Notícias

27
Set/13

Prefeito Humberto Santa Cruz participa de reunião de negócios com investidores chineses


Prefeito acompanhado do vice-governador de Chongqing, Liu Qiang, ex Ministro de Agricultura Chinês Sun Zhengcai, secretário Eduardo Salles e superintendente de atração de investimentos Jairo Vaz

O prefeito Humberto Santa Cruz participou de um jantar de negócios com o vice-governador da província de Chongqing, Liu Qiang, na quarta-feira, 25. Também participaram do jantar, o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, o deputado federal João Leão, o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique e o embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro.

Na reunião foram discutidos temas de interesse do estado da Bahia e da região oeste, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), as potencialidades de agroindustrialização no estado, em especial, para a cultura do algodão e fruticultura. No jantar ficou acordado que a China fará uma visita à Bahia, ainda sem data definida. “Esta reunião deve acontecer ainda este ano e a decisão foi tomada após eles verificarem a real possibilidade de investimentos para a instalação de uma indústria têxtil e uma fábrica de sucos na Bahia”, disse, por telefone, o prefeito Humberto Santa Cruz
Para o secretário Eduardo Salles o saldo do encontro foi mais que positivo. Além do agendamento da visita de uma comitiva chinesa ao estado e a possibilidade real de investimentos por aqui, existe interesse na construção de hotéis e suporte em obras infraestruturais, como concessão de estradas e ferrovias.

“Os números de Chogqing citados são realmente significativos, um crescimento de 13,5 % ao ano, aumento das importações do Brasil em 65 % nos últimos anos. O comércio bilateral Brasil x China, já alcançou 80 bilhões de dólares no ano passado e a China já é o maior parceiro comercial do Brasil”, avalia Salles, lembrando que a Bahia é o estado que mais recebeu investimentos chineses em relação as outros estados. “Sem dúvida o Escritório de Negócios da Bahia na China que instalei há três anos atrás em Pequim, teve um papel importante para a consolidação deste feito”, comentou no seu perfil no Facebook.

Segundo o embaixador, Valdemar Carneiro, Brasil e China são importantes parceiros estratégicos integrais, e como um centro econômico energético no oeste da China, o desenvolvimento socioeconômico de Chognqing é impressionante. “A cidade de Chongqing conta com muitos programas de investimento no Brasil e as duas partes mantiveram frequentes cooperações e intercâmbios”, disse o embaixador brasileiro.


Foi assinado na Assembléia Nacional Portuguesa, um Protocolo de Intenções, para a instalação de um pólo têxtil na região oeste para geração de 5.000 empregos diretos

Portugal – Antes do início da agenda da comitiva baiana na China, o grupo passou por Portugal. Na segunda-feira, 23, foi assinado na Assembléia Nacional Portuguesa, um Protocolo de Intenções, entre o Governo da Bahia e a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB). A ideia é a instalação de um pólo têxtil na região oeste para geração de 5.000 empregos diretos e investimento segundo, João Fernandez de Albuquerque, presidente da ACIB, de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Barcelos é a região onde se concentra o Polo têxtil de Portugal. São mais de 60 empresas que trabalham com fibras englobando fiação, tecelagem, confecção, tudo com equipamentos e tecnologia de ponta. “ Quero que nossa região, principalmente Luis Eduardo Magalhães continue plantando algodão e consigamos produzir tecidos. Vamos atrair fabricas e incentivar a criação de novas industrias para que população da nossa cidade consiga se beneficiar, seja com empregos, geração de renda até mesmo com roupas baratas”, disse Humberto.

Em Portugal também foi assinado um Protocolo de Cooperação entre o Governo da Bahia através da Secretaria de Agricultura e a Associação dos Jovens Agricultores Portugueses (AJAP). O objetivo deste protocolo é a troca de experiências no setor agropecuário, nas áreas do associativismo, cooperativismo , assistência técnica, importação e exportação de produtos e insumos. “Estamos trabalhando com a possibilidade de atrairmos esses jovens agricultores para investirem na Bahia, também para realização de intercâmbio entre jovens agricultores dos dois países para estagiarem em fazendas portuguesas e baianas”, concluiu o prefeito.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades