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20
Mar/19

Em reunião, Prefeitura e Ministério Público avaliam positivamente cumprimento das recomendações para o Barreiras Folia 2019

Com o fechamento dos relatórios do Barreiras Folia 2019, a Prefeitura de Barreiras e Ministério Público se reuniram na manhã de segunda-feira, 18, para apresentar os dados compilados de atuação conjunta nas áreas de segurança, saúde, assistência social e fiscalização nos três circuitos de carnaval referente ao Procedimento Público nº 593.9.32743/2019.

O promotor titular da 8ª Promotoria, Dr. Artur Rios convocou a Comissão Especial de Carnaval, os secretários municipais, os representantes das associações de veículos com som automotivo, OAB, Conselho Tutelar e empresários com empreendimentos no circuito Aguinaldo Pereira, para discutir o cumprimento das recomendações do MP para a realização do evento popular. Durante o encontro, o promotor Artur além de tratar das ações e alinhar medidas para o carnaval 2020, parabenizou a gestão municipal e equipes que trabalharam diuturnamente para realizar o maior carnaval do interior da Bahia.

“Estive diariamente nos circuitos de carnaval acompanhando e vistoriando o cumprimento das recomendações, e também fiscalizando medidas de segurança, som automotivos, direitos das crianças e adolescentes e o cumprimento da lei “antibaixaria”, e neste entretempo pude averiguar o empenho de toda equipe da gestão pública em proporcionar um evento seguro a população. Temos ainda alguns procedimentos para aprimorar e para deixar o carnaval de Barreiras cada vez mais profissionalizado”, disse o promotor Artur Rios.

A secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, apresentou um histórico do trabalho das equipes volantes do CRAS, CREAS, CRAM, Centro POP e Conselho Tutelar, que realizaram abordagens com as campanhas de trabalho infantil, assédio sexual e violência contra a mulher. “Sentimos ainda que os trabalhadores dos circuitos de carnaval ainda não entenderam que criança não pode trabalhar e que temos um local específico para atendimento dessas famílias no Barreiras Folia. Vamos fazer o acompanhamento dessas famílias, reforçar nossas campanhas com os CRAS, CRAM e Centro POP que conseguiu inserir nossos moradores de rua na função de cordeiros”, reforçou a secretária.

A Comissão Especial de Carnaval foi representada pela chefe de gabinete Marileide Carvalho, que fez um balanço de todas as áreas, apontando a preocupação de todas as equipes em proporcionar um carnaval seguro e com estrutura para receber as famílias.

“A preocupação do prefeito Zito Barbosa é proporcionar segurança e um espaço de diversão para toda família. Aprimoramos muito, tivemos um resultado superior ao carnaval de 2018, conseguimos levar mais de 70 atrações para os circuitos e receber milhares de turistas. Agora nossa meta é que em 2020 a estrutura seja maior ainda, por isso, nos próximos meses já estaremos planejando o Barreiras Folia em parceria com o MP, OAB, Blocos e sociedade civil”, salientou Marileide.

O secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio, agradeceu a parceria das forças de segurança pública, apontando as reuniões diárias como um ponto positivo para melhorar a segurança todos os dias de evento. O delegado da Policia Civil, José Romero Vasconcelos confirmou a tranquilidade vivenciada durante o período do carnaval no circuito Aguinaldo Pereira, justificando que não houve nenhum registro de ocorrência grave nos circuitos. A advogada Barbara Mariani representante da OAB, também elogiou toda estrutura proporcionada aos foliões, com segurança, atendimento médico e campanhas, colocando a instituição e comissões temáticas a disposição para ajudar no planejamento para o próximo ano.

Compareceram a reunião, a vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho Karlúcia Macêdo, Gislaine Barbosa (administração e planejamento), Anderson Vian (saúde), Demostenes Júnior (de meio ambiente e turismo), Júnior Sampaio (de segurança cidadã e trânsito), Cátia Alencar (educação), a chefe de gabinete Marileide Carvalho, assessora jurídica Karolina Cruz, a integrante da Comissão Luzeni Santos, o conselheiro Junior Lima Filho, secretária do CMDCA Dra. Tatiara Livia, presidente da ABASAR Fábio Macedo da Silva Barros, Dra. Barbara Mariani representando OAB e empresários.

Fonte: DIRCOM
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