fluxo de turistas

Informação foi confirmada pelo Chef Osmane Silva, que comanda um restaurante às margens do Rio Azuis em Aurora. Multas variam de R$ 10 a R$ 40 mil


Moradores e comerciantes do Azuis: interdição

Agentes do Naturatins interditaram na tarde de sábado, 13, o acesso ao Rio Azuis, em Aurora do Tocantins, multando comerciantes que possuem restaurantes às margens do menor rio do mundo, um dos destinos mais procurados por turistas de todo Brasil e exterior, nas suas passagens pelo Estado.

"Todos os comerciantes e a Associação dos Moradores AMMAA do Rio Azuis, foram notificados com multa e embargados", disse ao T1 Notícias, o comerciante e conhecido Chef de cozinha, Osmane Silva. A comunidade admite que há "passivos ambientais", e já vinha cumprindo determinação de recuperação das áreas do entorno do rio e acesso aos restaurantes. "O que não concordamos é com a ação de impedir o comércio local de funcionar às vésperas de um feriado prolongado. É muita crueldade".

Conforme Osmane Silva pousadas localizadas nas imediações do Azuis começaram ainda ontem a devolver depósitos e cancelar reservas para estadias que já estavam programadas para o feriado da Semana Santa.

Notificação cobra autorização para funcionar em APP

A notificação deixada na Associação dos Moradores e amigos do Azuis descreve a ocorrência como "funcionar atividades de lazer e turismo em Área de Preservação Permanente sem licença do órgão competente". A providência é a interdição do acesso de turistas com embargo de banherios, restaurantes e balenário". O local é explorado por famílias que moram na região há mais de 30 anos, e vinha recuperando as áreas de acesso, rampas, entre outros locais, informa Osmane Silva.

"Há 70 anos os primeiros moradores chegaram em Rio Azuis, a maioria das famílias no início viviam de cultura de subsistência. Era criação de gado,suínos, galinhas, plantações de cana de açúcar ,fábrica de rapadura e cachaça artesanal. Nas últimas décadas começou a migração para bares e restaurantes para atendimento de turistas e passantes da rodovia TO 110" explica o comerciante. Nos últimos 15 anos, intensificou-se a atividade turística, e nos últimos cinco anos, um litígio por terras, envolvendo herdeiros, passou a provocar denúncias de partes que se sentem prejudicadas, contra os que já estão ali instalados, contam moradores.

"Em outubro de 2017, dois moradores foram notificados pelo Naturatins na PTM 393 2017 parecer técnico de monitoramento e começaram as mudanças para adequação as exigências do órgão", relata Osmane.


TV Sigi - Conheça as Belezas e os Encantos do Rio Azuis

A partir desta época foi impedido ó tráfico de veículos até as margens do rio, e ainda foi protocolado o perdido de outorgas de uso d'água. A Associação iniciou o replantio de sementes nativas as margens do Rio Azuis. Segundo relato dos moradores, algumas ações ainda estavam em atraso, assim como o licenciamento ambiental, mas já foi feita a contratação de um engenheiro ambiental que vinha cuidando dessas questões. "Queremos a sensibilidade do governo para nos ajudar a resolver. Temos contato com o vice-governador, Wanderlei Barbosa, que é parceiro nosso e estamos buscando a ajuda dele para encontrar uma solução que não sacrifique a nossa comunidade", finalizou.

Vice-governador garante ajuda para encontrar solução coerente

O vice-governador Wanderlei Barbosa gravou um áudio que foi compartilhado entre moradores de Aurora e comerciantes da região do Azuis prometendo ajuda para encaminhar o grupo da associação ao Naturatins em busca de uma solução que não sacrifique o comércio local e o turismo.

"Quero tranquilizá-los, que nós vamos olhar de maneira coerente, respeitando os direitos de propriedade que os senhores tem, ai nos Azuis, e trabalharemos para que o processo e o sistema de turismo aí no Azuis não seja impedido", afirmou em áudio o vice-governador. "Nós vamos trabalhar, claro, dentro das leis, dentro das regularizações possíveis de fazer, mas vamos fazer sabendo a importância do Azuis para todos os senhores e para os turistas que visitam os Azuis", garantiu.

Fonte:TF1 Notícias
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades