Notícias

12
Dez/18

Programa do Sebrae ajuda empresária de Barreiras a inovar

Depois de aplicar as ações do programa ALI, a empresária teve um aumento de 17% no número de novos pacientes atendidos


Lays Nogueira, Biomédica, Edna Mascarenhas, Bioquímica e Maria Luiza, Bioquímica    

Edna Mascarenhas está há 29 anos no mercado de Barreiras, quando inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas Mascarenhas (Labem). No intuito de inovar e crescer ainda mais, buscou ajuda do Sebrae, quando aderiu ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

“O programa ALI do Sebrae nos direcionou para o que de fato é importante para nossos clientes. Com ele, aprendemos a traçar estratégias mais assertivas e direcionadas ao nosso público, obtendo assim, resultados significativos em número de pacientes novos e automaticamente no aumento do faturamento”, disse a empresária.

Através do ALI, diversas ações foram realizadas na empresa, dentre elas a implantação de aplicativo para divulgação dos resultados dos exames, aquisição de óculos de realidade virtual para crianças, implantação de posto de coleta na cidade de Riachão das Neves, aquisição de máquina de bioimpedância para medir o percentual de gordura, índice de hidratação, massa magra e idade metabólica, parceria com a Medsaúde e definição de agrupamento de clientes para identificar as necessidades e expectativas.

Bárbara Santos, agente do ALI que acompanha o laboratório, diz que esta é a segunda vez que a empresa participa do Programa. “Percebemos que todas essas ações tiveram bons resultados. Podemos citar, por exemplo, a parceria com a Medsaúde, que rendeu um aumento de 17% no número de pacientes novos atendidos pela empresa. Além disso, a abertura do posto de coleta na cidade de Riachão das neves também teve um impacto positivo nos resultados da empresa”, pontuou.

Bárbara conta ainda que os colaboradores do laboratório estão sempre procurando conhecimento através de capacitações ofertadas pelo Sebrae. “Eles estão sempre se reciclando, já participaram de vários eventos oferecidos pela instituição, como o Seminário Regional de Marketing, a palestra O Futuro é Digital, encontro Empresarial do Programa ALI, dentre outros. E podemos destacar também a participação no Prêmio MPE Brasil, em 2017, que o Laboratório foi vencedor na etapa baiana na Categoria Serviços de Saúde”, finalizou.

O programa 

A participação do empresário no programa ALI é gratuita. O objetivo da ação é promover a inovação dentro das micro e pequenas empresas. Por meio dessa iniciativa, o beneficiário saberá como implantar práticas inovadoras em produtos (bens ou serviços), processo, marketing e método organizacional.

Agentes com perfil multidisciplinar visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio atendido, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e financeiro, estrutural, de produtos, serviços e processos produtivos.

Os Agentes Locais de Inovação são bolsistas do CNPq, capacitados pelo Sebrae. Todos eles são graduados e possuem formação específica no tema inovação.

“O ALI contribui para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas, por meio da difusão de informações sobre possibilidades de inovação e de acordo com as características de cada empreendimento. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado”, destaca o Gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia.

Como Funciona

A empresa recebe a visita do Agente Local de Inovação para um diagnóstico completo do estágio de inovação e das oportunidades de melhoria a serem implementadas para ampliar a sua competitividade.

A partir desse diagnóstico, o agente vai propor a construção de um plano para inserir soluções inovadoras no ambiente da empresa. Depois de definido, esse plano será implementado sob a responsabilidade da empresa, com o acompanhamento/orientação do ALI.

Entre as vantagens de aderir ao ALI está o acompanhamento especializado, no qual os agentes cuidam de setores específicos, o que traz mais qualidade para o trabalho apresentado. Além disso, o agente conta com a supervisão de um consultor sênior do Sebrae.    

Outras informações sobre o programa ALI podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Fonte:Luciane Souza/Agência Sebrae de Notícias Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades