Notícias

13
Fev/19

Prefeitura de Barreiras e CPRO discutem estratégias para garantir segurança no Barreiras Folia 2019



Na manhã desta terça-feira, 12, o secretário interino de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, secretária de educação, Cátia Alencar, a subsecretária Emília Moreno, o comandante da Guarda Municipal, Gilmar Rodrigues e o diretor da Cootrans, Cristiano Rans, se reuniram com o subcomandante da CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda para discutir medidas ostensivas e o plano de ação para proporcionar segurança aos foliões nos circuitos Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas, durante o Barreiras Folia 2019.

No encontro, que aconteceu na Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, o subcomandante Uzêda colocou todas as unidades militares operacionais à disposição, garantindo a presença das forças de segurança, durante os cinco dias de festa momesca. Ele ainda citou que o saldo positivo do esquema preventivo utilizado em 2018, com as portarias disciplinadoras, vigilantes, detectores de metais e revista corporal, além da presença de policiais em pontos estratégicos, foram imprescindíveis para a diminuição da violência no Circuito Aguinaldo Pereira.



Os mapas dos três circuitos foram analisados, e assim definidos os últimos detalhes dos pontos estratégicos para base móvel e de operação da PM, acompanhamento dos blocos e os pontos elevados para os Policiais Militares. O diretor de trânsito, Cristiano Rans apresentou informações sobre bloqueios de acesso aos circuitos e desvio/fechamento de ruas para facilitar a passagem do público, moradores e trios elétricos.

O subcomandante do CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda, explicou que o planejamento do esquema de segurança para o carnaval deve começar antecipadamente porque a PM realizará “um ostensivo e amplo patrulhamento com operações no período pré-carnavalesco”. Também para garantir que o evento transcorra de forma a permitir que população e turistas “tenham tranquilidade para brincar o carnaval de dia e a noite”.



Para a secretária e membro da Comissão Geral do Carnaval, Gislaine Barbosa, o planejamento antecipado, a parceria com as forças de segurança e o envolvimento da sociedade serão fundamentais para mais um carnaval com segurança, paz e alegria para os foliões. “Estamos preparando com antecedência e detalhadamente o Barreiras Folia 2019, para que todos os nossos foliões, sejam eles, crianças, idosos ou jovens, possam ir à avenida, se divertir com muita segurança e brincar durante os cinco dias, repetindo o sucesso do ano anterior”, disse.

Após apresentação das definições da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, o secretário interino, Júnior Sampaio, informou que o contingente da Guarda Municipal estará reforçando o aparato de segurança do carnaval, além dos agentes de trânsito que estarão coordenando o fluxo de veículos.



“Conjuntamente com as forças de segurança, criamos um plano de ação com a Guarda Municipal e Cootrans. Tudo está sendo preparado a varias mãos e estamos focados em proporcionar segurança aos moradores, turistas e foliões, porque o Barreiras Folia é o maior carnaval do interior da Bahia, e também já está confirmado como o carnaval mais seguro para se brincar”, finalizou o secretário.

Fonte:Dircom
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades