Notícias

03
Dez/18

Prefeitura de Brotas de Macaúbas é contemplada com prêmio do Sebrae

Prefeito Empreendedor reconhece ações dos municípios que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios

Por meio de um projeto de desenvolvimento voltado para o crescimento do município de Brotas de Macaúbas, o prefeito da cidade, Litércio Júnior, recebeu na última quarta-feira, 28 o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. De acordo com Júnior, o projeto, intitulado “o Campo Gerando Renda”, foi inscrito no programa do Sebrae nas categorias “Pequenos Negócios no Campo”, que foi vencedor, e “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.

“Nossas ações ‘casaram’ com a proposta do prêmio. Dessa forma, planejamos e apostamos no cadastramento e apresentação do que está sendo feito aqui. Com todos os resultados já obtidos, conseguimos esse prêmio tão importante para o município”, pontuou.

O prefeito diz ainda que acredita no grande potencial do meio rural para melhorar a vida das pessoas. “Essa premiação só nos mostra que estamos no caminho certo de valorização das organizações sociais, implementação de políticas que fortalecem as cadeias produtivas mais significativas do município e da região, porque geram emprego e renda para as famílias em Brotas de Macaúbas”, finalizou.

O reconhecimento se deu pela realização de uma série de iniciativas articuladas com os agricultores familiares, associações, cooperativas e outros segmentos, a fim de aumentar a aquisição de produtos da agricultura familiar. O Sebrae tem sido o principal parceiro do município na implementação de políticas públicas para os pequenos negócios e na capacitação dos pequenos produtores rurais, auxiliando na implantação da Sala do Empreendedor e suas ações, para formalização de empreendedores individuais e Orientação aos pequenos produtores rurais, para inclusão dos seus produtos no mercado regional.

Com isso, alguns resultados já podem ser vistos, como um aumento 253% de empreendedores contratados para a aquisição de alimentação escolar no município, a implantação de duas unidades de leite a pasto, a assinatura do convênio para construção de uma unidade de beneficiamento de mel (Aapivarg e CAR/Bahia Produtiva), dentre outras.

O prêmio reconhece ações dos municípios que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal. “A parceria com as prefeituras é imprescindível para que o Sebrae tenha sucesso nas suas iniciativas. O empreendedorismo é uma alternativa para minimizar os altos índices de desempregos no nosso país. Portanto, estimular e facilitar o surgimento de novas empresas através das vocações econômicas locais é fundamental. Estamos felizes pela conquista de Brotas de Macaúbas que, com certeza, servirá de exemplo para que outros municípios do Oeste sejam protagonistas de uma premiação que evidencia os prefeitos com visão e ação empreendedora”, ressaltou

A 10ª edição do prêmio contemplou os melhores projetos nas categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da RedeSimples e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

Gestores de 38 cidades participaram do Prêmio, que contemplou nesta última fase, seis vencedores da etapa estadual: Irecê, Souto Soares, Madre de Deus, Guanambi, Brotas de Macaúbas e Castro Alves. Os ganhadores têm participação garantida na etapa nacional, que acontece em 2019, em Brasília, com os vencedores de todos os estados do país.  Além disso, poderão também implantar o Programa Cidade Empreendedora e ampliar os projetos já existentes com foco no empreendedorismo.

Além de Brotas de Macaúbas, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães (LEM), e Santana, municípios também do Oeste do estado concorreram à final do prêmio. Os prefeitos Oziel Oliveira de LEM e Marcos Cardoso de Santana estiveram presentes no evento e ganharam certificados de finalistas.

Mais informações sobre as ações do Sebrae na região, podem ser obtidas na unidade da instituição em Barreiras, que fica na avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte:Luciane Souza/Agência Sebrae de Notícias Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades